Ovo | E o colesterol?

POST PERGUNTA & RESPOSTA: ESTUDOS TÊM MOSTRADO QUE O COLESTEROL DO OVO NÃO É PREJUDICIAL À SAÚDE. SEU CONSUMO ESTÁ ENTÃO LIBERADO?


NÃO... o consumo NÃO está liberado!

Segundo o FDA americano, um alimento só pode ser considerado "saudável" quando apresenta: um baixo nível de gordura saturada e contém 90 mg ou menos de colesterol em cada porção. O ovo NÃO passa em nenhum desses dois critérios:

* Uma gema contém 5 g de gordura. 58% da gema é pura gordura; sendo mais de 30% saturada;

* Uma gema contém 213 mg de colesterol-- mais do que você encontra em um bife.

** O ovo é a fonte mais concentrada de gordura saturada e colesterol do planeta!

Estudos que mostram que o colesterol do ovo não  é prejudicial foram feitos com pessoas que já apresentavam um nível de colesterol de 230 a 240  que, na realidade, é a média nos EUA. Nesta situação, acrescentar vários ovos numa semana não altera muito o quadro.

Além disso, para contornar resultados "inconvenientes" para a indústria de ovos, os níveis de colesterol nesses estudos são medidos pela manhã, em jejum, 7 a 8 horas após a última refeição. Os níveis de LDL ou colesterol ruim em jejum, tem pouco a ver com a refeição do dia anterior! 

No entanto, o colesterol do ovo causa sérios danos no chamado estado pós-prandial, ou seja, no período de algumas horas após cada refeição. Exemplos de danos: aumento do estresse oxidativo das células; inflamação vascular; efeitos negativos na membrana que reveste vasos sanguíneos e câmaras do coração e aumento de até 40% na oxidação do colesterol do LDL. O colesterol do ovo também torna os efeitos prejudiciais da gordura saturada ainda piores!

É no período pós-prandial ou em estado pós-refeição que o consumo de ovos faz uma grande diferença e asssocia-se com várias doenças. * Felizmente, um embasamento científico sólido mostra essa realidade -- convenientemente não mostrada por alguns estudos!

Instagram Marcia Lobo Vidoto: https://www.instagram.com/p/COc1gnDDAyb/

🚩 COMPARTILHE este post e espalhe saúde! 

#saudenuaecrua  #saude  #ovo


Por Prof. Carlos Henrique

Naturólogo Clínico

Grupo de Alimentação Saudável no telegram: t.me/carlosnaturologo

Postagem Anterior Próxima Postagem