Reavivados por Sua Palavra | Números 1


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro



A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Deus conhece cada um


“Como o Senhor havia ordenado a Moisés, assim os contou no deserto do Sinai.” Números 1:19


O título do livro – “Números” – refere-se ao número dos israelitas contados no censo de adultos que saíram do Egito e no censo posterior da geração mais jovem que tomaria posse da terra prometida. O livro começa assim: “O Senhor falou a Moisés.” Outra garantia de que o verdadeiro autor é Deus. Yahweh prometeu a Abraão que os descendentes dele seriam numerosos. O censo mostrou que a promessa foi cumprida. E por trás de cada número havia uma pessoa amada por Deus.


Os levitas eram responsáveis pelo Santuário. Hoje a igreja sacerdotal é responsável por pregar a verdade do Santuário. Na disposição das tendas dos israelitas vemos mais uma vez o Deus de ordem. As tendas dos levitas ficavam mais perto do Santuário. Hoje a igreja sacerdotal deve estar bem perto de Deus. 


“Os israelitas fizeram tudo exatamente como o Senhor tinha ordenado a Moisés” (v. 54). Temos feito tudo exatamente como Deus ordenou por meio dos profetas? Obediência integral é o que se requer de nós (Tg 2:10). 


Outra verdade que aprendemos desse capítulo é que não basta fazer parte do exército de Deus; é preciso combater até o fim. De todo o Israel, somente Josué e Calebe chegaram à terra prometida. Perseveremos como eles!


Promessa: O santuário ficava no centro do acampamento. Deus quer morar no centro da nossa vida.

Comentário

Nm 1 – O título “Números” refere-se ao número dos israelitas contados no censo de adultos que saíram do Egito e no censo posterior da geração mais jovem que tomaria posse da terra prometida.


Nm 1:1 – O livro começa assim: “O Senhor falou a Moisés.” Outra garantia de que o verdadeiro autor é Deus. 


Nm 1 – Por trás de cada número havia uma pessoa amada por Deus. 


Nm 1:46 – Deus prometeu a Abraão que os descendentes dele seriam numerosos. O censo mostrou que a promessa foi cumprida.


Nm 1:50 – Os levitas eram responsáveis pelo Santuário. Hoje, a igreja sacerdotal é responsável por pregar a verdade do Santuário. 


Nm 1:52 – Na disposição das tendas dos israelitas vemos mais uma vez o Deus de ordem. Nossa vida também tem que ser ordenada. 


Nm 1:53 – As tendas dos levitas ficavam mais perto do Santuário. Hoje a igreja sacerdotal deve estar bem perto de Deus. 


Nm 1:54 – “Os israelitas fizeram tudo exatamente como o Senhor tinha ordenado a Moisés.” Grande exemplo. 


Nm 1:54 – Temos feito tudo exatamente como Deus ordenou por meio dos profetas? Obediência integral é o que se requer de nós (Tg 2:10). 


Nm 1 – O Santuário ficava no centro do acampamento. Deus quer morar no centro da nossa vida. 


Nm 1 – Não basta fazer parte do exército de Deus; é preciso combater até o fim. De todo o Israel, somente Josué e Calebe chegaram lá.


Comentário Blog Associação Geral

Você já se perguntou se é realmente possível para Deus finalizar o plano da salvação? A igreja de Deus é muitas vezes fraca e às vezes os desafios parecem esmagadores.

O Livro de Números, supostamente cheio de listas áridas e regulamentos é, na verdade, uma história de aventura emocionante que demonstra as capacidades surpreendentes de Deus.

Pense nas circunstâncias por um momento: os filhos de Israel tinham saído há apenas um ano da escravidão no Egito. Agindo sob a direção explícita de Deus, o primeiro dever de Moisés foi criar um sistema de adoração que antecipava eventos sagrados que terminariam com o fim do pecado. Uma vez que os israelitas reconheceram o Senhor e Seu caráter santo através do sistema do tabernáculo, e viram que Ele conhece o fim desde o princípio, o Senhor começou o processo de forjá-los em uma arma inquebrável.

O segundo passo de Moisés, observado no Livro de Números, foi a contagem de todos os homens de combate disponíveis. Após cuidadosa investigação para determinar quem era capaz de lutar, descobriu-se que eram exatamente 603.550 soldados. Este número era muito pouco ou excessivo? Nem uma opção nem outra. Era o número disponível, e com esse número Deus lutaria.

Mark Sheffield
Southern Adventist University


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

NÚMEROS 1 – A Bíblia do Discípulo introduz o livro de Números com as seguintes informações para auxiliar-nos em seu contexto histórico: “Números começa no Sinai com o recenseamento dos homens adultos, e acrescenta outras instruções além daquelas detalhadas em Levítico. Traça a jornada a partir do Sinai, a perambulação pelo deserto, até a chegada às campinas de Moabe, e termina com uma série de ordenanças. A narrativa mostra a real presença de Deus entre o Seu povo, O qual aparece numa coluna de fogo sobre o tabernáculo e serve de guia na jornada para Canaã”.

A contagem dos homens adultos no início do livro não se refere a machismo; na verdade, tinha fins militares (Números 1:2-3). Indicando assim, os desafios que os israelitas teriam de enfrentar até a chegada na Terra Prometida. Um mês após a conclusão do Santuário (Êxodo 40:17), “do segundo ano, depois que os israelitas saíram do Egito” (Números 1:1).

Considerando o Pentateuco desde o início, Merrill Unger destaca que “Gênesis é o livro dos princípios; Êxodo, o livro da redenção e Levítico, o livro da expiação e da adoração. Números, por sua vez, é o livro da provação”.

O recenseamento no início do livro deu o título de Número, e também por conter outras listas de censos (Números 3:14-39; 4:34-49; 26:5-21); porém, seu nome original no hebraico é “bemidbar”, que quer dizer “no deserto”, devido a lidar com a trajetória do povo de Deus nos desertos do Sinai, Neguebe e Transjordânia. Deus usa “desertos” como escola!

Após tornar Israel uma nação no Sinai e oferecer estipulações sociais, políticas e religiosas desde Êxodo 20 até Levítico 27, Deus conduziu o povo, cujo número dos homens era 603.550 sem contar os levitas. Homens, mulheres e crianças deixaram o Sinai rumo à Canaã através do deserto sob a regência de Deus, O qual colocou em ordem as tribos, clãs e familiares.

Os levitas foram dispensados do serviço militar para servirem integralmente a Deus e Seu povo. Isso mostra o quanto Deus Se importa com o aspecto social e espiritual dos seres humanos. Os líderes espirituais da igreja têm grande responsabilidade perante Deus e devem ministrar com dedicação. Deus continua cuidando assim de Seu amado povo através dos líderes espirituais (Hebreus 13:17). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentário Rosana Barros

Do monte para o deserto. Esta mudança de cenário introduz o livro de Números com o primeiro censo da nação israelita. Foi no tabernáculo recém inaugurado que Moisés recebeu as orientações de Deus quanto à forma de proceder com a contagem do povo. Ele e Arão contariam os homens de “vinte anos para cima, todos os capazes de sair à guerra em Israel” (v.3). O Senhor ainda declarou o nome dos príncipes de cada tribo que os auxiliariam nesta missão. Não era propósito de Deus que o Seu povo se envolvesse em conflitos com as demais nações. Uma clara prova disto foi a sua saída do Egito, em que o povo não precisou erguer uma espada sequer, mas apenas confiar no poder de Deus. Todavia, chegaria o tempo em que Israel rejeitaria o governo de Deus e sob a monarquia de reis terrenos precisaria estar pronto para as guerras que inevitavelmente surgiriam.

Contados “nominalmente… cabeça por cabeça” (v.18), cada homem capacitado a lutar fora recrutado pelo alistamento militar do deserto. Cada tribo dispôs o seu destacamento. Em cada família havia pelo menos um hábil soldado capaz de representá-la. Na tribo de Levi, porém, não fora realizado o censo. Aos levitas cabia a responsabilidade de “cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence” (v.50). Quando Israel acampava, cada tribo possuía o seu lugar próprio, “cada um junto ao seu estandarte, segundo as suas turmas” (v.52). Já a tribo de Levi acampava-se “ao redor do tabernáculo do Testemunho” (v.53), para que ninguém comum do povo tivesse acesso às coisas santas e morresse. A tribo de Levi, portanto, era uma espécie de exército do santuário. E todas as tribos, mesmo divididas por estandartes, deveriam estar sempre unidas pela mesma bandeira: “O Senhor É Minha Bandeira” (Êx.17:15).

Estamos vivendo o tempo do maior censo já realizado pelo Senhor: o censo dos “inscritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Ap.21:27). O Espírito Santo está recrutando os últimos escolhidos de todas as nações, tribos, línguas e povos. Todos, sem restrição de idade, sexo ou etnia, podem alistar-se para o exército do Deus vivo. No entanto, a convocação tem prazo para acabar e se apressa para o fim. Há um conflito ocorrendo neste exato momento. Desde a entrada do pecado no mundo, a humanidade tem enfrentado um inimigo cruel e desleal. E somente mediante o uso da armadura correta poderemos estar em pé no Dia do Senhor. Eis a ordem superior que devemos obedecer: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Ef.6:11). Enfrentamos uma guerra que seria facilmente vencida pelo inimigo não fosse a graça do Senhor dos Exércitos. Acerca disto, Ellen White escreveu:

“O antagonismo que existe entre Cristo e Satanás revelou-se de maneira flagrante na recepção que Jesus teve. A pureza e santidade de Cristo suscitaram o ódio dos ímpios contra Ele. Sua vida de renúncia era uma perpétua reprovação a um povo orgulhoso e sensual. Satanás e os anjos caídos uniram-se aos homens maus contra o Campeão da verdade. A mesma inimizade é manifesta em relação aos seguidores de Cristo. Quem quer que resista à tentação, suscitará a ira de Satanás. Cristo e Satanás não podem harmonizar-se.’Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus, serão perseguidos'” (2Tm.3:12, O Grande Conflito, p.223).

Cumpre-nos fazer o que fez Israel: “Assim fizeram os filhos de Israel; segundo tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim o fizeram” (v.54). Através de Sua Palavra, o Senhor continua instruindo o Seu povo e preparando-o para as moradas do Céu. Temos o Céu a nosso favor e precisamos deixar isso muito claro através de nossas escolhas. “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg.4:7). Eis a nossa arma secreta: “Ao som de fervorosa oração, treme todo o exército de Satanás… É quando anjos todo-poderosos, revestidos da armadura do Céu, vêm em auxílio da desfalecida e perseguida alma, Satanás e seus anjos retiram-se, pois bem sabem que está perdida a sua batalha” (Ellen G.White, Mensagens aos Jovens, p.53).

Encerre o seu estudo de hoje com uma leitura cuidadosa de Efésios 6:10-18.


      Comentários Selecionados

1-10 Aqui o Senhor instrui os israelitas a se prepararem para retomar sua jornada a Canaã para conquistar aquela terra. Andrews Study Bible.

no primeiro dia do segundo mês. Isto é, um mês após a construção do Tabernáculo (Êx 40.1), que foi feito um ano após a saída do povo de Israel do Egito. Deus convoca o povo para um encontro, através de Moisés, Seu servo, no Tabernáculo recém construído. Bíblia Shedd.

tenda da congregação. Heb mo’ed, isto é, “encontro” (de Deus com o povo). É o tabernáculo, que foi construído para ser um Templo portátil. Bíblia Shedd.

Literalmente, “tenda do encontro”(ver Nm 3:7; Êx 27:21; Lv 1:1, 3). Era o lugar onde Deus se encontrava com Moisés e com Seu povo. … Moisés enfatizou o fato de o Senhor ter lhe falado no tabernáculo, no deserto do Sinai, porque as revelações seguintes ocorreram ali, depois de ele ter sido levantado. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 896.

segundo as suas famílias. A organização militar tribal era efetiva porque os os líderes tribais já exerciam liderança social. Além disso, parentes próximos apoiariam e protegeriam uns aos outros.  Andrews Study Bible.

A casa de seus pais. Neste contexto, o grupo é a família. No entanto, o termo pode ser usado para uma tribo inteira descendente do mesmo ancestral (Nm 17:2) ou para uma porção de uma tribo (Nm 3:24; Êx 6:14). CBASD, vol. 1, p. 896.

Da idade de vinte anos para cima. Idade na qual os homens eram considerados aptos para guerrear (ver 1:8, 45). Em Lv 27:3, os homens entre 20 e 60 anos são os mais bem avaliados devido a sua capacidade de realizar trabalhos físicos. Bíblia de Estudo Andrews.

capazes de sair à guerra. Recenseamento militar para avaliar a potência bélica do povo israelita, tanto para a defesa como para a conquista da terra prometida; compare vv. 19 e 20. Bíblia Shedd.

4-18 Homens escolhidos dos mais destacados de cada tribo, para serem chefes e assistentes de Moisés, junto às suas respectivas tribos; designados com a investidura do cargo com os títulos de “Príncipes de Israel” e “Cabeças dos milhares de Israel”. Veja v 16. Bíblia Shedd.

Os nomes. Os v. 5 a 15 contêm uma lista de 12 homens principais, cujos nomes reaparecem em Números 2, 7 e 10. … Oito deles tinham nomes compostos por ‘El, um título de Deus. … O súbito aumento de nomes que levavam ‘El sugere um maior interesse no Deus de seus antepassados, à medida que os líderes dos israelitas aguardavam expectante a libertação prometida por Deus (‘Elohim) a José (Gn 50:24, 25). CBASD, vol. 1, p. 896.

33 da tribo de Efraim. A tribo de Levi não foi contada entre os filhos [povo] de Israel, por causa da sua missão espiritual [v 47]. Para completar o total de doze tribos, incluem-se os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Bíblia Shedd.

46 seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta. Com exceção de Josué e Calebe, todos esses morreram no deserto. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Este total do censo militar não inclui os homens com menos de 20 anos, as mulheres, nem o “misto de gente” que se uniu aos israelitas (Êx 12:38). Bíblia de Estudo Andrews.

47 Os levitas. Havia 2 tribos, porque Jacó adotara Efraim e Manassés, os dois filhos de José (Gn 48:5, 6). Portanto, em vez de uma só tribo de José, havia duas tribos distintas: Efraim e Manassés. CBASD, vol. 1, p. 897.

entre eles. A numeração dos levitas haveria de ser um assunto separado, com fins meramente religiosos, 3.39. Os números dados, nestas condições de não incluir levitas, mulheres, crianças e velhos, dão a entender que o total absoluto dos israelitas montava a quase dois milhões e meio. Bíblia Shedd.

50 Tabernáculo do Testemunho. A expressão “Testemunho”se refere aos dez mandamentos e ocorre 49 vezes no AT. … sugere que os dez mandamentos declaram a natureza moral e ética do caráter de Yahweh e que Ele espera a manifestação das mesmas características em Seu povo. CBASD, vol. 1, p. 897.

Ministrarão. A palavra traduzida desse modo só é usada em Números para designar a função sagrada dos levitas. O significado do termo é sempre honroso e também se refere à santa ministração dos anjos (Hb 1:14). CBASD, vol. 1, p. 897.

51 O estranhos que se aproximar. O não levita que desrespeitasse os limites de função e espaço reservados aos levitas (comparar com 3:10, 38; 18:7). Bíblia de Estudo Andrews.

52 Estandarte. Segundo a tradição judaica, o estandarte de Rúben tinha a figura de um homem, o de Judá, a de um leão, o de Efraim, a de um boi. o de Dã, a de uma águia. CBASD, vol. 1, p. 897.

53 para que não haja ira. A profanação das coisas sagradas sempre provoca a ira de Deus. É por isso que os levitas, incumbidos das coisas do tabernáculo, acampavam ao redor do tabernáculo para que não fosse fácil a um estranho ter acesso a ele, vv 50 e 51. Bíblia Shedd.

A palavra traduzida por “ira”vem de um radical relacionado ao siríaco e ao área que significa “quebrar”, “soltar-se”. … Assim também, a ira de Deus envolve a ideia de cortar da igreja aquele que pecou em relação a Suas coisas santas. Os levitas ficavam posicionados ao redor do tabernáculo para impedir que qualquer pessoa não autorizada entrasse nos recintos sagrados da habitação de Deus. Fora do cordão de isolamento sacerdotal, os laicos de Israel armavam suas tendas de acordo com um plano divinamente estabelecido. O Senhor estava no meio deles. CBASD, vol. 1, p. 898.


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem