Caminho a Cristo | 12 Expulse a Dúvida


Muitos conversos são frequentemente perturbados por questionamentos de céticos. Tais questionamentos levantam dúvidas sobre a fé na qual creem. Daí se perguntam: “como posso me livrar dessas dúvidas?”, ou: “como posso saber qual é, de fato, a verdade?”.

É importante considerar que Deus nunca pede que creiamos sem nos dar razões para isso. Nossa fé se baseia em evidências, no entanto não extingue a possibilidade de dúvida. Os que quiserem duvidar com certeza encontrarão motivos para isso.

Um ponto a ser destacado é que o caráter de Deus não pode ser totalmente compreendido por nós, seres humanos mortais. Da mesma forma como na natureza não conseguimos compreender muitas coisas, também não conseguimos compreender tudo sobre os mistérios de Deus e não é porque não compreendemos que podemos dizer que a palavra de Deus não é a verdade:

“Reconhecer que nos não é possível compreender plenamente as grandes verdades da Bíblia, é simplesmente admitir que a mente finita é incapaz de abranger o infinito; que o homem, com seu limitado conhecimento humano, não pode entender os desígnios do Onisciente.” (EGW)

Por não conseguirem compreender muitas coisas, os céticos rejeitam a palavra de Deus. Não aceitam humildemente que não podem compreender tudo o que ali se encontra. No entanto, há um propósito para Deus não revelar tudo para nós. Se tudo soubéssemos, não haveria motivos para buscar ao Senhor e crescer cada dia nEle e no conhecimento. Deus deseja que o homem exercite sua capacidade de raciocínio.

“Há uma prova que está ao alcance de todos – tanto do mais culto, como do mais iletrado – e esta é a da experiência. Deus nos convida a verificar por nós mesmos a veracidade de Sua Palavra, a fidelidade de Suas promessas. Ele nos convida: “Provai e vede que o Senhor é bom.” Sal. 34:8.” (EGW)

Deus colocou em sua palavra o plano da salvação de uma maneira muito simples de ser compreendida. De fato, a bíblia revela claramente o que precisamos saber para nossa salvação.

Só conseguimos entender as verdades por iluminação do Espírito Santo. Em muitos casos, os incrédulos não acreditam na palavra de Deus por amor ao pecado. O fiel e humilde, no entanto, aceita sua pequenez diante de um Deus tão grandioso e com tantos mistérios.

“Podemos alegrar-nos no fato de que, tudo que nos tem causado perplexidade nas providências de Deus, nos ficará patente, então; coisas difíceis de compreender, hão de ser explicadas; e onde nossa mente finita só descobria confusão e truncados desígnios, veremos a mais perfeita e bela harmonia.” (EGW)

Postagem Anterior Próxima Postagem