Reavivados por Sua Palavra | Gênesis 18

 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 




Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez

RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 

RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior

A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges




Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

Oração e intercessão

“Eu o escolhi para que ordene aos seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo.” Gênesis 18:19

Deus corresponde ao nosso desejo de estar perto Dele. Abraão é um exemplo disso. No verso 3, o patriarca convida Jesus e os anjos para ficar um pouco com a família. No verso 22, é dito que “Abraão ainda permaneceu na presença do Senhor”. Justamente por causa desse desejo de sempre estar perto do Pai é que ele pôde cumprir seu papel de pai (v. 19). Na sociedade patriarcal a família era prioridade, e isso não pode mudar. Mesmo que a cultura e os costumes atuais sejam diferentes, pais e mães devem se esforçar para criar um ambiente verdadeiramente cristão no lar. Devem sempre convidar Jesus e Seus anjos para serem hóspedes ali.

Por ser um homem de oração, Abraão também era um homem de intercessão. Após Jesus ter-lhe comunicado que o impossível aconteceria: o casal idoso teria um filho, quando soube do plano de Deus de destruir Sodoma porque “seu pecado [era] gravíssimo” (v. 20), o patriarca passou a interceder por aquele povo e por seu sobrinho Ló. Certamente seu parente e as filhas dele só foram poupados por causa desses rogos. Amamos a nossa família e oremos sempre por ela.

Promessa: Confiemos sempre em Deus e clamemos pela salvação das pessoas. Certamente teremos muitas surpresas felizes no futuro. 

Arqueologia: Locais de exploração da Idade do Ferro proporcionam muita informação a respeito da sociedade patriarcal. As famílias eram o núcleo e os patriarcas mais velhos tinham a missão de protegê-las, cuidar do bem-estar delas e de sua formação religiosa.

Comentários

Gênesis 18 mostra um Deus que tem prazer em Se relacionar com Seus filhos; em passar tempo com Seus amigos.

Gn 18 – Abraão recebe Deus e os anjos como a velhos amigos. Como está sua amizade com Deus? 

Gn 18:2, 3 – Abraão adorou o Senhor e pediu que Ele não fosse embora. Você se sente feliz na presença do Senhor?

Gn 18:6-8 – Abraão era hospitaleiro e sempre queria agradar a Deus.

Gn 18:10 – Novamente Deus reafirma a promessa de que Sara teria um filho.

Gn 18:12, 13 – Sara “riu por dentro”, mas Deus sonda nosso interior. Nada podemos esconder dEle. Ele sabe tudo a nosso respeito.

Gn 18:14 – “Acaso, para o Senhor [o Criador do Universo] há coisa demasiadamente difícil?”

Gn 18:15 – Ingênua e infantilmente, Sara tentou negar o que Deus já sabia. Ela riu “por dentro”, e Ele também deve ter achado graça de Sua filha. 

Gn 18:17 – Abraão era tão amigo de Deus que o Senhor decidiu revelar-lhe Seu plano de destruir Sodoma. Parece até que estava “provocando” a intercessão... 

Gn 18:19 – Antes de querer ordenar um povo o líder deve ordenar sua casa. Liderança e pastorado começam em casa, nosso primeiro “campo missionário”.

Gn 18:20, 21 – Os pecados de Sodoma e Gomorra se multiplicaram e Deus veio executar juízo pessoalmente.

Gn 18:22 – “Abraão permaneceu ainda na presença do Senhor.” Isso é comunhão.

Gn 18:23, 25 – Abraão sabia que Deus é justo e, com base nesse conhecimento, começou a interceder por Sodoma e Gomorra.

Gn 18:32 – Deus deixou claro que as duas cidades estavam inteiramente corrompidas. Não havia mais “remédio”.

Gn 18:33 - Apenas volte a seus afazeres depois de ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer.


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

É significativa a relevância de Abraão na Bíblia. O Antigo Testamento o menciona 234 vezes; o Novo Testamento o faz, 74 vezes; são 308 menções na Bíblia.

Ele é uma figura importante à fé de todos os fieis. Suas experiências devem influenciar nossa experiência com Deus.

Veja que, neste texto, após 25 anos a promessa feita em Gênesis 12:1-3 ainda não se cumprira. Abraão atingira 99 anos de idade quando visitantes celestiais chegaram a sua casa no calor do dia. Ao serem servidos com coalhada, leite e novilho assado, declararam ao casal idoso:

Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho”.

Sara riu consigo mesma e disse: “Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?”.

A reação divina a essa incredulidade foi teológica – foi dito que Deus não conhece impossibilidades. Na sequência, a promessa foi reavivada e revelada a incredulidade de Sara e seu riso. Mas “Sara teve medo e por isso mentiu: ‘Eu não ri’”.

Então, o ser angelical retrucou: “Não negue, você riu” (Gênesis 18:1-15). Apesar da incredulidade, medo e mentira, mesmo assim a promessa se cumpriria no próximo ano em Sara.

Após esse incidente, o assunto direciona-se para as iníquas cidades de Sodoma e Gomorra (Gênesis 18:16-33).

• Embora Deus prometesse não mais destruir os amantes do pecado com Dilúvio (Gênesis 9), Ele não permitiria que o pecado se desenvolvesse a tal ponto de comprometer a existência do bem.

• Embora Deus seja extremamente paciente com nossas falhas (como a de Sara), quando o mal passa dos limites, Ele toma providências (como no caso de Sodoma e Gomorra). Contudo, Deus não agirá sem antes avisar (Amós 3:7). Avisou sobre o Dilúvio (2 Pedro 2:5), três seres celestiais avisam sobre Sodoma e Gomorra.

Deus é paciente com nossos erros, mas intolerante com a imoralidade desenfreada. Quando necessário, Ele toma providências; logo será a vez de nossa sociedade!

No processo de resolver o problema do pecado, a idosa Isabel (estéril como Sara), e a jovenzinha Maria (solteira), receberam a visita do anjo de Deus garantindo que cada uma delas seria mãe. Nesse contexto, novamente foi dito: “Pois nada é impossível para Deus” (Lucas 1:37).

Assimile essa verdade ao teu coração! 

Fontehttps://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentários Selecionados

1 No maior calor do dia. A hora em que os viajantes procuram sombra e descanso (Bíblia de Genebra).

2 Três homens. O Senhor e dois anjos (vs 1, 13, 19.1). Admoestação neotestamentária [do Novo Testamento] para se mostrar hospitalidade (Hb 13.2) é baseada nos incidentes dos caps. 18-19 (Bíblia de Genebra).

Correu ao seu encontro. Hospitalidade é um valor nas culturas do Velho Testamento, assim como em muitas culturas orientais. Pessoas correndo para encontrar pessoas  aparecem em outros lugares da Bíblia (29:13, 33:4; Luc. 15:20), mas Abraão curvou-se até o solo. O termo hebraico usado aqui é também usado para indicar adoração quando Deus é o objeto (Gên. 24:26; Êx. 20:5) (Andrews Study Bible).

Observando o costume de hospitalidade do antigo oriente Próximo, Abraão tipifica o gracioso anfitrião e se coloca ao inteiro dispor de seus convidados. Seu comportamento contrasta com a imoralidade dos sodomitas (19.4-5) (Bíblia de Genebra).

4 Lavai os pés. Uma vez que as sandálias de couro eram os únicos calçados usados então, tornara-se uma exigência de boas maneiras que algum servo da casa corresse a lavar os pés ao hóspede ou oferecesse água para que este o fizesse. Era ainda esta a maneira de proceder nos dias de Cristo (cf 2 Cr 20.7; Is 41.8; Tg 2.23)  (Bíblia Shedd).

11 Já lhe havia cessado o costume das mulheres. Lit. “Sara não mais experimentou o ciclo das mulheres”. Seu corpo não era mais apto à concepção [havia passado a menopausa] (Hb 11.11-12; Rm 4.19) (Bíblia de Genebra).

12-13 O riso de Sara faz paralelo com o riso de Abraão em 17:17,  (Andrews Study Bible).

14 Para o Senhor há coisa demasiado difícil? Compare com Jer. 32:17, 27. Esta pergunta retórica pede um sonoro “não” como resposta, especialmente em se levando em conta as histórias da criação e dilúvio (Andrews Study Bible).

Apesar de seu ceticismo inicial, Sara também veio a crer na promessa (Hb 11.11) e ajuntou-se a seu marido na fé (Rm 4.13-25) (Bíblia de Genebra).

17 Ocultarei a Abraão…? Visto que Abraão tinha de tornar-se pai de muitas nações, convir-lhe-ia saber que Deus havia de destruir Sodoma e Gomorra, capacitando-se, assim, para transmitir a advertência à posteridade, como se percebe no v 19 (cf Sl 78.1-8) (Bíblia Shedd).

16-31 Registra a intercessão de Abraão por Sodoma, seguindo um estilo familiar. Começando com cinquenta, o tamanho de aproximadamente metade de uma pequena cidade (cem, de acordo com Amós 5:3), Abraão finalmente chega a dez, que é um número que ainda marca uma comunidade. Pelo menos dez homens eram necessários em uma cidade para formar uma corte legal (Rute 4:2) (Andrews Study Bible).

19 Escolhi. A palavra hebraica traduzida “escolhi” significa “escolhi em amor” (Bíblia de Genebra).

20 Clamor. Opõe-se diretamente à retidão/justiça de Abraão (v.19) Em hebraico, as palavras tem som muito parecido (Is. 5:7) (Andrews Study Bible).

Todos os clamores de injustiça voltam sua atenção ao “Juiz de toda a terra” (v 25; cf 4:10) (Bíblia de Genebra).

Seu pecado. A pecaminosidade de Sodoma era proverbial e extensa (13.13; Jr 23:14). Esta envolvia demonstrações extremas de depravação sexual (particularmente homossexualidade, 19.5; Jd 7), arrogância e abuso dos pobres (Ez 16.49-50) e falta de qualquer demonstração de hospitalidade (19.8) (Bíblia de Genebra).

22 Notas textuais antigas de pesquisadores bíblicos sugerem que a leitura  original deste verso poderia ser: “enquanto o SENHOR permaneceu na presença de Abraão” ao invés de Abraão permanecendo na presença do SENHOR. Esta modificação foi feita por razões teológicas, tendo em vista que “permanecer na presença” significa “servir” alguém e frequentemente marca posição social (41:46; Lev. 9:5; Jer. 15:19). As implicações teológicas são que Deus está desejoso para servir a humanidade – mesmo até a morte (Mat. 20:28) (Andrews Study Bible).

A intercessão diante de Deus supõe certa condição que se observa claramente no caso de Abraão: 1) Ele estava na presença de Deus […]; 2) Ele se aproximou de Deus (v 23); 3) Ele reconhecia o quanto a vontade de Deus estava associada à justiça e à retidão (vv 23-25) (Bíblia Shedd).

25 A petição de Abraão é baseado na justiça de Deus (Andrews Study Bible).

26 Pouparei. Esta passagem não apenas revela que Deus ouve e responde as orações dos retos, mas também preserva os iníquos por causa dos retos (cf Mt 5.13). Mesmo o pequeno número de dez justos seria suficiente para evitar o julgamento divino (v 32) (Bíblia Shedd).

32 Dez. Menos de dez poderiam ser individualmente salvos, como acontece no cap. 19 (Bíblia de Genebra).

33 Tendo cessado de falar. Ou por indevido otimismo ou por ignorância, Abraão não chegou a pedir a preservação das cidades por causa de menor número do que os dez justos. Contraste-se com este fato a intercessão de nosso Senhor Jesus Cristo que não conhece limites, visto que é capaz de salvar completamente… “uma vez que Ele vive para interceder” (Hb 7.25). Esta já é a segunda intervenção, por parte de Abraão, em favor de Sodoma (cf 14.14), assinalando como o mundo inteiro seria abençoado através dele (12.3) (Bíblia Shedd).

Fontehttps://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FpC7hCvdYHsGm6WfKHvrSS

Grupo no Telegram: https://t.me/mundoadventistabr


Postagem Anterior Próxima Postagem