Reavivados por Sua Palavra | Salmos 93

 

Leitura da Bíblia


Um Capítulo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas!


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges 


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilacio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

O Deus eterno quer nos fazer ETERNOS


“O Teu trono está firme desde a antiguidade; Tu és desde a eternidade.” Salmo 93:2

O Salmo 93 traz uma mensagem poderosa e reconfortante sobre o reinado de Deus, tanto no macrocosmo, representado pelo Universo, quanto no microcosmo, simbolizando o coração de cada indivíduo. O salmista nos lembra que, apesar das incertezas e turbulências do mundo, o Senhor é soberano e reina com poder e majestade. Essa verdade é uma âncora para nossa fé e esperança, especialmente quando nos deparamos com situações difíceis e desafiadoras.

Deus não é apenas um rei distante e inacessível, mas também é um amigo e confidente, que deseja reinar em nosso coração. Ele anseia por estabelecer um relacionamento pessoal conosco, para que possamos experimentar a paz e a segurança que vêm de sua presença. Quando permitimos que o Senhor reine em nosso coração, encontramos significado e propósito, e somos capacitados a viver de acordo com Seus mandamentos e princípios.

O salmista ressalta que o trono de Deus é eterno, e sua intenção é conceder-nos a vida eterna. Essa perspectiva transcende as limitações temporais da vida terrena e nos convida a olhar além do presente, com a certeza de que nossa existência está conectada à eternidade.

As ondas do mar podem simbolizar os desafios e tempestades que enfrentamos na vida. No entanto, o poder de Deus é infinitamente maior do que qualquer adversidade que possamos encontrar. Ele é nossa rocha sólida, nosso refúgio seguro em meio às provações e tribulações.

Promessa: O trono de Deus é eterno, mas Ele quer reinar no coração das pessoas e torná-las eternas.

Comentário Blog Associação Geral

 A celebração da majestade e do poder de Deus é expressa através da descrição de Seu reinado, revestida de majestade e armada de força! Seu trono foi estabelecido desde a eternidade e não será movido!

No entanto, não ficou sem oposição! Os mares, os povos da terra e as potências mundiais que se opuseram ao Seu domínio levantaram sua voz, mas sem sucesso. A voz de Deus através do trovão abafou a voz deles, Ele continua sendo o Governador do universo através de Sua santidade.

O que pode trazer medo aos ímpios traz segurança ao Seu povo. Como a casa do Senhor está cheia de santidade, a ordem do Senhor é certa. O grande ser e caráter de Deus – Seu poder, soberania, força e santidade – são Seus eternamente.

Larry D. Marsh

Professor aposentado, Estado de Washington, EUA 

Reflexão - Heber Toth Armí

SALMO 93 – Em nossa insignificância e pequenez podemos olhar com fé para o alto e contemplar a grandiosidade e a majestade de um Deus todo poderoso. Deus é Deus, é o Criador e Governador do Universo.

Há muita teologia neste Salmo, “o argumento central do salmo se encontra nas palavras iniciais: Reina o Senhor. Ele está intimamente no controle de todas as coisas. Firmou e sustenta o mundo (e tudo o que nele há), de modo que não vacila. Não criou o Universo e depois o abandonou para funcionar sozinho. Controla todas as forças naturais que afetam nossa existência” (Comentário Bíblico Africano).

• Deus é majestoso, assim Ele é e assim Ele Se revela (v. 1);
• Deus nunca foi coroado ou entronizado, Seu trono está firmado deste a eternidade, como eterno Ele é (v. 2);
• Deus é mais poderoso que poderes das muitas águas, Sua força é incomparável (vs. 3-4);
• Deus tem princípios imutáveis e orientações sólidas dos quais nos satisfaremos se os praticarmos com sabedoria (v. 5);
• Deus é santo e eterno e todo pecador que a Ele se render experimentará santidade e eternidade em sua existência (v. 5).

“O Senhor poderia ter apenas exibido a Sua justiça, santidade e terrível poder em Seus tratos com o homem caído. Porém, agradou-Lhe mostrar as riquezas de Sua misericórdia e o poder de Sua graça renovadora. Nesta grande obra, o Pai deu todo o Seu poder o Seu Filho, o Senhor do Céu que fez a expiação de nossos pecados. Não somente é capaz de perdoar, mas também de livrar e proteger a todos os que confiam nEle. A Sua Palavra já foi dada, e todos os santos podem confiar nela. Tudo o que foi anunciado a respeito do reino do Messias se cumprirá no devido tempo” (Mathew Henry).

O reino de Deus está acessível ao pecador desde que Jesus demonstrou-Se Salvador morrendo numa cruz. Desta forma, “todo o Seu povo deve ser rigorosamente puro. A Igreja é uma casa santa, limpa de todo o pecado e dedicada ao Seu serviço. Onde há pureza haverá paz. Que todos avaliem cuidadosamente se este reino está estabelecido em seus corações” (Henry).

Deus quer atrair súditos do reino do pecado para Seu reino. Quem se dispõe? 

 

Comentário Rosana Barros

Firmado o mundo em seu lugar no Universo, o Criador deixou na Terra a assinatura inconfundível de Sua existência, majestade e poder. Mesmo após a entrada do pecado, Seus atributos divinos podem ser “percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm.1:20), o que faz da natureza um dos livros do Céu, da ciência da verdadeira educação. Contemplar as obras de Deus deve compor a nossa comunhão diária como parte integrante dela. Foi assim que Jesus passou os Seus dias na Terra, deixando-nos perfeito exemplo.

O céu com sua singular pintura matinal ou com as variadas cores do pôr do sol, a vegetação com seus tons de verde calmantes, as flores com suas formas, cores, tamanhos e perfumes diversos, os animais, desde a minúscula formiga, até o maior dos mamíferos, cada detalhe da criação revela preciosas lições que o nosso Senhor e Salvador não ignorou. Aquele que “estava no princípio com Deus” (Jo.1:2), extraía das singelas flores do campo ou da menor das sementes o mais elevado conhecimento. E foi ao som do “bramido das águas” e por sobre “os poderosos vagalhões do mar” (v.4) que Seus pés andaram apontando para a fiel promessa de que Ele está conosco nas tempestades da vida e tem o controle de todas as coisas.

As crianças possuem uma aguçada predileção pela simplicidade e pela natureza. Talvez seja por isso que o adulto não tenha a mesma empolgação e atenção de uma criança quando vê uma borboleta, por exemplo. Com o tempo, acabamos perdendo essa percepção que foi tão explorada e valorizada no ministério de Cristo. Então, passamos a ter uma noção equivocada do reino dos Céus como um lugar de formalidades, quando o próprio Jesus o comparou a um alegre jardim de infância: “Deixai vir a Mim os pequeninos, porque dos tais é o reino de Deus” (Lc.18:16).

Precisamos receber as boas-novas do reino de Deus com a alegria e simplicidade de uma criança, ou jamais entraremos nele. Foi justamente esta mensagem que impactou o culto e obediente jovem rico. Mas sua impecável vida piedosa não era suficiente. Ele precisava negar o seu próprio eu a fim de desfrutar da alegria de seguir a Jesus. Foi-lhe dito: “Uma coisa ainda te falta” (Lc.18:22). O que falta ainda em nossa vida para que possamos, de fato, seguir as pegadas de Cristo? Não confundam ser criança com ser imaturo. Não foi isso que Jesus quis dizer. Além de simples e humilde, a criança também é dependente, e é essa dependência que nos leva para mais perto de Deus e de Sua vontade.

O nosso Criador também é o nosso Pai que deseja nos levar de volta para casa. Se confessarmos diariamente: “Reina o Senhor” (v.1) em minha vida, então desfrutaremos de Suas fidelíssimas promessas como uma criança desfruta das dádivas paternas. A nossa alegria estará em sermos, pela graça de Deus, santos como Ele é santo (1Pe.1:15-16) e em aguardar e apressar a vinda do nosso Rei e Senhor (2Pe.3:12). Que Ele nos encontre como Suas crianças que não veem a hora de receber o presente eterno. Vigiemos e oremos! 

Comentários Selecionados

 Salmo de entronização (como o Sl 47), que retrata Deus assentado no trono após a vitória sobre forças malignas, simbolizadas pelo mar revolto. Um título da Septuaginta relaciona este salmo ao sábado, pois fala da criação. Na liturgia judaica clássica e posterior, era recitado às sextas-feiras à noite, na véspera do sábado. Bíblia de Estudo Andrews.

A tradição judaica diz que os próximos sete salmos (93-99) antecipavam algumas palavras do Messias. Crê-se que o Salmo 93 foi usado nos serviços do templo após o cativeiro e talvez tenha sido escrito durante a invasão de Senaqueribe (2Rs 18.13-19.37). Life Application Study Bible Kingsway.

1,2 O governo do Senhor, por meio do qual a ordem criada tem ficado segura, e se manterá assim por todas as eras, é desde a eternidade (Gn 1.1). Embora Israel como nação tenha chegado tarde no cenário, seu Deus tem sido Rei desde antes da criação do mundo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O SENHOR reina (NVI).A verdade suprema e o primeiro artigo do credo de Israel (v. 96.10; 97:1; 99:1; v. tb Zc 14.9 e nota). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Tu és desde a eternidade. Deus não teve começo; Ele não foi criado. Este conceito do reinado eterno de Deus faz agudo contraste com a teologia da Mesopotâmia e de Canaã. Naquelas regiões próximas de Israel, o poder dos deuses variava de acordo com as mudanças na arena política. Bíblia de Genebra.

3, 4 Forças do mal mais poderosas que o mar revolto se levantam contra Deus – imagens de poderes caóticos tentando derrubá-Lo; mas o Senhor consegue manter o controle, e as forças rebeldes são derrotadas [A maior vitória do Senhor foi na cruz, através do amor de Jesus]. O Senhor altíssimo é o grande Rei. Bíblia de Estudo Andrews.

Levantam os rios (ARA). As inundações são um símbolo antigo das forças do caos e da maldade. Ver notas em 18.4, 15). Bíblia de Genebra.

águas (NVI). Implicitamente, simboliza tudo o que se opõe à vinda do reino do Senhor (v. 65.6; 74.13, 14 e notas). Bíblia de Estudo NVI Vida.

testemunhos (ARA; NVI: “mandamentos”). Aquele cuja soberania tem deixado em segurança o mundo também tem dado ao Seu povo diretrizes estáveis e fidedignas (v. 19.7) – que devem ser respeitadas (v. 95.8-11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Deus reina firmemente, adornado em santidade,; Seu reino é estabelecido, portanto, Sua lei também permanece firme. Bíblia de Estudo Andrews.

A estabilidade e a ordem que existem, por causa do reinado eterno de Deus, são compartilhadas com a humanidade através da lei revelada. Bíblia de Genebra.

A chave do reino eterno de Deus é a Sua santidade. A glória de Deus é vista não apenas em Sua força, mas também em Seu perfeito caráter moral. Deus nunca fará nada que não seja moralmente perfeito. Isso nos assegura que podemos confiar nEle, mas coloca uma exigência sobre nós. Nosso desejo de ser santo (dedicado a Deus e moralmente limpo) é a nossa única resposta adequada. Nunca devemos usar meios profanos para alcançar um objetivo sagrado, porque Deus diz: “Sede santos porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Levítico 19: 1, 2). Life Application Study Bible Kingsway.

Sua casa. O templo terrestre do Senhor – mas também o templo eterno nos céus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

ornamento perpétuo. Qualifica tanto os mandamentos quanto a santidade. Bíblia de Estudo NVI Vida. 


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem