Tempo de Refletir | De que maneira vemos a cruz?



Lucas 23:47 – Vendo o centurião o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Verdadeiramente este homem era justo.

Dois irmãos ouviam as ordens de seu pai para o dia. Tornar a fazenda produtiva necessitava de cuidadosa administração. Diariamente a lista de coisas a serem feitas se tornava mais longa do que as horas providas.

– Nenhum problema com isto, pai. Porei isto em ordem – disse o mais velho dos dois.

– Gostaria de poder ajudá-lo, papai, mas tenho realmente muitos outros serviços que eu quero fazer – disse o mais novo.

No fim do dia o mais novo mudou de ideia e terminou tudo o que o pai pedira. O irmão mais velho não tinha feito nada com sua lista.

Na cruz o mundo se divide. O povo que havia imaginado ser Jesus o seu rei vindouro, olhava e tornava a olhar. Não podiam crer como as coisas tão rapidamente haviam desandado. Finalmente desistiram da cruz, lamentando sua perda.

Os dirigentes zombavam de Jesus, perguntando escarnecedoramente como o Escolhido de Deus poderia achar-Se crucificado. Os soldados subscreveram a zombaria, escarnecendo do título de “Rei dos Judeus”. Um ladrão juntou-se aos dirigentes e aos soldados em seu insulto: “Se Tu És o Cristo, salva-Te a Ti mesmo e a nós”.

O segundo ladrão viu a cruz como salvação. Mesmo enquanto os outros zombavam, ele pediu vida eterna.

O centurião gentio não se juntou aos soldados em seus insultos. Achou glória na cruz.

Com a sua descrição de reações típicas à crucifixão, Lucas mostra como a cruz julga aqueles que a contemplam. De todos aqueles que observaram a morte de Jesus um a viu como o caminho para a glória no que concernia a ele. Um segundo deu glória a Deus pelo que contemplara.

O gentio tinha ouvido Jesus pedir perdão para Seus atormentadores. Tinha ouvido a certeza de vida para o ladrão. Ouvira enquanto Jesus falava com o Pai. Isto foi suficiente. Não necessitou do conhecimento das Escrituras que se provara tão inútil para os dirigentes.

O Homem da cruz pediu sua confiança. Daqueles que não tinham nenhum conhecimento dos caminhos de Deus um encontrou vida; enquanto aqueles que deveriam ter conhecido melhor rejeitaram desdenhosamente o momento da verdade.

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Ao contemplarmos, Pai, a cruz de Cristo, que nosso coração e nossa vida sejam transformados, totalmente convertidos a Ti, ó Pai. Toma conta de nossa vida! Em nome de Jesus, amém!

Postagem Anterior Próxima Postagem