Reavivados por Sua Palavra | Gênesis 14

Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 

Gênesis capítulo 14 registra como Abraão resgata Ló e sua família. Eles foram capturados por tribos que atacaram Sodoma e Gomorra. Ao retornar da batalha, Abraão dá o dízimo dos despojos da vitória a Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote de Deus. Abraão se recusa a receber qualquer recompensa do rei de Sodoma.



Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez

RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 

RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - IASD/Mustardinhas | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior

A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges



Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

Dizimista ou oportunista? 

“Abrão deu a Melquisedeque o dízimo de tudo.” Gênesis 14:20

Ló estava no lugar errado, fez escolhas erradas e acabou envolvido em uma guerra que não lhe pertencia. Abrão era pacifista, mas não covarde. Em um momento em que a força e a intrepidez foram necessárias, ele agiu dessa forma. Mas o patriarca sabia que, na vida, as maiores vitórias vêm de Deus. Ele confiava na força do Senhor e avançava com a coragem nascida da certeza da companhia divina e da convicção de estar fazendo a coisa certa. Libertou das mãos dos inimigos a família de Ló e os reis aliados dele.

Conquistada a vitória, em lugar de aceitar presentes do rei de Sodoma, Abrão devolveu o dízimo a Melquisedeque, sacerdote-rei de Salém. Abrão preferiu ter relação com Salém (Jerusalém), não com Sodoma. Gratidão e não ganância enchiam o coração do amigo de Deus. A prática do dízimo é antiga, anterior às leis judaicas, e prossegue ao longo da história. Abrão era dizimista, não oportunista. E Deus o abençoou.

Promessa: Quando fazemos a vontade de Deus e lutamos ao lado Dele contra as injustiças deste mundo, temos a garantia da vitória. Sejamos como Abrão: dizimistas, não oportunistas.

Arqueologia: Abrão foi o primeiro personagem bíblico a receber o nome de “hebreu” (v. 13). As Cartas de Amarna (tabletes de argila encontrados no Egito) contêm referências negativas ao povo “habiru”, provavelmente os hebreus.

Comentários

Gn 14:12 – Ló estava no lugar errado, fez escolhas erradas e acabou envolvido em uma guerra que não lhe pertencia.

Gn 14:14 – Abrão era pacifista, mas não covarde. Em um momento em que a força e a intrepidez foram necessárias, ele agiu dessa forma. 

Gn 14:18-20 – Melquisedeque, o rei-sacerdote, é uma figura misteriosa usada no Novo Testamento para representar o ministério sacerdotal de Cristo.

Gn 14:20 – Abrão devolveu o dízimo a Melquisedeque em reconhecimento às bênçãos de Deus. A prática do dízimo é antiga, anterior às leis judaicas, e prossegue ao longo da história.

Gn 14:22, 23 – Devemos mostrar o mesmo caráter de Abrão, homem justo que não procurava vantagens materiais.


Pr. Heber Toth Armí

Nossa existência é marcada por resoluções de problemas; pois, desafios constantes surgem a qualquer momento na vida!

Como o coração humano se corrompeu com o pecado, as pessoas se tornaram mais agressivas do que passivas, mais briguentas do que pacíficas, mais vingadoras do que perdoadoras, mais desumanas que humanas, mais ambiciosas que generosas, mais egoístas que altruístas. Nisso reside o princípio de todas as guerras e responde o porquê das nações sempre estarem em tensões.

Escolhendo lugares próximos a Sodoma e Gomorra, Ló colocava em risco sua família. O pior aconteceu: Numa das guerras entre os povos da região, toda a família de Ló foi saqueada e levada cativa (Gênesis 14:1-12). Ló perdeu tudo! Nossas escolhas têm consequências; entretanto, muitas vezes a ambição cega nossos olhos a elas, até percebê-las durante a dor.

Ao saber, Abrão tomou providências; e, pela fé, confiando em Deus, conseguiu reverter as consequências. Sua atitude abençoou também aos pagãos, a tal ponto do rei sodomita procurá-lo oferecendo-lhe recompensas; todavia, ele se negou recebê-las. Sua rejeição foi a forma dele testemunhar de sua fé em seu Deus (Gênesis 14:13-17, 20-24).

Temos muito que aprender a crescer espiritualmente com Abrão. Além de lutar por seus familiares, resolver um problema para povos pagãos e testemunhar do Deus Altíssimo, seu encontro com Melquisedeque, rei de Salém, a quem ele entregou o dízimo de tudo, é bastante significativo (Gênesis 14:18-20).

O lugar de Melquisedeque é associado a Jerusalém (Salmo 72:2). Entretanto, “nada se sabe de sua família e origem. Sua aparição e seu desaparecimento súbitos como rei-sacerdote são retomados no NT e compreendidos como um tipo de Jesus, o verdadeiro Rei-Sacerdote (Hb 7:1-15… Abrão reconheceu as bênçãos de Deus e devolveu um décimo ao representante de Deus, a quem ele claramente reconhece como tal. A prática de dizimar com fidelidade não foi uma inovação posterior da lei (Lv 27:30-33; Dt 14:22-29), mas um princípio enraizado na natureza do Senhor. Por ser dono do universo e doador de bênçãos, Ele verdadeiramente merece a expressão de fé e gratidão do Seu povo” , comenta a Bíblia Andrews.

Cresçamos em fé como Abrão! Sejamos fieis a Deus! Confiemos nEle para testemunharmos dEle em todo tempo a todas as pessoas!

Amadurecimento é essencial ao reavivamento!

Fontehttps://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentários Selecionados

1-24 Abraão demonstrou uma fé obediente, numa guerra arriscada, para libertar seu sobrinho Ló. Sua vitória é surpreendente, já que esta confederação de saqueadores, composta por cinco reis, havia acabado de conquistar muitos cananeus e uma confederação de cinco reis da região do mar Morto (Bíblia de Genebra).

Anrafel… Arioque… Quedorlaomer… Tidal. Os nomes dos quatro reis que aterrorizaram as cidades-estado do vale do Jordão sugere uma união etnicamente mista, incluindo grupos elamitas, amoritas, horeus e hititas (Andrews Study Bible).

Monumentos recentemente descobertos confirmam a narrativa acerca da confederação dos reis, (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

Nenhum desses reis foi identificado concretamente em fontes extrabíblicas. Um vem de Elão (parte do Irã moderno), um da Babilônia (parte do Iraque moderno) e dois, provavelmente, da região da Turquia moderna (Bíblia de Genebra).

Mar Salgado. Isto é, o mar Morto (Bíblia NVI).

O mar Morto cobre parte do que foi, no passado, o “vale de Sidim”, onde teria sido travada a batalha, próximo às cidades de Sodoma e Gomorra (Bíblia Shedd).

Serviram. Eles foram sujeitos como vassalos ao rei de Elão, com a obrigação de pagar tributo (Bíblia de Genebra).

5-11 Havia uma grande diferença entre o vale do Eufrates e Sodoma. Os pequenos reis confederados ousaram rebelar-se contra Quedorlaomer, que veio contra eles como um furacão e subiu o vale do Jordão carregado despojos e levando Ló. Não podemos gozar das doçuras do mundo sem provar também suas amarguras (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

5 Refains… zuzins… emins. A menção destes gigantes derrotados enfatiza ainda mais quão impressionante foi a vitória de Abraão (Bíblia de Genebra).

12 Morava em Sodoma. Note a progressiva identificação de Ló com Sodoma: acampava perto dela (13.12), morava nela e residia como um respeitado cidadão da mesma (19.1,6; cf. Sl 1.1) (Bíblia de Genebra).

13 Irmãos. Ou parentes; ou, ainda aliados.  Amorreu. Ás vezes, um rermo genérico para os antigod habitantes da Palestina (48.22; Dt 1.11; Js 2.10). Manre, o amorreu, um aliado de Abrão que o acompanhou em batalha, foi abençoado através de sua identificação com Abrão (v 24; 12.3) (Bíblia de Genebra).

14 Seu sobrinho. No hebraico, “seu irmão”, explicando o caráter da ação de Abrão: os justos demonstram lealdade amorosa com seus irmãos (Bíblia de Genebra). Homens dos mais capazes. Homens treinados no uso de armas. Uma força de trezentos homens era um exército considerável nos tempos de Abrão (Bíblia de Genebra).

18 Salém. Isto é, Jerusalém (Bíblia NVI).

Melquisedeque. Lit. “rei de justiça”. A palavra hebraica melech significa “rei” e zedek significa “justiça” (Bíblia de Genebra).

Rei de Salém… sacerdote de Deus. A apresentação de Melquisedeque não só enfatiza que ele era um rei, mas também um sacerdote.Desta forma, ele é um tipo de Cristo, que é nosso Profeta, Sacerdote e Rei (Bíblia Shedd).

19 Deus altíssimo. No hebraico, El Elyon (Bíblia de Genebra).

20 de tudo. Dos despojos. dízimo. A décima parte. A prática de se pagar o dízimo ao rei ou a um deus era comum no antigo Oriente Próximo e é anterior à lei mosaica (28.22; 27.30-33; Nm 18.21-32). O presente de Abrão a Melquisedeque… era… uma oferta que refletia o respeito de Abrão para com Melquisedeque como sacerdote do Deus verdadeiro (Bíblia de Genebra).

23 Nada tomarei de tudo o que te pertence. Em contraste com seu procedimento com relação a Melquisedeque, de quem aceitou pão e vinho (v. 18) e a quem deu o dízimo (v.20) , Abraão não queria nenhuma relação com o ímprio rei de Sodoma (Bíblia de Genebra).

O momento de sucesso é sempre um momento de perigo. O rei de Sodoma traiçoeiramente propôs que repartissem os despojos! Mas como Abraão poderia depender exclusivamente dos cuidados de Deus se enchesse seus bolsos da maculada riqueza de Sodoma?  Abrão tivera antes uma entrevista que o fortalecera. Melquisedeque era sacerdote e rei da tribo que habitava em Jeerusalém. (Ler Hebreus 7). Ele trouxe pão e vinho, e uma nova revelação do caráter do Deus no qual Abrão descansava sua alma. Que tinha ele a ver com Sodoma, ele que era filho de um Pai tão poderoso? (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

Verifique-se o contraste nas atitudes de Abraão diante dos dois reis: o de Sodoma e o de Salém: 1) Diante do primeiro, uma demonstração de independência, enquanto, para o segundo, sua atitude é de dependência (cf Hb 7.4-10); 2) Diante do rei de Sodoma, um comportamento de igual para igual, enquanto, diante de Melquisedeque, a admissão de inferioridade; 3) Para com o rei de Sodoma, dignidade; para como rei de Salém, humildade (Bíblia Shedd).

Fontehttps://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FpC7hCvdYHsGm6WfKHvrSS

Grupo no Telegram: https://t.me/mundoadventistabr

Postagem Anterior Próxima Postagem