Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Lições de uma mudança

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8

Somente na hora da mudança percebemos quanta coisa acumulamos. Como se não bastassem roupas, enfeites, utensílios de cozinha e um tanto de “objetos que não sei pra que servem”, somam-se, no meu caso, livros, revistas, recortes, cadernos, pastas, caixas de ideias e muitos rabiscos.

Eu poderia encaixotar tudo, sem reciclar, e repetir isso na próxima mudança. Mas, ultimamente, ando verificando cada item. Vou usar agora? Se não, quando? Por que guardei? Tem apenas valor sentimental ou é útil?

Avaliando cada objeto, descubro itens valiosos e úteis dos quais tinha me esquecido: uma peça de roupa, um livro, um esboço interessante pela metade. Isso eu guardo!

No meio de coisas úteis descubro entulhos. Alguns entulhos são úteis, mas não para mim. De acordo com a Associação Nacional dos Organizadores Profissionais dos EUA, nunca usamos 80% dos objetos que guardamos. Assim, calçados, roupas, panelas, quadros e até móveis – os quais são pouco ou nunca usados – vão para doação.

Há um terceiro grupo de achados: o dos entulhos que não servirão para mim, nem para ninguém. Lixo para eles!

Na vida de cada uma de nós não há outras coisas para serem avaliadas assim também? Ideias, percepções, descobertas, sentimentos, pensamentos, propósitos e julgamentos a respeito de nós mesmas, dos outros e das situações, aos quais acumulamos ao longo da vida.

Algumas dessas bagagens são úteis e devemos manter: talvez o propósito de ser útil ao próximo, de perdoar, de aceitar os outros, de ser mais tolerante; o senso de valor próprio; o hábito de assumir limitações e erros, sem culpar o mundo… Disso não podemos abrir mão.

Contudo, há os entulhos que impedem a serenidade e a paz de espírito. Essas coisas não servem para ninguém. E a forma mais prática de lidar com isso é submetê-las ao teste do verso de hoje.

Busque a Cristo diariamente e esteja em dia com suas bagagens, e não sobrecarregada de lixos inúteis.



Postagem Anterior Próxima Postagem