Reavivados por Sua Palavra | Isaías 42

 

Leitura da Bíblia


Um Capítulo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas.




Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges 


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior

RPSP - Comentário | Pr. Pedro Evilacio



RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso



Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

O pecado será destruído 



“Babilônia, nto a isso e preparados para isso.

Comentário Blog Associação Geral

Este é o primeiro de quatro capítulos chamados Canções do Servo, de Isaías (42:1-9; 49:1-13; 50:4-11; 52:13-53:12).

Quando se trata dos nossos inimigos – Seus inimigos – o Messias “sairá como um valente (um guerreiro)” e “clamará, sim, lançará forte grito de guerra” (v. 13) contra o diabo e aqueles que o seguem.

Jesus é terno conosco na mesma medida em que é terrível com aqueles que nos querem destruir.

Isaías acrescenta que Cristo não é apenas o Mediador da aliança de Deus com o Seu povo, como também é a própria aliança! E o que a personificação da aliança faz por nós? Ele abre os olhos cegos e liberta os prisioneiros (vv. 6, 7). A profecia nos diz que Israel é surdo e cego (vv. 18, 19). No entanto, Cristo Se relaciona intimamente com aqueles: “Que são cegos e habitam nas trevas.”

É em Jesus que devemos fixar os olhos todos os dias. Ele é compassivo com as nossas fraquezas e cuidadoso conosco em nossas aflições. Ele mesmo é o Libertador de todos os nossos problemas. Ele fará isso por você e para a glória do Seu nome (v. 8).

Ron E M Clouzet
Diretor da Associação Ministerial
Divisão Ásia-Pacífico Norte

Reflexão - Heber Toth Armí

ISAÍAS 42 – O líder segundo Deus tem características contrastante do líder segundo o mundo.

• O líder conforme o padrão divino é chamado de servo. Deus identifica o servo como aquele a quem Ele sustenta, pois lhe é humildemente submisso.

• O servo/líder é escolhido por Deus, em quem Ele Se apraz; não se pauta pela ambição do coração pecaminoso.

• Deus coloca Seu Espírito em Seu servo, capacitando-o para a missão; não é um espírito interesseiro, egoísta e orgulhoso que rege a conduta do servo/líder padrão bíblico.

• O propósito do servo é fazer justiça onde impera a injustiça, entretanto o faz sem gritar, embora sua voz seja ouvida nas ruas.

• O líder/servo, além de modesto e humilde, é gentil: Ele não quebrará o caniço rachado nem apagará o pavio fumegante, simbolizando gentileza e cuidado com quem está fragilizado.

• O servo segundo Deus não é vingativo, justiceiro; contudo, administra a justiça com fidelidade – ele não mostra fraqueza nem se deixa ferir até que estabeleça justiça na Terra.

• Ao reger com justiça até as pessoas longínquas das ilhas colocam sua esperança nas leis do servo de Deus, que representa ao Criador do Céu, que estendeu a Terra, que deu fôlego aos seres e a vida aos que andam nela.

• O servo é chamado em retidão pelo Senhor, que promete segurar sua mão, guardá-lo e torná-lo mediador para o povo e uma luz para os gentios/incrédulos.

• Por fim, o servo de Deus que lidera segundo o padrão divino é designado para erguer os necessitados, auxiliar os vulneráveis e resgatar aos que estão escravizados no erro.

Não há pessoa que mais se encaixa no padrão de líder/servo segundo Deus do que o Seu próprio Filho. Embora o texto tenha alto teor de profecia messiânica, sua mensagem deve moldar a todo seguidor de Cristo. Jesus é o maior modelo de Líder que viveu neste mundo.

A ênfase da missão da liderança de Cristo é trazer justiça, porém, ao contrário dos líderes terrenos que buscam poder através de demonstrações de força, o servo de Deus não é agressivo ou ostensivo; por conseguinte, Ele não usa a justiça para humilhar, mas para curar e restaurar!

Jesus disse que o descanso está em aprender a ser manso e humilde como Ele (Mateus 11:28-30). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Comentário Rosana Barros

Amado e adorado pelos anjos, Rei soberano de todo o Universo, Aquele que não tem princípio nem fim, deixou “as noventa e nove” e veio “em busca da que se perdeu” (Lc.15:4). Dentre os mundos criados, apenas a Terra foi contaminada pelo pecado; uma mancha no Universo que poderia ter sido facilmente eliminada. O plano de Deus, porém, assinalou a mais plena demonstração de amor através da entrega do Criador pela criatura. Pois “o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está” (v.5), veio para ser “mediador da aliança com o povo e luz para os gentios” (v.6), “para engrandecer a lei e fazê-la gloriosa” (v.21).

Assim como o pecado entrou no mundo pela desobediência de nossos primeiros pais, a salvação nos foi dada pela obediência de Jesus, que “a Si mesmo Se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp.2:8). Em uma “geração má e adúltera” (Mt.16:4), Jesus enfrentou o descaso para com a Lei de Deus por parte de uns e a hipocrisia por parte de outros. Em um tempo em que obedecer aos mandamentos de Deus era considerado um pesado fardo mediante as exigências de regras humanas e insensatas, Cristo os iluminou com a essência da obediência, que é de dentro para fora, e não uma mera manifestação exterior (Mt.5:21-28).

Jesus não veio para esmagar “a cana quebrada” (v.3), e sim para restaurá-la e “em verdade” promulgar “o direito” (v.3) com “a Sua doutrina” (v.4). “Em verdade, em verdade vos digo” é uma expressão que precede grande parte dos ensinamentos de Cristo e que não deixa dúvida do Seu desejo em libertar “da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas” (v.7), pois “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo.8:32). Desde o Éden, Satanás tem iludido o mundo com o engano letal: “É certo que não morrereis” (Gn.3:4). O mesmo engano permeia esta geração com o mascarado discurso da morte: “Você não precisa mudar, pois Deus te ama e te aceita do jeito que você é”. Sim, Deus é amor. E é justamente por isso que Ele também é justiça e apela a cada pecador: “Vai e não peques mais” (Jo.8:11).

“Acaso, não foi o Senhor, Aquele contra quem pecaram e nos caminhos do qual não queriam andar, não dando ouvidos à Sua lei?” (v.24). Acaso não foram nossos pecados que causaram tanto sofrimento ao Salvador? Acaso não é pela transgressão da Lei de Deus que estamos sujeitos à morte, “porque o salário do pecado é a morte” (Rm.6:23)? Mas “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm.7:25)! Graças a Deus por Jesus, que veio a este mundo sombrio deixando-nos “exemplo para [seguirmos] os Seus passos” (1Pe.2:21)! Graças a Deus, que “não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que O teme e faz o que é justo Lhe é aceitável” (At.10:35). Graças a Deus que outorgou o Seu Espírito “aos que Lhe obedecem” (At.5:32)!

Não há necessidade maior em nossa vida do que um “reavivamento da verdadeira piedade”, como bem assinalou Ellen White (E Recebereis Poder, CPB, p.283). Aquele que declarou a Pedro: “quando te converteres, fortalece os teus irmãos” (Lc.22:32), pode estar nos fazendo o mesmo apelo hoje. Ora, Pedro era um discípulo de Cristo e havia andado ao lado dEle por três anos e meio, no entanto, ainda necessitava de uma experiência real com Jesus. “Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver” (v.18). “Deem honra ao Senhor e anunciem a Sua glória nas terras do mar” (v.12).

Examinemos as Escrituras até que sejam desimpedidos os nossos ouvidos, e os nossos olhos possam contemplar a glória que emana da Palavra de Deus. Então, seremos habilitados pelo Espírito Santo a fortalecer o nosso próximo pela constante companhia e auxílio dAquele que nos prometeu: “Jamais os desampararei” (v.16). “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt.28:20).

Senhor, nosso Deus, sonda o nosso coração e purifica-o para Ti! Que a nossa vida reflita o caráter do nosso amado Salvador, pela ação poderosa do Teu Espírito! Em nome de Jesus, Amém!

Comentários Selecionados

Meu Servo. “Servo” neste caso designa Cristo (ver com. de Is 41:8). Em Mateus 12:18, esta profecia é aplicada a Cristo. De fato, muitas expressões neste capítulo só podem ser aplicadas a Ele. Com frequência, Jesus se referiu a Si mesmo como tendo sido enviado pelo Pai para desempenhar uma missão (Jo 4:34; 6:38; 14:31). A respeito da natureza de Sua obra, declarou que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:28), e que estava entre Seu povo “como quem serve” (Lc 22:27). Neste e nos capítulos seguintes, Isaías apresenta o quadro mais completo do Messias e de Sua missão na Terra em todo o AT. Em grande parte devido a essas profecias, Isaías é conhecido como “o profeta do evangelho”. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 266.

Para abrires os olhos aos cegos. Ver com. de Lc. 4:18. A restauração da visão física em várias ocasiões testemunhou que Cristo tinha o poder de conceder visão espiritual (Jo 9:1-9;cf. Is 61:1-3). CBASD, vol. 4, p. 267.

6, 7 Deus nos chama a sermos servos de Seu Filho, demonstrando a justiça de Deus e trazendo Sua luz. Que raro privilégio é auxiliar o Messias a cumprir Sua missão! Mas devemos buscar Sua justiça (Mt 6:33) para sermos luz (Mt 5:16; 2Cor 4:6). Life Application Study Bible Kingsway.

10 Olhe para tudo que o senhor fez por nós e através de nós (42:6-9)! Obras majestosas demandam respostas majestosas. Você realmente aprecia o bem que o Senhor fez por você e através de você? Se aprecia, deixe que seu louvor a Ele reflita como você realmente se sente. Life Application Study Bible Kingsway.

11 Quedar. Uma tribo árabe descendente de Ismael (Gn 25:13; ver Is 21:13, 16; Ez 27:21). … Aqui são mencionados juntamente com “os que habitam nas rochas”, que é Selá … ou Petra …, como representantes de povos distantes que ouviriam a mensagem da graça de Deus e voltariam a Ele com louvor e cânticos. CBASD, vol. 4, p. 267.

14 Por muito tempo me calei. A hora da vingança divina finalmente chegaria. Por longo tempo, o Senhor permitira ao ímpio seguir seu caminho de maldade (ver Ec 8:11). Chegaria, porém, a hora do acerto de contas, hora de Deus realizar “a Sua obra estranha” (Is 28:21). ele puniria os ímpios segundo suas obras. CBASD, vol. 4, p. 267.

16 Os cegos. Isto é, os cegos espirituais (ver com.do v. 7). O castigo divino cairá sobre aqueles que rejeitaram a luz deliberadamente (v. 13-15), ao passo que os sinceros, embora ignorantes, iriam à luz e teriam a oportunidade de aceitar a misericórdia e a graça de Deus. CBASD, vol. 4, p. 267.

24 Quem entregou Jacó por despojo e Israel, ao roubadores? Deus permitiu a invasão assíria (ver com. de Is 8:7, 8; 10:5, 6). A teimosia em desobedecer acarretou sofrimentos ao povo de Judá. Quando se recusou a servir ao Senhor, ele retirou dEle Sua mão protetora e permitiu que o inimigo devastasse o país. CBASD, vol. 4, p. 268. [Neste caso, Jacó e Israel são sinônimos, cf. Gn 32:29)].

Postagem Anterior Próxima Postagem