Cristocentricidade ideológica


Infelizmente, a mercantilização e ideologização da religião tem colocado Cristo como mais um produto em exposição na prateleira do self-service religioso. Wayne Meeks afirmou:

“Como uma marca de xampu promete uma solução para o cabelo crespo, uma marca de detergente a solução para uma roupa amarelada, um novo modelo de carro a resposta para a solidão e (indiretamente) desejo sexual, então Jesus é a resposta para qualquer coisa que você deseje. Sem dúvida Jesus se transformou no que quer que você deseje, uma marca que serve para tudo, uma resposta para todas as necessidades, desejos, fantasias e especulações” (2007, p. 10).

Neste sentido, quando se fala em “cristocentricidade” é fundamental explicar o que se quer dizer com esse termo, o que se pretende com esse conceito.

Não podemos negar que Cristo é o centro do Texto, sendo seu Significado e Significante.

Todavia, George Gunn (2013, p. 1) nos alerta para o fato de que a prática excessiva e descuidada de interpretação cristocêntrica entre os reformadores levou-os, por exemplo, a extremos verificados nas interpretações tipológica e alegórica. Nesses surtos teológicos, o símbolo superou a Essência; a foto superou a Pessoa.

O que fazer?

É verdade que “a enormidade da vida de Jesus fala-nos ainda hoje” (Flusser, 1997, p. 23). Mas é também verdade que desvincular Sua vida e obras de toda a Escritura é um enorme perigo. Afinal, toda a Escritura — AT e NT — testifica de Jesus; mas isso parece ser frequentemente negligenciado (Williams, 2012, p. 9).

Cristo é o Centro do Texto e de nossa vida; ler e estudar TODO o cânon fortalece nosso conhecimento pleno Dele.

BIBLIOGRAFIA

FLUSSER, D.; NOTLEY, R. S. Jesus. Jerusalem: Magnes Press, 1997.

GUNN, G. The Christocentric Principle of Hermeneutics and Luke 24:27. 2013.

MEEKS, W. A. Cristo É a Questão. São Paulo: Paulus, 2007.

WILLIAMS, M. How to read the Bible through the Jesus lens: a guide to christ- focused reading of scripture. Grand Rapids: Zondervan, 2012. 

Pr. Adolfo S. Suárez (Instagram)

Postagem Anterior Próxima Postagem