Diálogos Cristãos

Vamos promover diálogos Cristãos? Vamos ouvir a todos?

Se Jesus é o padrão para os Cristãos, então a sua forma de dialogar precisa, também, ser o nosso paradigma para o assunto.

Jesus teve a vida marcada pelo diálogo com todo tipo de gente. Ele dialogou com autoridade políticas, com cobradores de impostos, com prostitutas, com fariseus, com gente respeitada e gente rejeitada. Em todos esses diálogos, algumas características são comuns.

1- Os diálogos de Jesus sempre tinham objetivo Evangelístico. Jesus nunca dialogou “apenas para conhecer o diferente”. Quando ele conversava com alguém era para mostrar o evangelho de salvação.

2- Os diálogos de Jesus eram pautados pela verdade. Jesus até ouvia as pessoas com seus erros, mas nunca permitia que o preponderante da conversa fosse o erro. O chão sobre o qual as conversas de Cristo se desenvolviam era a Verdade divina.

3- Os diálogos de Jesus eram ancorados na verdade. Não importava que tipo de erro fosse exposto pelo interlocutor, Cristo sempre apresentava a verdade bíblica. Essa era a âncora da conversa.

4- Jesus não admitia um diálogo no qual a mentira e o erro prevalecessem. Muitas vezes, como no caso do diálogo com Nicodemos, Jesus cortou o assunto para ir direto ao ponto: a Verdade.

Aqueles que se arrogam cristãos deveriam seguir o padrão de diálogo de Cristo.

No “dialogo” acontecido há alguns dias entre uma feminista militante declarada e alguns professos cristãos-feministas semi-declarados, não se viu nenhum dos elementos dos diálogos de Cristo. Pelo contrário, o tom era de admiração pelo “intelecto” que proferiu absurdos contra Deus.

Na verdade, não foi diálogo, foi monólogo. Não foi cristão, foi anti-cristão, ridicularizando Deus e sua Palavra e sem nenhuma intervenção contrária de quem se declarava como cristão ali.

A referida live foi apenas uma amostra da forma de “diálogo” que alguns escolhem exercer.

Se somos cristãos mesmo, nunca deixaremos a mentira prevalecer e nem seremos instrumentos de propagação de abominações contra Deus.

O diálogo é algo necessário, mas só é realmente produtivo quando segue os padrões de Cristo.

Pr. Felipe Amorim (instagram)

Veja também: 

O perigo das ideologias e o abandono da Bíblia

Feminismo vs. Cristianismo

ALERTA: A falsa aurora

Nem um i ou um til

Postagem Anterior Próxima Postagem