Meditação da Mulher | Sublime Beleza - O espelho


Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. 1 Coríntios 13:12

Os primeiros espelhos criados pelo homem eram pedaços polidos de obsidiana, uma rocha vulcânica. Depois começaram a ser produzidos a partir de cobre polido.

Espelhos de vidro e metal parecem ter sido inventados em Sidom (atual Líbano), no 1º século. Outros surgiram em Roma por volta do ano 77, feitos de lâmina de vidro coberta de ouro em um dos lados.

No Renascimento, artesãos europeus cobriam um dos lados do vidro com uma amálgama de mercúrio fina.

Em 1835, na Alemanha, um químico aplicou uma fina camada de prata metálica sobre o vidro, dando origem aos espelhos modernos. Sua técnica foi aperfeiçoada e se espalhou pelo mundo.

O verso de hoje, na versão de Phillips, diz: “No presente o que vemos é o desconcertante reflexo da realidade; somos como homens olhando uma paisagem num pequeno espelho. Tempo virá em que havemos de ver a realidade toda, e face a face!”

Embora no tempo de Paulo os espelhos não fossem como os de hoje, não é através de um espelho que vemos os melhores cenários, não é mesmo?

A metáfora usada por Paulo lembra a parábola da caverna, de Platão. Dizia o seguinte: Um grupo de pessoas com braços, pernas e pescoço presos por correntes vivia numa grande caverna. Elas apenas enxergavam a parede no fundo da caverna. Atrás delas, havia uma fogueira. Outras pessoas e objetos eram movidos ao redor da luz do fogo e as sombras se projetavam na parede vista pelos prisioneiros. Para eles, essas projeções eram a única realidade existente.

Um dia, um preso fugiu dali e se assustou ao ver o sol, as cores e as formas do mundo exterior. Ele voltou à caverna para partilhar isso com os demais. Os presos não acreditaram. Chamaram-no de louco e, para impedir a disseminação de suas ideias, eles o mataram.

O que vemos é uma realidade desfigurada, muito limitada. Chegará o tempo em que finalmente veremos a realidade completa, face a face.

Como será maravilhoso caminhar por ruas de ouro, tomar posse de mansões e muros de pedras preciosas! Mas como será glorioso andar lado a lado com Jesus e saber que não haverá mais medo, sofrimento e ignorância. Teremos vencido, afinal! Você está preparada para esse dia?

Postagem Anterior Próxima Postagem