Reavivados por Sua Palavra | Salmos 92

 

Leitura da Bíblia


Um Capítulo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas!


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges 


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilacio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

De onde você é?


“Dentre jornada.

Comentário Blog Associação Geral

 “Este é o único salmo listado como sendo para o sábado.

Louvar faz bem – para Deus e para nós. Às vezes, podemos não gostar de louvar, mas Deus sabe que quando louvamos e cantamos, isso nos leva a um lugar de amor todo abrangente. Isso nos leva à Sua presença.

Começar o dia agradecendo a Deus pelo que está à frente e depois terminar olhando para Sua fidelidade nos mantém conscientes. Quando olhamos ao redor tudo o que Deus fez e está fazendo, temos que admitir que isso nos alegra. Davi, quando jovem, sabia como Deus havia liderado a Israel no passado, o havia protegido enquanto pastoreava, e sabia que Deus resgataria Israel de Golias e dos filisteus. Ele estava “olhando” para Deus. Deus era real para ele.

Os justos em Cristo florescerão como uma palmeira. No Oriente, as folhas dessa árvore (a rainha das árvores) eram usadas para celebrar a vitória. Seremos plantados onde Deus vive e permaneceremos frescos e verdes, enquanto continuamos agradecidos e fiéis.

Essa foi a experiência comprovada e confiante do salmista. Deus obtém a glória e obtemos o benefício da vitória. Que suas orações sejam louvores e seus louvores sejam orações.

Sietie Heslop
Professora de matemática

Ensino Médio Adventista dos Grandes Lagos, Cedar Lake, Michigan, EUA 

Reflexão - Heber Toth Armí

SALMO 92 – Celebrar é a atitude de todo aquele que reconhece quão importante é conhecer a Deus e tê-lo como Senhor de Sua vida.

Reflita:

• Adorar ao Senhor, anunciar Seu caráter dia e noite, sem ou com instrumentos musicais, são ações naturais de quem se rende e se submete ao Deus vivo e verdadeiro (vs. 1-3).
• Há diversas razões para celebrar a Deus e testemunhar de Seus feitos; aqueles que possuem discernimento e reconhecem as obras de Suas mãos no mundo, proclamarão aos quatro ventos Suas obras e Seus pensamentos com convicção (vs. 4-8).
• Deus tem inimigos, estes são praticantes da iniquidade, os quais recebem da bondade de Deus, mas por rejeitá-lO, passarão pela vida, mas perecerão eternamente (v. 9).
• Os súditos de Deus enfrentam desafios, oposições e até ameaças, mas quem confia em Deus e conhece Seus planos, não se entregam ao medo nem reagem dominados pelos mal (vs. 10-11).
• Os justos sabem o que Deus promete fazer com eles, e confiam o futuro nas mãos divinas, crentes que segurança e sucesso os acompanharão (v. 12).
• A resistência dos servos de Deus é como as grandes árvores ao redor da Casa de Deus, que além de ornamentar e embelezar, produzem seus frutos para honrar, glorificar e exaltar a Deus (vs. 13-15).

O Salmo em questão, utilizado pelos judeus para o dia de sábado, é um hino de adoração ao Altíssimo, que alegra a vida do salvo durante a semana e opera grandes feitos em prol de sua felicidade.

O Salmo é uma canção de gratidão que pode ser utilizado ainda hoje ao pôr-do-sol para ser lido em família por tantas maravilhas que Deus opera em nossa vida.

O Salmo também nos oferece um contraste entre a vida presente, fútil e problemática do ímpio com a vida segura, abençoada e próspera do justo.

1. Enquanto os justos encontram inúmeros motivos para louvar, adorar e exaltar o nome de Deus de diversas formas os pecadores arrogantes não conseguem compreender a grandeza da natureza nem a beleza dos pensamentos de Deus revelados em Sua Palavra.
2. Enquanto os ímpios se apegam apenas a esta vida efêmera, sem sentido e vazia, os justos crescerão e frutificarão para proclamar a força, a retidão e a justiça divina.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí. 

 

Comentário Rosana Barros

Agradecer nem sempre é uma prática tão comum quanto pedir. Na verdade, pedimos muito e agradecemos pouco. E, geralmente, pedimos o que queremos e não o que precisamos. Os nossos desejos são alimentados para saciar a nossa própria vontade e a nossa ansiedade por conquistas pessoais. Não é errado ter sonhos e ir em busca deles. O erro está em colocá-los acima dos sonhos de Deus para a nossa vida.

No verso quatro, o salmista fez uma declaração a respeito disso: “Pois me alegraste, Senhor, com os Teus feitos, exultarei nas obras das Tuas mãos”. Percebem, amados? A verdadeira gratidão brota de um coração que compreende que a vontade de Deus é sempre a melhor. Já “o inepto não compreende e o estulto não percebe isto” (v.6). Ou seja, aquele que procura somente os seus próprios interesses, que não busca andar no centro da vontade divina, jamais irá compreender as obras grandiosas de Deus, e, consequentemente, nunca compreenderá o valor e a alegria que emanam da gratidão por viver os propósitos divinos.

Sendo um Salmo sabático, ele também revela o cuidado paterno de Deus em estabelecer um tempo especial de gratidão e de louvor para que Seus filhos O reconheçam, a cada manhã e a cada noite (v.2), como o Criador de todas as coisas. O sábado foi feito para nos deleitarmos na presença do Altíssimo e nEle encontrarmos o descanso que nos proporciona a plena união com Ele e uns com os outros. O sábado é uma bênção que gera bênçãos, e uma escola de gratidão semanal, como disse o Senhor através do Seu profeta:

“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da Terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse” (Is.58:13-14).

A gratidão nos faz exercitar, além de outras coisas, a confiança em um Deus que é reto e justo (v.15), a ponto de encontrarmos alegria e satisfação mesmo em meio à perseguição (v.11). Viver “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12:2), ainda que seja um desafio diante de nossa natureza carnal egoísta, sempre será a melhor decisão a ser tomada. Não troque o florescimento eterno (v.12) pelo que é terreno e passageiro. Este pode até aparentar ser um lindo jardim, mas o seu final será a destruição eterna (v.7). Apeguem-se ao Senhor e na sabedoria da Sua vontade, e serás bem-sucedidos em florescer “nos átrios do nosso Deus” (v.13). Bendito seja o Senhor, cuja vontade é a nossa salvação! “Ele é a minha rocha, e nEle não há injustiça” (v.15). Vigiemos e oremos! 

Comentários Selecionados

O Salmo 92 é um hino litúrgico que celebra a destruição do mal e a felicidade e o triunfo dos fiéis filhos de Deus. O salmo foi inspirado na comunhão do poeta com o criador num dia de sábado e sua observação do poder de Deus na natureza (ver DTN, 281, 282). … Com relação ao sábado, é bom que voltemos os olhos das perplexas questões do mundo para o mundo eterno, acima de toda dúvida e perplexidade. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 948.

Para o dia de sábado [título]. Na liturgia pós-exílica, este salmo passou a ser cantado na hora do sacrifício matutino no sábado. (O restante da escala semanal era: primeiro dia, Sl 24; segundo dia, Sl 48; terceiro dia, Sl 82; quarto dia, Sl 94; quinto dia, Sl 81; sexto dia, Sl 93.) Bíblia de Estudo NVI Vida.

Bom. Orações e hinos de gratidão e louvor são bons: espiritualmente, porque é o sacrifício que devemos a Deus; emocionalmente, porque fortalece nosso coração; praticamente porque leva outras pessoas a ter a comunhão com Deus, que é a realidade eterna. Bíblia Shedd.

Cantar louvores. O louvor é especialmente apropriado no dia de sábado (ver Ed, 251). CBASD, vol. 3, p. 948.

Esse salmo era cantado na casa do santuário no sábado, no dia do descanso instituído para rememorar o trabalho da criação e o repouso de Deus depois dele. O sábado deve não apenas ser um dia de descanso santo, mas também de obra santa, e o descanso precisa ser vivido de modo a realizar a obra. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

Quando a expressão de agradecimentos a Deus [thanksgiving, no original] se torna uma parte integral de sua vida, você verá que sua atitude em relação à vida mudará. Você se tornará mais positivo, amável, amoroso e humilde. Life Application Study Bible Kingsway.

Como a erva.Símbolo bíblico para o que hoje aparece e amanhã não existe mais (Is 40.66). É passageira tal como o mundo (cf 1 Jo 2.17). Bíblia Shedd.

O problema que perturbou a Jó (Jó 21:7-21) e que ocorre frequentemente nos salmos (ver Sl 73:2-15) não incomoda o autor deste, que afirmou e logo resolveu a questão: a destruição dos ímpios vem logo após seu triunfo (ver Sl 73:18-20). A destruição dos ímpios vem logo após seu triunfo (ver Sl 73:18-20). A destruição é o resultado natural e inevitável da perversidade. CBASD, vol. 3, p. 949.

És o altíssimo. Deus, não afetado pela prosperidade ou decadência do ímpio, permanece entronizado nas alturas (ver Ed, 173, CBV, 417). CBASD, vol. 3, p. 949.

12 Palmeira. A palmeira era famosa pela capacidade de continuar verde ao longo do inverno e do verão (ver Ct 7:8; Jr 10:5). Observe o contraste com os v. 7, 9 e 11. CBASD, vol. 3, p. 949.

Palmeiras são conhecidas pela sua longa vida. Florescer como palmeiras significa se manter alta e ter longa vida. Life Application Study Bivble Kingsway.

13 plantados na casa do SENHOR. Embora “os ímpios brotem como a erva”, é certeira a sua destruição (cf. v. 7). Mas os justos estão plantados num lugar seguro (v. Sl 91) e por isso o vigor da sua juventude ainda continua na velhice, e se regozijam na justa discriminação que Deus faz a seu favor (cf. v. 15). Bíblia de Estudo NVI Vida.

As árvores da justiça não crescem espontaneamente. Elas são plantadas, não em solo comum, mas na casa do Senhor. Diz-que as árvores divinas são plantadas em Sua casa porque é da Sua graça, Palavra e Espírito que elas recebem toda seiva e virtude que as mantém vivas e as faz frutificar. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

14 Na velhice. Os justos continuarão a ser frutíferos e glorificarão a Deus mediante suas boas obras. Os anos de aposentadoria podem ser os mais produtivos. CBASD, vol. 3, p. 949.

15 Para anunciar. O fato de que a velhice dos justos é feliz e produtiva prova a fidelidade de Deus e mostra que Ele cumpre Suas promessas. CBASD, vol. 3, p. 949. 


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem