Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Como o cedro do Líbano

Como vales estendem-se, como jardins que margeiam rios, como aloés plantados pelo Senhor, como cedros junto às águas. [...] Sejam abençoados os que os abençoarem, e amaldiçoados os que os amaldiçoarem. Números 24:6, 9

Ocedrus libani, ou cedro-do-líbano, é uma árvore majestosa das montanhas mediterrânicas e pode durar séculos. A árvore tem folhagem perene e andares distintos, quando adulta. Quando jovem, a copa tem formato de cone. As pinhas resinosas, produzidas geralmente de dois em dois anos, abrem-se para dispersar as minúsculas sementes aladas no inverno.

Ele é pouco tolerante à sombra; preferindo sol total. E nasce naturalmente em pequenos aguaceiros no verão, mas é tolerante à seca. A árvore cresce devagar e pode atingir até 40 metros de altura e 14 metros de diâmetro no tronco. Nos primeiros três anos de vida, suas raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros.

O cedro é o símbolo nacional do Líbano, mas esteve presente em várias culturas. Sua madeira, homogênea e aromática, foi utilizada por fenícios na construção de embarcações militares e comerciais, templos, palácios e casas. Os egípcios utilizavam sua resina na mumificação. Conforme papiros antigos, havia grande comércio desse cedro entre o Líbano e o Egito. Sua madeira era queimada em cerimônias e a casca era usada por sacerdotes judeus na circuncisão e no tratamento da lepra.

Sua madeira foi utilizada no Templo de Salomão e nos palácios de Davi e Salomão. Ele é mencionado 75 vezes na Bíblia. O verso de hoje é parte da fala de Balaão. Aí a prosperidade do povo de Deus é representada por várias figuras da natureza, entre elas, o cedro-do-líbano, distinto por sua força, firmeza e seu imperecível vigor; um símbolo daqueles cuja vida “está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3:3).

Deus quer que sejamos como cedros-do-líbano: espiritualmente vigorosas e cuja influência dure pela eternidade! Não devemos tolerar a sombra, mas buscar o Sol da Justiça para que nosso potencial seja desenvolvido e utilizado para Sua honra e glória.

Que seu crescimento seja constante como essas frondosas árvores, primeiro fincando as raízes na profundidade do solo rico da Palavra de Deus para florescer onde estiver!


Postagem Anterior Próxima Postagem