Superação: O Milagre da Fé


No dia 19 de janeiro de 2015, três adolescentes brincavam sob o lago St. Louise (na cidade de St. Louis, Missouri, EUA) que estava congelado. Quando de repente o gelo que o cobria se rompeu e John e seus dois amigos caíram nas águas congelantes. O tempo agora estava correndo e ambos precisam lutar por suas vidas. Um dos meninos conseguiu sair o outro se agarrou ao gelo, porém John afundou e não voltou. O resgate foi acionado. Rapidamente vieram bombeiros, paramédicos e policiais ao lago. Porém haviam-se passado mais de 15 minutos quando finalmente conseguiram tirar John do fundo do lago, seu corpo estava a 8 metros de profundidade, numa água extremamente gelada.

Prontamente os paramédicos começaram os trabalhos de reanimação, a equipe tentou o RCP (reanimação cardiopulmonar) por 15 minutos antes que os médicos do Hospital SSM St. Joseph West continuassem o procedimento por mais 27 minutos. Todos os envolvidos no resgaste e a reanimação do corpo do garoto fizeram tudo o que é humanamente possível, mas John Smith de 14 anos não retornou à vida. Sua mãe, Joyce Smith, quando chegou ao hospital foi direcionada para ver o corpo de seu filho no leito da emergência, lá ficou sabendo do resultado dos médicos e clamou a Deus em voz alta:

“Senhor, não leve o meu filho. Querido Deus, por favor, envie o Espírito Santo para salvar meu filho. Quero o meu filho vivo, por favor, devolva a vida a ele”.

A médica que atendia a ocorrência disse que poucos segundos depois do clamor da mãe o coração de John começou a bater novamente. A enfermeira que acompanhava o caso se emocionou na entrevista concedida à emissora afiliada da rede NBC News do estado do Missouri: “Isso só pode ser um milagre. Ao ouvirmos o pulso, todos choraram”, disse a enfermeira Wendy Hoff.

Este filme cristão é um drama familiar bem emocionante baseado em uma história muito real. Lançado em 11 de abril de 2019, concorreu ao Oscar de 2020 na categoria de Melhor Canção Original com a canção I’m Standing With You, não levou a estatueta. Mas isso aos nossos olhos cristãos pouco importa, a mensagem de fé e salvação foi entregue.

Não é apenas um filme para retratar a luta pela vida de John, todavia é uma história que mostra como a fé viva de uma mãe pode lutar com Deus e salvar a vida de seu filho. Como a fé desta mulher/mãe/esposa pode mexer com as bases de toda uma comunidade e este milagre afetou a todos? Conforme a diretora, Roxann Dawson, que estreou nos cinemas com esse drama, explica:

Não embelezamos essa história verdadeira. Passei um tempo com a família, os médicos e a equipe de emergência. Estivemos em todos os locais reais. Esses eventos aconteceram, incluindo algumas coisas que não podemos explicar.

Os eventos relatados em Superação não seriam possíveis sem a equipe de resgaste e a equipe médica, sem o treinamento de ambos e todo o tempo disponibilizado na tentativa de reanimação. Claro, sem esquecer, a fé de Joyce e a intervenção de Deus. Este filme foi criado para contar uma história de fé, todos os envolvidos desde a produção aos atores fizerem isso ao saberem que estariam relatando fatos reais sem mascará-los.

A fé pode parecer um tabu ou algo controverso para você, entretanto John teve seus órgãos e funções cerebrais totalmente restaurados, assim como a fé, a mensagem transmitida transcende as incertezas da vida. Duas semanas depois, no dia 4 de fevereiro de 2015, John deixou o hospital andando, hoje ele ainda está bem e pretende se tornar pastor.

O filme, além da história real, tem o seu roteiro baseado no livro The Impossible de Joyce Smith. Fé é muito mais que só crer, também é necessário, às vezes como Jacó, lutar com Deus, e aceitar o resultado desta e as transformações que este Deus do Impossível quer para nossa vida. 

Os links abaixo são, respectivamente, sobre a história de John e a entrevista de Roxann.

https://www.nbcnews.com/news/us-news/missouri-teen-submerged-icy-lake-15-minutes-makes-miracle-recovery-n300841

https://www.dailysignal.com/2019/07/30/how-actress-roxann-dawson-achieved-her-own-breakthrough-on-faith-hollywood-and-adoption/

Vale apena ser assistido!

Superação: O Milagre da Fé (Breakthrough), EUA, 2019
Direção: Roxann Dawson
Roteiro: Grant Nieporte, Joyce Smith
Gênero: Drama, Biografia
Duração: 116 min
Elenco: Marcel Ruiz, Topher Grace, Sarah Constible, Dennis Haysbert, Nancy Sorel, Miriam Smith, Victor Zinck Jr, Mike Colter, Chrissy Metz, Josh Lucas, Taylor Mosby, e outros.

 

 





Postagem Anterior Próxima Postagem