Reavivados por Sua Palavra | Números 6


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro



A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Benção, proteção e paz


“O Senhor os abençoe e os guarde [...] e lhes dê a paz.” Números 6:24, 26


O capítulo 6 de Números começa descrevendo o voto de nazireado. Nazireus eram homens e mulheres que decidiam se dedicar a Deus de modo especial. O costume passou, mas o “espírito” permanece. Que tal se dedicar a Deus de modo especial, como pastor, missionário, oficial de igreja, professor? Doe-se! Os que se dedicam de modo especial a Deus são “vitrine”, por isso se exigem deles maiores obrigações. Detalhe interessante: o nazireu reconsagrava a cabeça. Como estão seus pensamentos? De que eles se alimentam? A pureza exterior começa no interior. 


O destaque do capítulo sem dúvida fica por conta dos versos 24 a 26, que trazem a bênção sacerdotal. Na Nova Versão Transformadora fica assim: “Que o Senhor o abençoe e proteja. Que o Senhor olhe para você com favor e lhe mostre bondade. Que o Senhor Se agrade de você e lhe dê paz.” Bênção, proteção e paz. É tudo de que mais precisamos neste mundo mau e triste. Que essas palavras acompanhem você neste dia e sempre, e que Deus faça de você um instrumento, um nazireu moderno para levar essa bênção aos outros. 


Promessa: Aos que O buscam Deus promete abençoar com proteção, atenção, bondade e paz, para que sejam bênção na vida de outras pessoas. 


Arqueologia e história: Em 1979, arqueólogos encontraram em uma tumba em um sítio em Ketef Hinnon, ao sul de Jerusalém, duas pequenas placas de ouro (do tamanho de um cartão de crédito) enroladas, feitas de prata flexível. Elas traziam escrita a bênção de Números 6:24-26 e datam do sétimo século antes de Cristo.

Comentário

Nm 6 – Nazireus eram aqueles que decidiam se dedicar a Deus de modo especial. O costume passou, mas o “espírito” permanece.


Nm 6 – Que tal se dedicar a Deus de modo especial, como pastor, missionário, oficial de igreja, professor? Doe-se! 


Nm 6 – Os que se dedicam de modo especial a Deus são “vitrine”, por isso se exigem deles maiores obrigações. 


Nm 6:12 – Uma vez perdoados, “não se contarão os dias anteriores”. Esqueça o passado! Avance para o alvo! 


Nm 6 – O nazireu reconsagrava a cabeça. Como estão seus pensamentos? De que eles se alimentam? 


Nm 6 – Jesus não era nazireu nem nós precisamos ser. Mas devemos ser separados do mundo, ser temperantes e nos dedicarmos a Deus.


Nm 6:24 – O Senhor Te abençoe e Te guarde, hoje e sempre. 


Nm 6:26 – Somente quando Deus volta para nós o rosto dEle é que temos paz. “Eu vos dou a Minha paz.”


Comentário Blog Associação Geral

Se qualquer israelita sentisse o desejo de doar-se mais profundamente a Deus do que a pessoa comum, ele poderia fazê-lo. No entanto, isso lhe custava algo. O voto de nazireado que uma pessoa tomava era um compromisso público de viver [permanente ou temporariamente] uma vida de abnegação. Por exemplo, um nazireu tinha que negar a si mesmo, evitando o uso de qualquer tipo de uva “fresca ou seca.” Portanto, o voto de nazireado também colocaria uma pessoa à parte socialmente. Sem jantares felizes ou banquetes. Além disso, se um parente próximo, até mesmo uma mãe, morresse, o nazireu não podia chegar perto do corpo. Ser um nazireu poderia significar ser um solitário.

Hoje os governos restringem as atividades daqueles que têm um comportamento inaceitável, colocando-os na prisão e, geralmente, eles não estão autorizados a participar dos funerais de entes queridos. Isto parece duro por parte do governo, mas é a realidade de uma vida escolhida pelo infrator. Assim, restrições, tais como as que vemos nas Escrituras, podem ser vistas na sociedade de hoje.

A restrição das atividades daqueles que haviam tomado o voto de nazireado e que desejavam ter uma experiência espiritual mais profunda não deve ser visto como por demais rigorosa da parte de Deus.

Se quisermos ter uma experiência espiritual mais profunda, também precisamos ser cuidadosos com o que comemos e bebemos e selecionar cuidadosamente as nossas atividades.

Mark Sheffield
Southern Adventist University


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

NÚMEROS 6 – A santidade requer afastamento das práticas corrompidas da sociedade. A influência da Bíblia em nossa vida deveria ser mais forte que a influência do mal, entretanto, o mal tem atraído mais a atenção do povo de Deus que os princípios de santidade.

Números 6 trata dos nazireus, que se dava através de voto. Do qual, “Sansão, Samuel e João Batista colocam-se como ilustração máxima do voto de nazireado”, destaca Merrill Unger. Mulheres também podiam participar. Embora não tenhamos exemplos claros na Bíblia, o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia observa que “o fato de a mãe de Sansão ter recebido a ordem de não beber vinho indica que talvez ela tenha feito um voto de nazireu temporário (Jz 13:4-5)”.

No Novo Testamento, no desenvolvimento inicial da igreja primitiva, houve situação que envolveu o voto de nazireus. Para evitar conflitos, e não dar margem aos críticos de plantão acusarem injustamente, Paulo foi aconselhado a purificar-se juntamente com seu grupo. Então, “Paulo começou a executar o conselho dos anciãos. Os quatro homens que haviam feito o voto de nazireus (Núm. 6), cujo termo estava quase cumprindo, foram levados por Paulo ao templo, ‘anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. Atos 21:26”, observa Ellen White (AA, p. 406).

O termo nazireu do hebraico Nazir significa “separado”, “consagrado”. Era um voto de consagração por um período ou pela vida toda. Era um ritual de dedicação total a Deus. Neste mundo que conspira contra a santidade, Deus anseia a consagração de Seu povo.

Em Amós 2:11-12, os nazireus foram forçados a se contaminarem com vinho. Isso indica que os negligentes espirituais “ficam irrequietos na presença do bem e, num espírito verdadeiramente diabólico, procuram arrastar todos ao caminho da perdição. Não querem a Deus e Dele procuram todos afastar” alerta Hernandes Dias Lopes.

Nosso nazireado hoje acontece em Cristo (João 17:17-19). Quando entregamo-nos a Ele somos separados para viver por Ele: “Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; ofereçam os membros do corpo de vocês a Ele, como instrumentos de justiça” (Romanos 6:13). 

Em suma, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentário Rosana Barros

Ao estudarmos sobre a lei do nazireado, creio que todos nós nos reportamos ao nazireu mais famoso da Bíblia: Sansão. O voto de nazireu incluía a abstenção do fruto da vide e de todos os seus derivados, a proibição em cortar os cabelos e de não poder tocar em nenhum cadáver. Era um voto feito por um determinado tempo ou durante toda a vida. “Por todos os dias do seu nazireado, santo será ao Senhor” (v.8). Sansão nasceu de uma mulher estéril e, desde o ventre, fora dedicado ao Senhor como nazireu. Na fase adulta, porém, suas ações não condiziam com seu título, depositando a sua confiança em sua força como sendo um talento peculiar. Apesar de ter se arrependido no final de sua vida, como teria sido diferente o fim de sua história se tivesse compreendido a razão de ser de sua vocação.

Quanto ao voto ou juramento, Cristo nos ordenou: “Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis… Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mt.5:34 e 37). Jesus, através de Sua vida e ministério, nos deixou exemplo de que fidelidade ao Senhor deve ser resultado de uma vida de santificação. É muito fácil se autodenominar cristão sem assumir o compromisso de zelar por uma vida ordenada diante de Deus. O Senhor está à procura de homens e mulheres que assumam o posto de seu dever com temor e tremor. Será este o povo que os anjos do Senhor reconhecerão e no grande Dia de Deus a respeito dele dirão: “isto é santo” (v.), quando o Senhor mesmo “enviará os Seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os Seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt.24:31).

Todas as vezes que Israel se preparava para marchar segundo as orientações do Senhor, antes de partirem, todo o acampamento era tomado por grande silêncio, e em atitude de reverência, ouviam a bênção proferida pelos sacerdotes. Anjos poderosos eram comissionados por Deus para acampar ao redor do Seu povo. Jovens, velhos e crianças sentiam em seus corações a alegria de saber que o Senhor estaria no meio deles, dando-lhes sempre a certeza de Sua proteção e cuidado. Assim como fora com Moisés, Deus também desejava refletir o Seu rosto sobre todo o Seu povo. Israel fora eleito para refletir o caráter do Senhor, seu Deus.

O mundo está diante dos últimos instantes de oportunidade para aceitar o chamado de Deus. É tempo “de consagrar-se para o Senhor” (v.2) não mais para cumprir um juramento, mas a fim de estar preparado para ver a Deus. “Segui”, amados, “a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb.12:14). Muitos têm aceitado a Jesus como seu Salvador, mas O rejeitam como Senhor. Desejam as bênçãos, mas ignoram os deveres. Se seguir a Cristo e Sua Palavra importa em abandonar suas paixões e inclinações pessoais, escolhem seguir uma carreira religiosa menos exigente; um “cristo” que oculte seus pecados e os transforme em aceitáveis e ingênuos.

A bênção tem a ver com a inscrição do nome de Deus sobre um povo eleito para ser santo como o Senhor é santo. Santidade não tem a ver com impecabilidade, mas com a constante busca pelo conhecimento que salva: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a Quem enviaste” (Jo.17:3). Diante de tão terrível e solene momento, precisamos consagrar a nossa vida ao Senhor e sermos o reflexo de Seu caráter a um mundo que sofre em agonia. Reflitamos nas palavras de M. L. Andreasen:

“É agora o tempo de enviar a mensagem profética até os confins da Terra. Foi esta a ordem de Cristo quando nos confiou a grande comissão evangélica de ensinar todas as nações e batizá-las, ‘ensinando-lhes a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado’ (Mt.28:20). Essa ordem – de observar todas as coisas  está a par com a mensagem profética, de que obedecer é melhor do que sacrificar. Uma vez feita esta obra, o fim virá” (O Ritual do Santuário, p. 60).

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (Is.40:3).


      Comentários Selecionados

1-21 O voto de um nazireu era um tipo especial de dedicação voluntária. Uma pessoa podia tomar um voto especial de separação por um período limitado de tempo, durante o qual não poderia comer e beber qualquer coisa derivada de videira e nem deveria aparar seus cabelos ou sua barba. Bíblia de Genebra.

2-21 O nazireu é aquele que se separa para a obra de Deus, por voto especial, seja penitencial ou devocional, por tempo determinado. Bíblia Shedd.

Este voto poderia ser tomado por, no mínimo, 30 dias ou por toda a vida. Era voluntário, com uma exceção – pais poderiam tomar o voto por seus filhos pequenos, fazendo-os nazireus para toda a vida [como Samuel]. … O propósito do voto do nazireado era levantar um grupo de líderes devotados completamente a Deus. Sansão, Samuel e João Batista eram provavelmente nazireus por toda a vida. Life Application Study Bible.

nazireu. O radical hebraico significa “separar”, “consagrar”, “dedicar”, num sentido religioso ou cerimonial. O substantivo nazir significa “consagração”, “coroa” (em sinal de consagração), e se refere também à pessoa consagrada. A expressão completa, “nazireu consagrado a Deus” (Jz 13:5, 7), denota uma pessoa plenamente dedicada ao Senhor. CBASD, vol. 1, p. 917

O nazireu ou nazarita não se deve confundir com o nazareno, cidadão de Nazaré, como era Jesus, Mt 2.23.

seja homem ou mulher. Há poucos exemplos de mulheres que fizeram o voto de nazireu. Elas precisariam cumprir condições semelhantes às exigidas dos homens. … O fato de a mãe de Sansão ter recebido a ordem de não beber vinho indica que ela talvez tenha feito um voto de nazireu temporário (Jz 13:4, 5). CBASD-Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 917.

bebida forte. Bebidas embriagantes em geral. CBASD, vol. 1, p. 917.

nem comerá uvas frescas ou secas (ARA; NVI: “Não poderá … comer uvas nem passas”).

nada que venha da videira. Não somente era proibida a bebida fermentada, mas também as sementes e as cascas. Durante o período de voto de um nazireu, três áreas da sua vida eram controladas: 1) dieta; 2) aparência; e 3) associações. … Uma analogia pode ser a prática de alguns cristãos que abrem mão de certos alimentos [bons] durante o período da Quaresma para aumentar a devoção espiritual a Cristo em tempos de lembrança da Paixão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

não se aproximará de cadáver. O nazireu era proibido de tocar em cadáver, de estar na mesma casa em que houvesse pessoa morta e de acompanhar o defunto à sepultura (Nm 19:11-16).  … Sansão não observou esta ordem nem várias outras (Jz 14:19; 15:8). CBASD, vol. 1, p. 918.

o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça (ARA; NVI: ”traz sobre a cabeça o símbolo de sua separação para Deus”).

contaminar. A contaminação era causada pelo cadáver; não se tratava, portanto, de um ato intencional do nazireu. Até mesmo os pecados não intencionais e “ocultos” eram considerados sérios (Sl 19:12; 90:8). CBASD, vol. 1, p. 918.

11 holocausto. Isto é, sacrifício totalmente queimadoNota textual NVI.

pecou. Isto é, contraiu um estado de impureza legal e assim pecou contra Deus, pois não tomou as precauções adequadas para não entrar em contato com um cadáver. Isso pode ser comparado com a ênfase de Cristo à importância da pureza do coração (Mc 7:18-23). CBASD, vol. 1, p. 918.

12 para oferta pela culpa (ARA; NVI:”oferta de reparação”).

14 apresentará sua oferta ao SENHOR …  para oferta pelo pecado. A oferta pelo pecado se destinava a qualquer omissão de que o indivíduo fosse culpado durante os dias do voto. CBASD, vol. 1, p. 919.

de comunhão. Ou de pazNota textual NVI.

15 obreias asmas (ARA; NVI:”pães sem fermento”).

libações (ARA; NVI:”oferta derramada”).

19 nas mãos. O hebraico diz: “sobre as palmas das mãos viradas para cima” do nazireu (ver Êx 29:24; Lv 8:27). CBASD, vol. 1, p. 919.

21 afora os que as suas posses lhe permitirem. (ARA; NVI:”sem contar qualquer outra coisa que ele possa dedicar”).

22-27 A bênção que o sacerdote tinha que dar ao povo era objetiva, gradativa e completa, referindo-se primeiro ao cuidado pessoal que Deus tem pelo bem estar individual, “O Senhor te abençoe e te guarde”. Em segundo lugar, apela para maior comunhão com Deus numa autêntica vida espiritual de perdão e santificação, v 25. Em terceiro lugar, concede-se uma bênção particular de bem estar e felicidade, v. 27. Bíblia Shedd.

23 abençoareis os filhos de Israel. Arão e Moisés tinham abençoado o povo (Lv 9:22-23). Agora Deus concede aos sacerdotes uma linda e poética oração para invocá-Lo como o Deus de Israel para que Ele abençoe a nação santa com favor [misericórdia], proteção e bem estar. Esta é a “Oração do Senhor” do AT. Andrews Study Bible.

dir-lhe-eis. A palavra sugere que a bênção era pronunciada na presença de toda a congregação (ver Lv 9:22; Dt 21:5). CBASD, vol. 1, p. 919.

24-26 A bênção arônica. A tríplice repetição do nome divino Iavé (“O SENHOR” visa ao realce e também acrescenta força á expressão no v. 27: “Assim eles invocarão o Meu nome sobre os israelitas”. Cada versículo transmite dois elementos da bênção, e os versículos são progressivamente mais longos (no texto hebraico, o primeiro versículo tem três palavras, o segundo tem cinco, e o terceiro tem sete). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Essa tríplice bênção era proferida pelo sacerdote com as mãos erguidas (Lv 9.22).

A bênção que você profere não apenas beneficia aquele que a recebe – ela também demonstra amor, transmite encorajamento e provê um modelo de cuidado pelos outros. Bíblia de Genebra.

24 O SENHOR te abençoe e te guarde. Bênção dupla de vida longa e felicidade, uma proteção contra perda e pecado. CBASD, vol. 1, p. 9219

25 faça resplandecer o Seu rosto sobre ti. Isto é, mostre a Sua bondade para contigoNota textual NVI. A palavra [“resplandecer”] significa “iluminar”, “envolver em glória” (ver 1Sm 14:29; Ed 9:8; Pv 4:18; Is 60:19). CBASD, vol. 1, p. 919.

Quanto mais íntimo for o acesso do indivíduo à face de Deus, maior a sua bem aventurança. Bíblia de Genebra.

26 levante o rosto. Compare com o Salmo 4:6. Quando o rosto de Yahweh fica oculto, o desespero se apodera do crente (Dt 31:17, 18; ó 13:24). Quando Seu rosto se volta contra a pessoa, morte e destruição recaem sobre ela (Lv 17:10; Sl 30:7; 34:16; 44:24, 25; 104:29). CBASD, vol. 1, p. 919-920.

paz. Em hebraico, essa palavra é shalom, aqui vista na sua plenitude mais expressiva – não a ausência de guerra, mas um estado positivo de bem estar e de que tudo está certo. Semelhante paz provém somente da parte do Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

27 porão o Meu nome. Deus revelou pessoalmente Seu nome (Êx 3:13-15; 6:3), que tem uma santidade inexprimível (Êx 20:7; 33:19; 34:6, 7). … A lição fundamental da expressão “porão o Meu nome sobre os filhos de Israel” se encontra no fato de que eles eram a posse particular de Deus (ver com. de Êx 19:5) e estavam associados a Ele de forma íntima (ver Dt 28:10, Jr 14:9). CBASD, vol. 1, p. 920.


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem