Elias Azevedo: mais um pioneiro descansa no Senhor

Pastor e compositor, ele dedicou a vida para pregar e louvar a Deus

elias

Faleceu hoje, com 87 anos, um grande homem de Deus: o pastor Elias Reis de Azevedo. Conheci pessoalmente o pastor Elias cerca de 20 anos atrás, quando ele estava em busca de um roteirista para o vídeo que estava produzindo sobre a criação bíblica (veja os vídeos abaixo). Um amigo em comum, o ilustrador João Luiz Cardoso, me apresentou ao pastor e nasceu ali uma grande amizade. De vez em quando, o pastor Elias me ligava para bater papo, e conversávamos sobre profecias, música, desafios, etc. Ele sempre dizia, assim que eu atendia ao telefone: “Hora de oxigenar o cérebro.” E era mesmo. Aqueles minutos de boa proza com aquele homem de Deus sempre de bom humor eram realmente muito preciosos. Elias gostava de contar histórias engraçadas, mas não deixava de ser sério quando o assunto era a obra de Deus e a igreja que ele tanto amou. Dedicou-se especialmente ao ministério da música e manifestava preocupação com os rumos da música sacra dentro e fora do adventismo. Conversamos muitas vezes sobre esse assunto, ocasiões durante as quais o pastor Elias me falava de suas pesquisas e das palestras ministradas incansavelmente por todo o Brasil.

Elias Azevedo foi um pioneiro da música adventista brasileira, tendo fundado o primeiro quarteto evangélico em nosso país, o Harmonia (isso dez anos antes da criação do quarteto Arautos do Rei). Também regeu por mais de duas décadas o Coro Masculino do Unasp-SP. Graduado em Teologia, ele fundou a Gravadora Boa Música (GBM), tendo produzido muito material para crianças e adultos. O hino “Querido Jesus”, do Hinário Adventista, foi composto por ele.

Ele foi casado por 39 anos com a professora e produtora musical Zilda de Azevedo, falecida no ano 2000. “Orei a Deus e pedi que me desse uma moça com as características que a Zilda tinha, e que gostasse de mim e eu dela à primeira vista. Foi assim que aconteceu”, contou certa vez, com saudade do amor de sua vida.

No dia 7 de fevereiro, tive a oportunidade de, juntamente com o pastor Gilson Grüdtner e com Wilson Azevedo (filho), visitar meu amigo Elias no hospital em São Paulo, já um tanto debilitado pelo câncer que lhe tirou a vida, mas com o bom humor e a fé de sempre. Lemos um trecho da Bíblia e oramos, pedindo inclusive o cuidado de Deus sobre as muitas pessoas (entre funcionários, enfermeiros e médicos) que o pastor Elias evangelizou com palavras e literatura.

Sentirei falta das “ligações oxigenadoras” do meu amigo, e aguardarei com esperança o dia em que o reencontrarei ao lado de sua amada Zilda, que não tive o privilégio de conhecer aqui. Sinto muita saudade de gigantes espirituais que marcaram minha vida, como Geraldo MarskiOrlando RitterRubens LessaAnísio Chagas, e agora Elias Azevedo.

Venha logo o dia do reencontro!

Michelson Borges

“O amor é capaz de tudo. Quando somos sinceros e servimos ao outro, demonstramos um grande ato de amor. Devemos tratar bem os outros sem esperar nada em troca, e sem discriminação, pois não sabemos por quanto tempo estaremos vivos.” Elias Reis de Azevedo

Postagem Anterior Próxima Postagem