Adoração principal: Uma perspectiva bíblica


"Eu estou errado ou há uma inquietação crescente sobre a adoração em nossas igrejas? Em todas as igrejas em que participei, pelo menos uma voz reclamou que a culto de adoração era muito chato, muito previsível, muito formal ou informal, muito imprevisível ou muito perturbador. Se a voz se tornasse um coro, a liderança poderia mexer na ordem do culto – outra música ou duas aqui, uma oração ali – mas a inquietação [continua].” Assim começa a resenha de Dwight Robarts do clássico do falecido professor do Wheaton College Robert E. Webber, Worship Old and New . 1

Estamos cientes de que o amor e adoração a Deus é o mandamento mais importante. Jesus declarou categoricamente: “Pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” '” (Mt 4:10). 2 A execução desse culto, no entanto, muitas vezes permanece objetivamente insatisfatória e subjetivamente insatisfatória. Um erro comum no planejamento do culto é supor que o tradicionalismo e o conservadorismo são medidas de espiritualidade. Robarts conclui que a solução para o desconforto está menos em mexer nos aspectos da liturgia e mais em compreender “os fundamentos bíblicos e teológicos do que a igreja faz em culto público..A adoração bíblica surge de um senso da majestade e mistério de Deus”. 3 De fato, Webber recomenda “afastar-se de todas as abordagens superficiais e desinformadas da adoração”. 4

Ao tomar decisões sobre o que incluir ou excluir no culto de adoração, a pergunta orientadora do comitê de louvor ou líder de louvor deve ser: “Como Deus é honrado no uso de dons, talentos ou criatividade na adoração?” Um comitê de adoração diversificado e capaz pode ajudar a mitigar a monotonia e a falta de criatividade nos cultos. Também pode ajudar a evitar que o culto de adoração degenere em exclusividade cultural ou de personalidade. A criatividade deve ser incentivada. Os métodos mudam com o tempo, de cultura para cultura e de personalidade para personalidade, mas o foco na glória de Deus somente deve permanecer inalterado. Gerenciar esse processo exige humildade, espírito de graça e consulta em oração com a Palavra de Deus.

A EXPERIÊNCIA DE ADORAÇÃO VERSUS SERVIÇO DE ADORAÇÃO

Há uma diferença distinta entre o culto de adoração e a experiência de adoração. experiência de adoração é um mistério que o Espírito Santo administra. Ocorre uma transformação santa que traz uma convicção, uma conversão e uma santificação que transcende o emocionalismo e está fora do controle da liderança humana (cf. Sl 22:3). Por outro lado, o culto de adoração está sob o controle da administração humana, criando em espírito de oração um ambiente para que ocorra uma interação significativa entre o humano e o divino.

Deus criou a experiência de adoração e o culto de adoração (Êx 25:8). Ele desceu ao Monte Sinai e passou 40 anos supervisionando sua implementação. Deus nos deu a execução do culto de adoração para administrarmos, conforme ilustrado pelos detalhes da construção do templo e pelas extensas instruções dadas a Moisés. A adoração deve ser feita com a atitude apropriada: reverência, humildade e devoção sincera, focando em oração somente na glória de Deus. Deus não terceiriza essas instruções – Ele mesmo as deu.

A história de Israel documentada em livros como Juízes, Samuels, Reis e Crônicas mostra a relação do povo com a adoração revelada a Moisés. O que tornou Davi muito especial para Deus foi que seu coração estava comprometido em glorificar a Deus. Ele estava sempre em oração; muitas de suas orações foram eventualmente colocadas nas assembleias (cultos/adorações) dos Salmos.

LIDERANDO O CULTO

Proponho sete elementos a serem incluídos em um culto de adoração bem planejado.

1. ElogieA música foi criada principalmente para atribuir glória e louvor a Deus. Quando o culto de música é feito corretamente, a glória de Deus enche o coração dos adoradores. Esta é a razão da alegria e da alegria que às vezes resultam no levantamento de mãos, amém e até mesmo gritos que às vezes não podem ser explicados logicamente. Deus “habita os louvores de [Seu povo]” (Sl 22:3).

2. Oração. A oração não é tanto sobre como soamos e as palavras que usamos; trata-se de fazer contato significativo com o céu. Isso nem sempre pode ser controlado pela eloquência humana. Às vezes “o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rom. 8:26). Quando o nome de Deus é invocado, é hora de o líder de adoração guiar a congregação para tirar seus sapatos proverbiais de seus pés, pois o lugar onde eles estão é terra santa (Êx 3:5). Os métodos de fazer isso variam de acordo com a cultura, tradição, personalidade, educação e experiência.

3. ProclamaçãoHá uma diferença distinta entre um sermão e um discurso. Um discurso é a opinião do orador, enquanto um sermão é uma declaração de Deus, conforme revelado nas Sagradas Escrituras. Os adoradores se reúnem com uma atitude de expectativa espiritual: “'Existe alguma palavra do SENHOR?' ” (Jr 37:17). O pregador deve preencher essa expectativa com a resposta: "A palavra do Senhor veio a mim dizendo" (Jr 1:4). O papel da pregação é afastar a congregação da agenda humana para a agenda de Deus. Quando o foco distinto do pregador está na Cruz como o ápice da agenda soteriológica e escatológica de Deus, a pregação autêntica está acontecendo.

4. Testemunho. A história da mulher convertida no poço que correu para a cidade e levou toda a vila ao Senhor com seu testemunho é um modelo que pode ser usado no culto de adoração. Depois que o Senhor agiu poderosamente em sua vida, ela não conseguiu se conter; ela teve que testemunhar a todos: “Vinde ver um homem” (João 4:29). Seu testemunho alegre levou uma aldeia inteira a se entregar a Cristo. Deus está sempre se movendo na vida de uma infinidade de indivíduos, e compartilhar suas experiências pode fortalecer e até mesmo converter outros dentro da congregação. O testemunho pessoal dá testemunho do poder de Deus como sendo real e ativo hoje entre nós e fornece um equilíbrio para a teologia. As pessoas podem argumentar com a teologia, mas não com um testemunho pessoal.

5. Administração. Não somos autores ou proprietários de nós mesmos; há um Criador que fez os céus e a terra, os mares que tudo neles é (Sl. 146:6) e descansou no dia de sábado (Gn. 2:2). A mordomia é uma chamada para adorar a Deus com o nosso tempo (Deut. 5:12), talentos (Mat. 25:14-30), tesouro (Mal. 3:10Lev. 27:30), e templo (1 Cor. 6:19). A mordomia fiel só pode ser praticada a partir de um coração que reconhece o Criador e conhece o amor e o perdão de Jesus Cristo.

6. Comunhão. A comunhão é demonstrada no livro de Atos (capítulo 2) como parte integrante da experiência de adoração. Os seres humanos são seres sociais - eles precisam de camaradagem. Cada vez que as pessoas são publicamente reconhecidas e convidadas a se cumprimentarem, é um convite ao companheirismo. Um exemplo de serviço de companheirismo é a dedicação do bebê, que muitos parentes, amigos e colegas de trabalho participam para apoiar seus entes queridos. Esta oportunidade pode ser usada para expandir as amizades e a membresia da igreja de Deus orando juntos, ajudando uns aos outros, ouvindo e simpatizando uns com os outros. Trata-se de construir união. Esta poderia ser outra razão pela qual Deus, na formação da cultura hebraica, insistiu que parte de sua distinção como Seu povo peculiar era sair de seu caminho para ser gentil com estranhos (Gn 18:1-8).

7. Serviço. A adoração não termina com a bênção; em vez disso, ele começa. “Você será abençoado ao entrar e abençoado ao sair” (Dt 28:6, NVI). Algumas igrejas têm em suas portas: “Entre para adorar, saia para servir”. Os cultos de adoração devidamente planejados levarão os adoradores a pedir a Deus que forneça oportunidades para que eles O representem no serviço. Isso é feito como um ato de devoção e adoração a Jesus Cristo, que deixou o céu para nos servir. No final do culto, o líder de louvor pode encorajar criativamente os adoradores a sair e servir seus vizinhos.

Deve-se notar que, embora sete elementos sejam sugeridos como parte do culto de adoração, cada elemento, ou uma combinação de elementos, pode permanecer sozinho no culto, dependendo do objetivo do exercício de adoração. Em um culto de adoração totalmente abrangente, todos os elementos podem ser explorados.

IMPLEMENTAÇÃO DO CULTO

O papel do líder de adoração e dos participantes é garantir que a implementação desses elementos de adoração seja focada exclusivamente na glorificação de Deus. O líder de louvor experiente orienta o planejamento do culto de adoração para ser inclusivo e criativo. Os dons espirituais são colocados dentro da congregação por Deus (Rom. 12:6–81 Cor. 12:8–1028–30Ef. 4:11) e, quando cuidadosamente empregados, podem enriquecer o culto de adoração. Se o uso de um dom não entrar em conflito com a Palavra de Deus, ele pode ser usado. A comissão de adoração decide sobre o uso de dons na adoração quando a questão é Cristo sendo glorificado (Lucas 9:4950)? é respondido. Uma vez que seus dons são identificados e as pessoas são convidadas a participar do culto, elas devem ser orientadas a se dedicarem à oração, leitura da Palavra ao longo da semana e preparação antes de realizar sua tarefa.

O clímax da adoração, tanto como serviço quanto como experiência, será realizado no céu. Então não haverá mais necessidade de um templo, pois Deus e o próprio Jesus Cristo serão o templo (Apoc. 21:22). Nesta experiência de adoração “todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap 7:9), “'de uma lua nova a outra, e de um sábado a outro, virão adorar diante [do SENHOR]'” (Is 66:23).

O livro do Apocalipse é uma narrativa escatológica de como será a adoração no novo céu e na nova terra. Enquanto esperamos pela Nova Jerusalém que está chegando, onde os adoradores cantarão o cântico de Moisés e do Cordeiro, somos ordenados a: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, porque é chegada a hora do Seu julgamento; e adorai Aquele que fez o céu e a terra, o mar e as fontes das águas'” (Ap 14:7). Esta clara referência aos Dez Mandamentos (Êxodo 20:8-11), nos informa que temos o privilégio de praticar o culto devidamente planejado aqui na terra como um prelúdio ao culto no céu.

  1. Webber,” Leaven 1, no. 1 (janeiro de 1990), 57, https://digitalcommons.pepperdine.edu/leaven/vol1/iss1/14 . ^
  2. Salvo indicação em contrário, as Escrituras são da Nova Versão King James. ^
  3. Robarts, "Adore Velhos e Novos", 57. ^
  4. Robert E. Webber, Worship Old and New (Grand Rapids, MI: Zondervan, 1994), 3. ^

Denton Rhone, PhD, DMin,  é o pastor principal da Igreja Adventista do Sétimo Dia Internacional de Houston, Houston, Texas, Estados Unidos.


Postagem Anterior Próxima Postagem