Meditação da Mulher | Sublime Beleza - O refúgio da mentira

 



Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo. Efésios 4:25

Estatísticas chegam a dizer que as pessoas mentem cerca de 200 vezes por dia e, em média, uma vez a cada 5 minutos, fazendo falsos elogios, dando desculpas “esfarrapadas” ou mentindo descaradamente.

Há várias razões para as pessoas contarem mentiras: medo das consequên­cias, baixa autoestima, pressões externas, obtenção de ganhos e vantagens ou motivos patológicos.

A saúde mental só é compatível com a verdade. Estudiosos do comportamento dizem que, em estados neuróticos, a mentira pode refletir incapacidade da consciência de aceitar fatos do inconsciente ou por baixa autoestima, tentando mostrar algo melhor do que se acredita ser. Nas psicoses, a mentira surge na forma de delírio: as situações bizarras são descritas como verdadeiras.

Filhos de pais repressivos ou permissivos frequentemente adquirem o hábito de mentir.

A mentira causa dependência, quando é repetitiva. Seus dependentes sabem que estão mentindo; mas, como em qualquer outro vício, essas pessoas perdem o controle sobre as próprias decisões.

Em pessoas normais, o subconsciente não consegue mentir. O corpo denúncia. Já ouviu alguém contar algo triste, sem o rosto expressar tristeza? Isso significa um conflito de emoções. Existem expressões e movimentos com a boca, os olhos e o corpo que naturalmente as pessoas fazem quando mentem, demonstrando desconexão nas palavras.

A mentira é sempre um erro, mesmo aquelas consideradas inofensivas, para justificar situações cotidianas, como: “Perdi a hora”, “Perdi seu telefone”, “Estava sem internet”, quando a verdade não era exatamente essa.

A Bíblia cita vários exemplos de consequências da mentira. Eva foi enganada pela mentira da serpente, e o pecado reina hoje. Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo e sofreram morte instantânea.

Fazer da mentira um hábito é grave porque esse mau costume está ligado ao caráter. E o caráter é aquilo que levaremos para o Céu. Deus abomina a mentira e não levará mentirosos para o Céu. “Ninguém pense que pode se ocultar da ira de Deus, atrás de uma mentira, pois Ele arrancará da pessoa o refúgio de mentiras” (Ellen G. White, Testemunho Para Ministros, p. 182).

Satanás é o pai da mentira. Como filhas de Deus, falemos apenas a verdade.

Postagem Anterior Próxima Postagem