Meditação da Mulher | Sublime Beleza - O sacrifício maior

 


Mas Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, e pelas Suas feridas fomos curados. Isaías 53:5

Embora contestado como local verdadeiro, é emocionante visitar o Gólgota e entrar no sepulcro de Jesus. A área fazia parte de uma antiga pedreira e, de acordo com a tradição oral, era usada por autoridades judaicas para execução por apedrejamento e crucifixão no período romano. Essas punições costumavam ocorrer próximo às vias movimentadas para exibir ao povo as consequências da desobediência civil. Esse local parece estar originalmente situado no encontro de vias principais que levavam a Jericó e Damasco.

Dentro daquela gruta, com as mãos apoiadas na grade, respirei fundo e senti meu coração acelerar. As lágrimas caíam...

É Páscoa. Sua origem se deve à libertação do povo hebreu da escravidão egípcia. Era comemorada à tardezinha, no dia catorze do primeiro mês, entre março e abril de nosso calendário. Matava-se um cordeiro, e sua carne era assada e comida na ceia familiar com ervas amargas e pães sem fermento.

Esse ritual tinha uma simbologia didática e profunda. As ervas amargas remetiam à amargura da escravidão. Os pães sem fermento significavam o desapego do que era impuro. O cordeiro morto apontava para Jesus, que seria morto pelos pecados da humanidade.

Jesus fez-Se homem para ensinar o amor, viver o amor, ser rejeitado, perseguido, cuspido, zombado, insultado, humilhado e espancado por aqueles a quem amara. E morreu por amor.

Como compreender isso? Ele amou tanto que deu aos que amou o direito de odiá-Lo e matá-Lo. Incompreensível e incomparável amor!

O Salvador morreu numa sexta, descansou num sábado e ressuscitou em poder e glória num domingo.

Na gruta, as lágrimas rolavam, não de lamento pelo que Ele sofreu, mas de indignação e vergonha por Ele ter Se rebaixado da condição de Deus à de transgressor por mim, e eu ainda ser quem sou.

Ah, amor incompreensível! Quantos pesares e angústias desapareceriam se dedicássemos mais  um cheiro de vida àqueles que a cercam.

Postagem Anterior Próxima Postagem