Informativo Mundial das Missões - 16/10/2021 | Conexão com o Céu



Nota: Peça que duas pessoas apresentem esta entrevista durante o momento do Informativo Mundial.

Narrador: Cathie e seu esposo, Brad, foram os primeiros missionários adventistas pós-comunistas que se mudaram para a Mongólia em 1991, através da Adventist Frontier Missions (Missão da Fronteira Adventistas), um ministério de apoio. Ela continua servindo a Deus nesse país. Conte-nos, Cathie, como é o processo de oração?

Cathie: Quando chegamos à Mongólia em 1991, senti que Deus me chamava para ser uma guerreira da oração. Mas eu argumentei com Deus: “Eu oro constantemente. Já sou uma guerreira de oração!” Meu primeiro esposo faleceu, casei novamente e nos mudamos para outro país asiático por algum tempo. Percebi que Deus me chamava novamente para ser guerreira de oração. Finalmente cedi e disse: “Tudo bem, colocarei na minha agenda três momentos diários de oração.”

Milagres começaram a acontecer enquanto meu marido, três filhas mais novas e eu orávamos três vezes ao dia. Durante meses, procuramos um local para morar por meses e Deus o providenciou. Meu esposo e eu perdemos nosso emprego como professores de inglês e Deus nos deu um novo emprego na área de educação em uma melhor posição.

Esse foi o primeiro passo pelo qual Deus me conduziu ao ministério da oração. O segundo passo foi quando comecei a refletir sobre as instruções repetidas de Jesus sobre “vigiar e orar” no Novo Testamento. Eu não sabia exatamente o que Ele desejava falar. Procurei nos escritos de Ellen White trechos que falassem sobre vigiar e orar e sintetizei em um texto. Aprendi que “vigiar” significava que precisamos observar nossas emoções, nossas palavras e se temos uma atitude indiferente.

Sempre que minhas filhas enfrentavam dificuldades no início da adolescência, eu perguntava: “Vocês já vigiaram e oraram?” Normalmente, elas reconheciam que não observavam seus atos e palavras. Reservamos uma sala de oração em nossa casa onde cada um de nós, três vezes por dia, confessávamos privadamente nossos pecados e debilidades, pedindo que Deus os substituíssem por um espirito humilde e amoroso. Isso ajudou a suavizar nosso relacionamento familiar.

Narrador: Como você lê a Bíblia?

Cathie: Depois de ler que o pioneiro da igreja, Guilherme Miller, estudava a Bíblia um verso por dia, decidi tentar fazer o mesmo. Foi emocionante comparar cada verso com o original hebreu ou grego. Atualmente, tento melhorar o idioma mongol através da leitura bíblica. Com um caderno ao lado, leio um verso em inglês e, em seguida, em mongol. É um processo muito lento, mas, tento estudar um capítulo por dia.

Ler em mongol me dá a perspectiva porque palavras diferentes são usadas. Certa manhã, li em Deuteronômio 33:1, que em inglês diz: “Moisés, o homem de Deus.” Mas em mongol a descrição é: “Moisés, a pessoa de Deus.” Então, analisei: “Posso falar, ‘Cathie, a pessoa de Deus?’” Isso é tudo que eu precisava para aquele dia.

Narrador: Como você testemunha?

Cathie: As leis em muitos países onde vivi dificultam aos estrangeiros testemunharem abertamente de sua fé. Mas, podemos criar oportunidades para que as pessoas façam perguntas, e é perfeitamente aceitável responder as perguntas. Como professora de inglês, eu anoto a frequência pedindo aos alunos para escreverem algo em uma folha de papel. Separo tempo para responder cada anotação. Alguns alunos abrem o coração. Frequentemente, só é necessário fazer amizade e convidar as pessoas para visitar nossa casa. As pessoas abrem o coração em uma simples conversa íntima. É por esse motivo que desejo melhorar minha fluência em mongol.

Minha oração diária ecoa as palavras de Saulo quando ele viu Jesus na estrada para Damasco. Ele perguntou: “Senhor, o que queres que eu faça?” Em cada situação, todos os dias, Deus revela Sua vontade quando perguntamos: “O que queres que façamos?”

As ofertas do trimestre ajudarão a abrir um Centro de Estilo Saudável Adventista em Ulaanbaatar, capital da Mongólia.

      Informações adicionais

• Faça o download da folha de cartões “Watch and Pray” (Vigiar e orar) que Cathie usa para enriquecer sua vida de oração: bit.ly/watch-and-pray-list.

• A foto mostra Cathie, à direita, com um amigo mongol.

• Faça o download das fotos no Facebook: bit.ly/fb-mq.

• Para outras notícias sobre o Informativo Mundial e informações sobre a Divisão do Pacífico Norte-Asiático, acesse: bit.ly/nsd-2021. 

Essa história ilustra os componentes seguintes do plano estratégico da !greja Adventista “I Will Go”: Objetivo de Crescimento Espiritual nº 1 – “reavivar o conceito de missão mundial e  sacrifício pela missão como um modo de vida que envolva não apenas os pastores, mas todos os membros da igreja, jovens e idosos, na alegria de testemunhar por Cristo e de fazer discípulos” através do “aumento do número de membros da igreja que participam em iniciativas evangelísticas pessoais e públicas com o objetivo de envolvimento total dos membros” (KPI 1.1).

Objetivo de Crescimento Espiritual nº 5 – “discipular indivíduos e familiares numa rotina espiritual” através do “aumento significativo dos membros na prática regular de oração, estudo da Bíblia, estudo da Lição da Escola Sabatina, escritos de Ellen White e outras formas de devoção pessoal” (KPI 5.1). Conheça mais sobre o plano estratégico em IWillGo2020.org.

Acesse também

Comentários das Lições

Informativo Mundial das Missões

Provai e Vede


Veja mais conteúdos no nosso site:  Mundo Adventista

Nossas Mídias: Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem