Não Basta Gostar



Todos nós desejamos ser “gostados”. A mídia social deu um novo sopro de vida ao nosso desejo. Também nos forneceu ferramentas poderosas para expressar publicamente nossos sentimentos, como emoticons.

Em termos de relacionamento e manter contato com nossos amigos, os emoticons são um meio rápido, simples e muito visível para que os outros saibam que estamos cientes do que está acontecendo em suas vidas.

É bom receber muitas curtidas em um post. Faz você acreditar que as pessoas se importam. Amigos nas mídias sociais garantiram que Fay soubesse que eles estavam cientes do que ela estava passando quando Fay postou:

Estou com muito medo. . . é tolice evitar ir ao médico só porque ele pode dizer a palavra que descreve sua condição que o deixa em frangalhos. . . Mas então a dor prevalece e fecha todas as portas. . . todos menos um. . . o escritório do doutor.

“Não tenho ideia do que me dirão desta vez. . . Eu ainda acredito nos milagres. . . talvez todas as minhas preocupações sejam apenas gigantes criados por esse medo de monstro. Eu acho que se eu comparar meus medos com um juiz que bate o martelo e me declara “culpado”, não há nada além de escuridão em mim. . .

“Eu não posso passar por isso de novo. Estou completamente gasto. Acho que esse post poderia muito bem acompanhar uma selfie chorando. . . pode-se ficar tão perdido na internet. Muita saúde para todos vocês.

A postagem recebeu mais de 80 reações, além de mais de 40 comentários como “melhore logo”, “Deus abençoe”, “orando por você” e outros comentários.

Várias horas depois, o post virou notícia velha. Amigos já haviam expressado seus sentimentos; eles estavam cientes da situação de Fay e usaram os emoticons apropriados para deixá-la saber de seus sentimentos.

Fay, por outro lado, continuou convivendo com o medo da recorrência do câncer . . . sozinho. Ela já sabia que as pessoas estavam dispostas a ir tão longe.

Devo admitir que eu era um daqueles com mais de 80 anos que usava o emoticon de rosto triste para deixar Fay saber que eu estava triste por ela estar passando por tanta dor. Eu fui um dos 40 que deixaram um comentário encorajador em seu post. Eu queria ligar para ela e ver se ela precisava de ajuda, mas hesitei.

Cerca de dez anos atrás, Fay fez amizade com algumas pessoas que plantaram em seu coração o desejo de conhecer o Deus amoroso e se tornar membro de uma comunidade de crentes.

Fay começou a estudar a palavra de Deus a sério e a conhecer pessoas de diferentes denominações. À medida que progredia em sua busca por uma igreja verdadeira, ela rapidamente percebeu que as denominações ortodoxas não gregas tinham problemas iguais ou muito semelhantes aos de sua paróquia local. . . os membros das congregações praticavam mais a crítica e a fofoca do que o amor e o cuidado uns com os outros.

Então o câncer atacou. Com ela veio outra percepção horrenda. . . nenhum dos cristãos nascidos de novo que ela conheceu se importava com o que ela estava passando. Nenhum deles a apoiou enquanto ela passava por uma quimioterapia muito intensa. Ela podia contar apenas com seu padre ortodoxo local para ouvir, bem como palavras de encorajamento e apoio.

Você pode culpá-la por pensar que conhecer os ensinamentos da Bíblia e não adorar ícones não o tornou melhor como cristão?

Deus nunca a decepcionou, no entanto. Fay reconheceu zelosamente Sua fidelidade. Ela voltou para a Ortodoxia, mas não era mais a mesma. Ela se curvou aos ícones dos santos, mas continuou buscando um relacionamento mais profundo com seu Pai Celestial.

Ao longo do caminho, conheci Fay. Tivemos longas conversas sobre nosso Pai Celestial. Nossa família havia se mudado, e agora eu poderia me encontrar com Fay para uma xícara de chá. Quando precisei fazer um teste que me dava medo, ela estava bem do meu lado; sentado comigo por horas no hospital público para garantir que eu não estava passando por isso sozinho.

Chegou o dia em que o pai de Fay não podia mais cuidar de si mesmo. Sua saúde estava declinando bastante rápido. Sua mãe havia falecido no ano anterior após uma queda feia. Fay não tinha parentes por perto para ajudar e ainda estava fraca demais para morar com o pai e assumir seus cuidados. Eles decidiram contratar um ajudante de atendimento domiciliar. Infelizmente, em três curtos meses, a pessoa que assumiu o trabalho conseguiu ganhar total confiança no idoso doente e esvaziou completamente sua conta poupança. Ainda outro detalhe infeliz no caso era que essa pessoa era de ascendência estrangeira.

As consequências amarguraram Fay — em relação a estrangeiros e religiões estrangeiras. Ela foi muito pública sobre sua amargura nas mídias sociais, atacando todos os estrangeiros. Para ela, todos eles fingiam o cristianismo, todos eles apenas fingiam se importar, todos eles eram escória e enganadores.

Eu me senti incluído.

Fay nunca mencionou isso diretamente para mim, mas senti que ela lutava para descobrir como me tratar. Suas postagens nas mídias sociais continuaram em temas ortodoxos-nacionalistas, às vezes elogiando a ortodoxia e elevando os ideais nacionalistas; outras vezes, atacando qualquer europeu não grego.

Decidi que era melhor dar-lhe algum espaço.

Eu estava pensando em tudo isso enquanto tentava decidir se deveria ligar para ela ou não. Vamos encarar: eu estava com medo, então orei.

Pense nisso. Enquanto eu estava orando, eu estava com medo de ligar para meu amigo que estava em uma situação emocional terrível. Que bobo!

Fay ficou tão feliz em ouvir de mim. Conversamos por quase duas horas como bons velhos amigos deveriam fazer quando não se viam há tanto tempo. Fay esqueceu que eu não era grego, ou talvez isso não importasse mais. Colocamos em dia a vida uma da outra, oramos e combinamos de nos encontrar na semana seguinte para enfrentar os resultados de sua ressonância magnética .

De uma maneira muito indireta, descobri que as mais de 80 reações e mais de 40 comentários em sua postagem nas redes sociais resultaram em apenas dois telefonemas de acompanhamento, sendo o meu um deles.

Há muito tempo, antes que emoticons ou sinais de polegar para cima fossem usados ​​para governar nosso relacionamento com os outros, o apóstolo Tiago (Tiago 2:15, 16) pregou um princípio fundamental ao dizer: “Se um irmão ou irmã está nu e não tem comida diária, e um de vocês lhes diz: 'Vão em paz; mantenha-se aquecido e coma até se fartar', e ainda assim você não supre suas necessidades corporais, qual é a vantagem disso?”

Acho que, em termos de mídia social, suas palavras se traduziriam em “se um de seus amigos ou seguidores postar algo que o faça saber que está em algum tipo de necessidade, não apenas goste. Não reaja apenas com um emoticon que você considere apropriado. Envie uma mensagem carinhosa, ligue, encontre-se pessoalmente e mostre sua fé em Deus sendo a pessoa real e carinhosa que Deus criou você para ser.”

Que diferença isso fará? Você nunca sabe o que pode acontecer.

Meu telefonema levou ao reencontro e à reconexão. Alguns dias depois, fui o primeiro a me alegrar com Fay com o milagre dos resultados claros da ressonância magnética — um milagre inteiramente atribuído a Deus.

Exercite sua fé. Não basta pressionar Curtir.

Fonte: AFM


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Acesse o canal no Youtube:  Mundo Adventista

Instagram: https://www.instagram.com/mundoadventistabr/?hl=en

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FpC7hCvdYHsGm6WfKHvrSS

Grupo no Telegram: https://t.me/mundoadventistabr

Postagem Anterior Próxima Postagem