Igreja Adventista na Ucrânia organiza evacuações


A guerra na Ucrânia também apresenta grandes desafios para as comunidades da igreja local. Depois que muitas pessoas procuram abrigo em edifícios da igreja (veja o relatório de 1º de abril  https://www.apd.info/2022/04/01/ukraine-menschen-suchen-schutz-und-hoffnung-in-kirchen/ ), os adventistas são pastores estão principalmente ocupados organizando evacuações para trazer pessoas das zonas de guerra para a segurança - no oeste da Ucrânia ou em países europeus vizinhos, Pavlo Khiminets, presidente do grupo de trabalho dos adventistas de língua russa na Alemanha, disse à APD.

As pessoas seriam acompanhadas e apoiadas pastoralmente durante essas evacuações por equipes de pastores e voluntários.

Primeiras mortes entre os adventistas

A aliança de ação "Juntos pelos Refugiados", na qual o Advent-Wohlfahrtswerk e. V., a organização de ajuda adventista ADRA e outros atores trabalham juntos, informados com um boletim informativo sobre a situação atual da Igreja Adventista na Ucrânia. Isso se baseia principalmente em informações que Pavlo Khiminets coletou parcialmente diretamente no local. De acordo com isso, o presidente do governo da igreja ucraniana dos adventistas do sétimo dia, Stanislav Nosov, anunciou em 12 de abril que dois adventistas em Mariupol foram mortos por explosões de granadas e quatro outros estavam desaparecidos. Durante os oito anos de guerra, foi a primeira vez que membros da Igreja Adventista morreram na Ucrânia. Em todo o país, cinco centros comunitários foram parcialmente danificados e 22 levemente danificados.

Este relatório foi entregue por Mykhailo Prodaniuk, um pastor adventista em Chernihiv, uma importante cidade do norte que está sob forte bombardeio desde o início da guerra: “A cidade está tremendo. Estamos cercados por todos os lados. O alarme soa a cada poucos minutos. Foguetes Grad atingiram a cidade. Você não pode imaginar isso mesmo em um sonho horrível. Em 4 de março, um dos projéteis perfurou várias vigas do telhado do prédio da Igreja Adventista e voou por cima do muro antes de detonar. As pessoas que estavam na casa correram para fora e disseram que era um milagre que o projétil não explodisse imediatamente.”

Colégio adventista em Butscha pouco danificado

De acordo com Pavlo Khiminets, que é da Ucrânia, os prédios do campus do Colégio Adventista em Bucha sofreram poucos danos. Embora houvesse saques, por exemplo, computadores foram roubados, os prédios foram amplamente poupados. A maioria dos alunos e professores da universidade agora encontrou alojamento em Chernivtsi, no oeste da Ucrânia, onde também são ministrados cursos. Alguns dos alunos e professores já foram admitidos no Colégio Teológico Adventista de Friedensau (perto de Magdeburg). Além da teologia, outras disciplinas como serviço social e administração de empresas podem ser estudadas na Universidade Adventista de Butscha.

Adventistas na Ucrânia

Antes da guerra havia cerca de 44.000 adventistas do sétimo dia na Ucrânia em 790 congregações. Além da universidade em Butscha, a Igreja Livre mantém 21 escolas primárias, 16 escolas secundárias e uma instituição de formação profissional. Todas as instituições de ensino estão atualmente fechadas. Parte do ensino ocorre pela Internet. Em 12 de abril, o Comitê Executivo do governo da Igreja Adventista do Sétimo Dia decidiu afiliar temporariamente a Administração da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Ucrânia ao Governo da Igreja Mundial ucrânia-temporariamente-afiliada-à-liderança-igreja mundial/ ).


Fonte: APD


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Acesse o canal no Youtube:  Mundo Adventista

Instagram: https://www.instagram.com/mundoadventistabr/?hl=en

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FpC7hCvdYHsGm6WfKHvrSS

Grupo no Telegram: https://t.me/mundoadventistabr

Postagem Anterior Próxima Postagem