Informativo Mundial das Missões - 23/10/2021 | Três mistérios solucionados

 

Três perguntas intrigavam Batzul. Quando garoto, ele se perguntava porque cavalos eram chamados de cavalos, cachorros de cachorros, lobos de lobos. Mas ninguém lhe informava quem nomeara os animais. Em uma rua da capital da Mongólia, ele viu cartazes alertando contra o fumo, e perguntou ao pai porque as pessoas fumavam se sabiam que era prejudicial. O pai simplesmente sorriu. Ele não conseguiu explicar porque as pessoas fumavam.  

O garoto começou a pensar sobre a morte, quando o pai morreu de insuficiência renal. Ele começou a se perguntar o que acontecia após a morte. Mas ninguém conseguia lhe explicar. A vida mudou drasticamente após a morte do pai. Batzul, que estava com 16 anos, encontrou um emprego em um mercado ao ar livre para ajudar a mãe a alimentar os três irmãos mais novos. E começou a fumar.  

Certo dia, a irmã mais velha ligou da Coreia do Sul, para onde havia se mudado, e sugeriu que Batzul fosse à Igreja. Ela começara a frequentar uma igreja. “Visite uma igreja em U-B”, ela disse. Os mongóis referem-se à capital da Mongólia, Ulaanbaatar, como “U-B.” 

Batzul não era cristão e nunca havia pensado em se tornar um deles. Mas, decidiu pedir ajuda à operadora telefônica. “Por favor, me dê o endereço da igreja U-B”, ele pediu à telefonista, que prontamente o atendeu. Batzul começou a frequentar os cultos. Alguns meses depois, sua irmã perguntou se ele estava frequentando a igreja, e ficou feliz ao ouvir que ele estava frequentando regularmente. “Como você encontrou tempo livre para ir todos os domingos?”, ela perguntou. “Domingo?!”, ele respondeu. “Eu vou aos sábados!” Sua irmã ficou chocada. “Que igreja você está frequentando?”, perguntou. Batzul explicou que estava frequentando a igreja adventista.  

Certo sábado, alguém lhe deu um livro que ensinava a desistir dos maus hábitos. Enquanto lia, se convenceu de que fumar era pecado. Em 1Coríntios 3:15 ele leu que o seu corpo é o tempo do Espirito Santo. Mas não conseguia deixar de fumar. Até que um dia, enquanto estava em casa, trancou-se em um galpão, tirou um maço de cigarros e orou desesperadamente: “Se Deus existe, por favor, ajude-me a parar de fumar!” E jogou o maço no galpão. Após respirar profundamente, ele sentiu alegria e paz invadir seu coração. 

No dia seguinte, Batzul enfiou a mão no bolso em busca de alguma coisa e tirou um isqueiro. De repente, percebeu que nem havia pensado em fumar por um dia inteiro. Havia perdido o desejo de fumar. Na igreja, ele tirou o isqueiro do bolso e, entusiasmado, contou seu testemunho à líder dos estudos bíblicos. “Já estou sem usar esse isqueiro há quatro dias!” “Você encontrou Jesus!”, ela disse.  

Determinado, Batzul começou a estudar a Bíblia. Em Gênesis, descobriu que Adão nomeou os animais. Também leu sobre o grande conflito entre Cristo e Satanás. Ele percebeu que Satanás tenta as pessoas com o vício do fumo porque deseja destruir a obra de Cristo. Batzul descobriu que a morte é como um sono profundo e, quando ele morrer, não terá consciência até o retorno de Jesus. Isso fez muito sentido. Enfim, ele descobriu as respostas às suas perguntas na Biblia e decidiu entregar o coração a Jesus.  

Atualmente, Batzul tem 30 anos e junto à sua esposa são pioneiros da Missão Global na Mongólia. Ele fala a todos os seus conterrâneos mongóis que as respostas para todos os mistérios da vida podem ser encontradas na Bíblia. Seu verso favorito é Jeremias 29:13, onde Deus diz: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (NVI). 

Há três anos, as ofertas trimestrais ajudaram a abrir a primeira instituição de Ensino Médio adventista na Mongólia. As deste trimestre ajudarão a abrir um Centro de Estilo de Vida Adventista em Ulaanbaatar. Agradecemos por sua liberalidade 

     Informações adicionais 

   • Pronúncia de Batzul: <butt-ZAL>.

   • Os pioneiros da Missão Global são leigos que se voluntariam por, no mínimo, a trabalhar um ano fundando igrejas em uma área não penetrada em sua própria cultura. Eles têm a vantagem de conhecer a cultura, falar a língua e se relacionar com a gente local. Mais de 2.500 pioneiros da Missão Global estão trabalhando agora em todo o mundo. Desde 1990, os pioneiros estabeleceram mais de 11 mil novas igrejas adventistas do sétimo dia. 

   • Faça o download das fotos no Facebook: bit.ly/fb-mq.

   • Para outras notícias sobre o Informativo Mundial e informações sobre a Divisão do Pacífico Norte-Asiático, acesse: bit.ly/nsd-2021.  

Essa história ilustra os componentes seguintes do plano estratégico da Igreja Adventista “I Will Go”: Objetivo de crescimento espiritual nº 1 – “reavivar o conceito de missão mundial e sacrifício pela missão como um modo de vida envolvendo não apenas pastores, mas todos os membros da igreja, jovens e idosos, na alegria de testemunhar por Cristo e fazer discípulos”, através do “aumento do número de membros da igreja que participam em iniciativas evangelísticas pessoais e públicas com o objetivo de Envolvimento Total dos Membros” (KPI 1.1). Objetivo de crescimento espiritual nº 6 – “aumentar a adesão, retenção, recuperação e participação de crianças, jovens e adultos jovens”; e Objetivo de Crescimento Espiritual No. 7 – “ajudar jovens e adultos a colocar Deus em primeiro lugar e exemplificar uma visão bíblica de mundo” incentivando “jovens e adultos a abraçar as doutrinas (FB22) que o corpo é o tempo do Espirito Santos, abstraindo-se do álcool e tabaco.” Saiba mais sobre o plano estratégico em IWillGo2020.org.

Acesse também

Comentários das Lições

Informativo Mundial das Missões

Provai e Vede


Veja mais conteúdos no nosso site:  Mundo Adventista

Nossas Mídias: Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem