Reavivados por Sua Palavra | Números 27

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

As filhas de Zelofeade



“Dê-nos uma herança entre os parentes de nosso pai.” Números 27:4


O verso 3 mostra mais uma vez que ser filhos de pecadores não determina nosso “destino”. Podemos e devemos servir a Deus, não importa nossa herança. As filhas de Zelofeade tiveram ousadia santa para pedir sua parte na terra, e Deus as atendeu. Quando o motivo é justo, correto e honesto, podemos ser ousados. Diante do pedido delas, Moisés foi consultar o Senhor. Façamos como ele: levemos sempre a Deus nossos assuntos.


Mesmo em face da morte, Moisés se preocupou com o povo, para que ele não ficasse como ovelhas sem pastor. Que caráter! Que semelhança com Jesus! Josué, o sucessor de Moisés, tinha muitas qualidades, mas foi chamado porque era “homem em quem está o Espírito”. O verdadeiro líder religioso deve ter a presença do Espírito na vida. O resto Deus supre. 


Moisés mais uma vez fez tudo como Deus havia ordenado (v. 22). Essa é a forma certa e mais segura de se viver.


Promessa: As filhas de Zelofeade pediram uma herança entre os parentes do pai delas, e foram atendidas, a despeito de a lei civil não as favorecer naquele momento. Façamos o mesmo em relação às moradas eternas: mesmo não tendo direito a elas, peçamos nossa herança ao Pai. Ele nos concederá (Jo 14:1-3).

Comentário


a



Comentário Blog Associação Geral

Maalá, Noá, Hogla, Milca e Tirza, as cinco filhas de Zelofeade, são lembradas como heroínas  defendendo a causa da justiça. No entanto, se pararmos por aí, perderemos muito da história. Quando essas mulheres sem pai apresentaram seu pedido diante dos líderes da congregação, elas não foram ignoradas e dispensadas. Moisés, independente de qual fosse sua opinião pessoal, levou o caso ao Senhor, o verdadeiro herói nesta narrativa.

Deus viu os invisíveis daquela sociedade. Ele conhecia suas circunstâncias – a tristeza, a perda e a dificuldade que haviam enfrentado. Ele ouviu os pedidos daqueles que não tinham voz. Esse Deus atento não apenas entendeu, mas também agiu em favor delas, e em nome daqueles que, nas gerações futuras, se encontrariam em circunstâncias semelhantes.

Hoje, para a minha geração, para a sua geração, Ele é o mesmo Deus fiel. Ele vê quando ninguém mais percebe. Ele conhece as profundezas inexploradas do coração. Ele ouve até mesmo os gritos silenciosos. Ele percebe a injustiça. E ele age. Ele é o campeão indiscutível da justiça e da misericórdia em nossas atuais circunstâncias.

Obrigada, Senhor, por ser o herói desta filha também sem pai.

Sharon Szynkowski
Esposa e ajudadora do pastor das igrejas Adventistas do Sétimo Dia de Alpena e Onaway
Michigan, EUA


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Nos últimos dez anos, cerca de 200 templos cristãos fecham por mês na Europa – e, uma das razões, é a falta de discipulado. Falta de sucessores é a trilha para o fracasso de excelentes planos em andamento, seja na família, trabalho ou igreja.
Considere o esboço realizado por R. Dennis Cole do capítulo em análise:

I. Leis sobre herança: As filhas de Zelofeade
1. O caso das filhas de Zelofeade (vs. 1-5);
2. Resolução do caso e princípios derivados do mesmo (vs. 6-11).

II. Josué sucessor de Moisés
1. Recapitulação dos pecados de Moisés (vs. 12-14);
2. Moisés suplica por um novo líder (vs. 15-17);
3. Moisés recebe instruções do Senhor (vs. 18-21);
4. Moisés comissiona Josué (vs. 22-23).

A presença do líder é importante PARA…

PRIMEIRO: Cuidar com maturidade e justiça das questões dos liderados, principalmente dos negligenciados. Na Bíblia, mulheres não são esquecidas. A Bíblia é a Palavra de Deus e Deus não é machista. Mulheres não têm menos direito que homens. Na verdade, os homens devem lutar pelas mulheres, prover condições de paz e segurança a elas. Elas devem ser consideradas valiosas e importantes. Ao reclamar o direito de herança, as filhas de Zelofeade, o qual havia falecido, obtiveram resposta divina que receberiam a herança do pai, nem mais nem menos. Elas buscaram a solução em Moisés, o líder. Eis a importância de ter um líder que conhece bem a Palavra de Deus e é justo e correto.

SEGUNDO: Treinar alguém para ser seu sucessor assim que fechar os olhos para o descanso da morte. Sem discipulado não pode haver sucessores bem treinados; e, sem sucessores bem treinados pode gerar problemas na continuidade dos planos divinos que estão em andamento. Moisés sabia disso e empenhou-se nisso. Assim, quando chegou a hora de dizer adeus, ele já havia treinado um líder: Josué!

Grandes empreendimentos dependem de bons líderes que preparam líderes!

• Pais que não instruem filhos a serem bons pais, verão seus netos em famílias desestruturadas.
• Empresários que não preparam filhos para serem seus sucessores, verão sua empresa quebrar.
• Líderes espirituais que não investem em treinar líderes estão fracassando na função confiada por Deus!

Carecemos de bons líderes! A igreja de Deus seria mais poderosa com eles. Avançaríamos mais…

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentário Rosana Barros

Israel vivia em uma sociedade patriarcal. A genealogia do povo era pelos nomes dos chefes das famílias, bem como o senso era realizado pela contagem dos homens. Além do que, os filhos homens eram detentores do direito de partilha de herança. O relato bíblico de hoje apresenta uma exceção com as filhas de Zelofeade. Filho da tribo de Manassés, Zelofeade não teve filhos homens que dessem continuidade à sua linhagem. Suas filhas, contudo, não ficaram passivas diante da possibilidade de ficarem sem herança e o nome de seu pai cair no esquecimento.

Apesar de ter morrido no deserto, Zelofeade não se aliou “contra o Senhor no grupo de Corá” (v.3). E mesmo não deixando descendência masculina, deixara no meio do povo uma linhagem de mulheres corajosas e decididas, que não temeram apresentar o seu caso diante do santuário, na presença dos líderes e de todo o Israel. Ainda que a lei dada por Deus a Moisés implicasse na transmissão da herança aos filhos homens, aquelas mulheres acreditavam que serviam a um Deus que olharia com justiça para o seu caso. E foi exatamente o que aconteceu. A partir da iniciativa delas, o Senhor ampliou a lei da herança conforme situações diversas.

Depois disso, o Senhor anunciou a morte do idoso líder de Israel. Moisés subiria ao “monte Abarim” (v.12) para avistar Canaã e, logo após ser recolhido, assim como se deu com Arão. Sua rebeldia “no deserto de Zim” (v.14) lhe custara a privação quanto a pôr os pés na terra prometida. Todavia, Moisés não teve particular preocupação. Não ousou questionar a vontade de Deus e nem reclamar os anos de labor do Egito ao deserto. Mas com o coração comovido e apiedado por um povo cujos desígnios eram inconstantes, fez apenas um pedido ao Senhor: que levantasse um novo líder para conduzir a nação ao cumprimento da promessa.

O Senhor, então, designou a Josué, um “homem em quem há o Espírito” (v.18) e ordenou que Moisés lhe impusesse as mãos e o apresentasse perante o sacerdote e perante toda a congregação. Aquele que andara lado a lado com Moisés, que o auxiliava de perto, fora o escolhido de Deus para dar continuidade à liderança de Seu povo. A companhia de Moisés, seu crescimento como líder, seus acertos e erros, sua humildade e compaixão, foram uma verdadeira escola para o recém-eleito chefe. Preciosas lições foram extraídas do dia a dia. Mesmo sem saber, Josué estava sendo preparado para a ousada tarefa de liderar Israel na posse da herança prometida.

O excelente Administrador estabeleceu direitos e deveres diversos tanto a homens quanto a mulheres. Ambos sendo obedientes às instruções divinas, estão a permitir que o Senhor assuma o governo de sua vida e de sua casa. O pedido das filhas de Zelofeade representa o clamor de muitos que têm sido injustiçados e marginalizados frente a situações que estão fora de seu controle. Aquelas mulheres seriam deixadas à margem da pobreza e a família de seu pai desassistida se não tivessem ido ao Senhor em busca de auxílio. E cada caso apresentado diante de Deus com justas intenções é visto pelo “autor e conservador da vida” (v.16) com especial consideração.

Tanto o pedido das filhas de Zelofeade quanto o pedido de Moisés implicavam em continuar a história de uma família e a história de um povo. Precisamos, hoje, tomar posse do espírito daquelas mulheres e do grande líder de Israel para que a história da nossa família continue eternamente, fazendo parte do povo eleito do Senhor que desfrutará da herança eterna. Que, no fim, o Senhor diga a nosso respeito: Eles “falam o que é justo” (v.7). Homens e mulheres, “em quem há o Espírito” do Deus vivo (v.18).

Bom dia, homens e mulheres benditos do Senhor!


      Comentários Selecionados

1 Esta narrativa está dentro do assunto da divisão da terra, cuja legislação segue o segundo censo, no capítulo anterior. […] O 27º capítulo nos ensina: 1) Como solucionar as dificuldades, levando-as a Deus; 2) A beleza do caráter: Moisés não se queixou, preocupando-se comente com o progresso do povo de Israel, vs 12-16; 3) O segredo do poder: o Espírito de Deus, v 18; 4) O líder de Israel tinha de ser um tipo de Cristo, na obra de reger, guiar e cuidar, 17  (Bíblia Shedd).

à porta da tenda da congregação. Sem dúvida, era costume de Moisés, Eleazar e dos príncipes se reunirem à porta do tabernáculo para congregar como um tribunal (Êx 18:25,26). Isso significava que, se fosse necessário, Moisés teria facilidade de se achegar a Deus e consultá-lo (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

No seu próprio pecado. Isto é, em pecados pessoais dos quais todos eram culpados, não um pecado de franco desafio ou negligência voluntária. (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

Tivera uma morte natural dentro daquela geração rebelde que não tivera licença de entrar na Terra Prometida, 14.2-4, 21-23. Não foi executado, 16.26-35  (Bíblia Shedd).

Por que se tiraria o nome de nosso pai…? As moças quiseram preservar a herança e o nome de seu pai,  (Bíblia Shedd).

Na sociedade patriarcal israelita, a herança ocorria através dos homens. Contudo, o falecido Zelofeade havia tido apenas filhas mulheres, que não poderiam, pelo costume vigente, receber nenhuma herança. Assim, seu nome não estaria ligado a nenhuma porção da terra prometida de modo que se mantivesse sua memória viva (comparar Rute 4). Isto significava puni-lo injustamente após a morte. A solução seria que suas filhas pudessem receber sua herança, neste caso (ver tb cap. 36) (Andrews Study Bible).

Essas proteções, bem como a proibição de transferências permanentes de terras de uma família para outra, estavam arraigadas no fato de que Deus era o proprietário supremo da Terra Prometida (Lv 25.23) e que Ele tinha confiado essas terras a todo o seu povo, como uma boa dádiva e uma possessão permanente a ser desfrutada (Lv 25.34; Dt 6:10-12; 8.10-13). As terras não eram simples propriedades privadas a serem transferidas com base nas convenções e acordos humanos. Pelo contrário, simbolizavam a vida com Deus. Bíblia de Genebra.

Moisés levou a causa delas. A decisão do tribunal convocado foi considerada inadequada para resolver o assunto. Como Moisés não queria tomar a decisão sozinho, levou o assunto a Deus, conforme recebera a ordem de fazer em várias ocasiões (Êx 25:22; Nm 7:89) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

[Vemos aqui Deus restaurando o direito das mulheres, corrigindo a noção machista corrente.]

6 Disse o Senhor a Moisés. O contato imediato e direto de Moisés com o próprio Deus é a base da formação de toda a lei dos israelitas; Deus falou claramente ao Seu servo Moisés, boca a boca, 12.8  (Bíblia Shedd).

Falam o que é justo. O Senhor aprovou a causa das filhas de Zelofeade. O caso veio à tona novamente após a entrada em Canaã (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

Certamente, lhes darás. No hebraico, a palavra “lhes” é masculina, referindo-se à descendência em potencial das moças. As filhas eram consideradas representantes dos filhos que esperavam ter (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

Quando alguém morrer. O caso das filhas de Zelofeade abriu um precedente e um estatuto formal foi constituído para solucionar casos semelhantes posteriores (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

Deus disse a Moisés que se um homem morresse sem filhos, sua herança iria para suas filhas (27:8). Mas as filhas somente poderiam conservá-la se se casassem dentro de sua própria tribo, provavelmente para que as linhas territoriais permanecessem intactas (36:5-2). Life Application Study Bible Kingsway.

Se não tiver filha. As disputas entre irmãos, com respeito a questões de propriedades, podem ser causa de grande amargura (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

11 Ao parente mais chegado. Estes deveres e direitos do parente mais próximo são iguais, na lei de vários países. Hoje, porém, a esposa tem a primazia  (Bíblia Shedd).

12 Sobe a este monte Abarim. Como Zelofeade, Moisés não entraria em Canaã. A sua hora de morrer – devido à sua desobediência em Cades (cap. 20) – estava próxima (ver em Deut. 34 o registro de sua morte) (Andrews Study Bible).

Abarim. A palavra ‘Abarim está no plural, e talvez se refira à uma cadeia de montanhas que forma a margem ocidental do planalto moabita. Pisga é outro nome de Abarim ou se refere à seção norte da cordilheira (Dt 32:49; 34:1). O monte Nebo é um cume da seção norte (Dt 32:49; 34:1). Proveniente do verbo “atravessar”, o substantivo significa “vau”, um lugar adequado para atravessar o rio. Por isso, as montanhas eram chamadas de ‘Abarim, literalmente “vaus”, por estarem situadas perto dos vaus do outro lado do rio Jordão, em frente a Jericó (cf. Nm 21:11) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

13 serás recolhido ao teu povo. Ver com. [CBASD] de Gn 15:15; 25:8. A região do Nebo seria o local temporário de seu sepultamento. (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1, p. 1005).

14 Na contenda. No lugar chamado Meribá, “Contenda”, por causa da murmuração do povo, 20.3, e de Moisés, 20.10  (Bíblia Shedd).

fostes rebeldes. Ver Nm 20:1, 12 e 24. O pecado de Moisés e Arão (Nm 20:8-13) é chamado, nesta passagem, de rebelião. (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

15 Disse Moisés. A grandeza de Moisés no exercício da liderança é vista no fato de ele ter se colocado em segundo plano e começado a planejar o futuro do povo de Deus (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

Muitas pessoas querem ser reconhecidas como líderes. Algumas são muito capazes de atingir seus objetivos enquanto que outras cuidam intensamente das pessoas a seus cuidados. Os melhores líderes são tanto orientados a objetivos como orientados a pessoas. Life Application Study Bible Kingsway.

16 autor e conservador de toda vida. Moisés gostava de dar este título a Deus, que pela Sua Graça poupava a um povo que, pelos seus pecados, estava constantemente atraindo sua própria destruição e morte, 16.21-22  (Bíblia Shedd).

17 Saia. As expressões “saia” e “entre” são usadas para denotar as experiências comuns da vida (Dt 28:6; 31:2) Fazer sair e fazer entrar sugerem a relação de um pastor com seu rebanho (Jo 10:3-9) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

Como ovelhas. A Bíblia, muitas vezes, usa esta palavra para descrever o povo de Deus; no Antigo Testamento, Moisés, Davi e depois o próprio Deus são sucessivamente chamados “Pastor de Israel”. No Novo Testamento, a soma destes ensinamentos se resume na pessoa de Jesus Cristo, o Bom Pastor que dá a Sua vida para que as ovelhas pudessem ter a vida em abundância, tanto na terra como nos Céus, Jo 10.1-18  (Bíblia Shedd).

18 homem em quem há o Espírito. Literalmente, “em que é espírito”. A referência aqui é à riqueza de espírito necessária, sob o temor de Deus e o controle do Espírito Santo, o único que pode habilitar o ser humano para as responsabilidades na obra do Senhor. (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1, p. 1005).

Josué possuía valiosa experiência como assistente por longo tempo de Moisés(11:28; Êx 24:13; 33:11)  e como comandante militar (Êx 17:8-13). Mas ter o Espírito era sua mais importante qualificação para liderar o povo de Deus (comparar Núm. 11:16-17, 24-29) porque estava em contato com o divino Rei de Israel e seguiria Sua liderança. Andrews Study Bible.

O substituto de Moisés é indicado por Deus: Josué, por intermédio de quem Deus continuaria a Sua obra, […] Note-se a humildade de Moisés em aceitar a indicação divina, sem pensar em um dos seus próprios filhos  (Bíblia Shedd).

impõe-lhe as mãos. Uma cerimônia de bênção (Gn 48:14) e consagração (Nm 8:10), acompanhada e executada pela orientação e pela sabedoria do Espírito Santo (Dt 34:9). Na igreja cristã, a imposição das mãos no rito da ordenação combina os seguintes três aspectos: bênção, sucessão no cargo e autoridade para ensinar (At 6:6; 13:3; 2Tm 1:6) (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

19 Perante a congregação. A cerimônia devia ter o caráter mais público possível, para que não houvesse questionamento ou dúvida quanto à autoridade de Josué (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

20 Põe sobre ele da tua autoridade. O fato de Moisés haver comissionado a Josué e repartido poder com ele enquanto Moisés ainda estava vivo [a transmissão poderia ter ocorrido após a morte e ressurreição de Moisés] garantiria uma transição tranquila (Andrews Study Bible).

A palavra traduzida por “autoridade” é usada com frequencia para a majestade e o poder reais. Moisés devia começar imediatamente a transmitir um pouco de sua responsabilidade e autoridade para Josué, a fim de que ele começasse a exercê-las junto com o experiente líder.

Para minimizar vácuos de liderança, qualquer um em posição de liderança deveria treinar outros a carregar as responsabilidades que ele ou ela provavelmente deixarão. Quando você tiver a oportunidade, siga o padrão de Moisés: ore, selecione, capacite e comissione. Life Application Study Bible Kingsway.

21 Perante Eleazar. Ao que parece, a autoridade de Josué era, em certos aspectos, menos que a de Moisés. Este recebia conselhos diretamente de Deus, mas Josué devia recorrer ao sumo sacerdote, que seria um mediador entre ele e o Senhor (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 1).

Apesar de não ter a interação face a face, como Moisés tinha (12:8; Deut. 34:10), ele receberia orientação específica através do oráculo sacerdotal do Urim e Tumim (Núm 27:21; comparar com Êx. 28:30) (Andrews Study Bible).

23 lhe deu as suas ordens. Lit. “comandou/encarregou”, isto é, o comissionou (Andrews Study Bible).


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem