Dica de Leitura | O Último Convite

 Livro missionário para 2022 reafirma compreensão adventista sobre os eventos finais

O evangelho eterno é o convite de graça e salvação que Deus oferece a cada geração. No tempo do fim, esse convite se torna ainda mais urgente e desafiador. À medida que as crises sociais se intensificam, a destruição do meio ambiente se acelera e o amor se esfria no coração da humanidade, o chamado divino apresenta a última mensagem de misericórdia ao mundo iludido com o progresso que se avizinha do caos.

Com o propósito de proclamar essa mensagem de alerta, a Igreja Adventista na América do Sul, em parceria com a CPB, acaba de lançar o livro O Último Convite (80 p.), que será distribuído gratuitamente em oito países sul-americanos em 2022 e que também estará disponível on-line. A obra é uma versão condensada do livro The Final Hope: Three Messages for an Anxious World (Review and Herald, 2021, 98 p.), de Clifford Goldstein, o qual terá distribuição global.

De família judaica, Clifford foi um agnóstico que abraçou a fé por influência da leitura do livro O Grande Conflito, de Ellen White. Essa mensagem o alcançou em uma loja de alimentos saudáveis, na ­Flórida (EUA), no exato momento em que ele começava a dar seus primeiros passos no espiritualismo. Ao tomar consciência da batalha cósmica entre as forças do bem e do mal, Clifford trocou todas as dúvidas pela certeza do amor de Deus. Ele escolheu estar do lado vitorioso do conflito. Tornou-se pastor adventista, autor de diversos livros em defesa da fé e editor da Lição da Escola Sabatina.

Em O Último Convite, o autor apresenta o evangelho eterno como a verdade presente para o tempo do fim. Com base em Apocalipse 14:6-12, ele constrói uma argumentação racional e muito sólida reafirmando em linguagem atual a compreensão adventista sobre os eventos que antecedem a volta de Cristo. Enquanto teólogos de longa tradição adventista lançam dúvidas sobre o cenário do fim apresentado profeticamente por Ellen White já no século 19, ­Clifford demonstra que nunca é sábio tentar reescrever as predições divinas. Em um momento como este, ele demonstra que, mais do que nunca, é necessário apoiar os pés na sólida plataforma da verdade e olhar com esperança para a ­redenção que se aproxima.

Clifford também demonstra ao leitor que o evangelho eterno não é uma canção feita para embalar os sonhos de consumo de uma sociedade que se lembra de Deus só para reclamar dos problemas ou pedir prosperidade. A mesma boa-nova que anuncia a salvação ao pecador arrependido revela ao impenitente que haverá uma prestação de contas, na qual nenhuma injustiça será ­deixada de lado. Portanto, o evangelho proclamado nesta hora do juízo ecoa a pregação de João Batista (Lc 3:3-20), representando um convite final para o arrependimento, a confissão dos pecados e a reparação dos males cometidos.

TRECHO

“Embora o Apocalipse nos diga o que vai ocorrer, não explica como. Se, porém, a pandemia da covid-19 nos ensinou alguma coisa, é que o nosso mundo – o planeta inteiro – pode mudar, de forma drástica, rápida e perigosa” (p. 76)

GUILHERME SILVA é pastor, jornalista e editor de livros na CPB

(Resenha publicada na Revista Adventista de agosto de 2021)

Para o download do livro acesse: adventistas.org ou clique aqui: Baixar


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram


Postagem Anterior Próxima Postagem