Holodomor - O Holocausto Ucraniano

"Qualquer um que estude a história das ideias deve perceber com que frequência as pessoas de esquerda política, mais do que outras, denigrem e demonizam aqueles que discordam delas – em vez de responder aos seus argumentos.

Em certo sentido, as tentativas da esquerda política de silenciar ideias que não podem ou não querem debater são uma confissão de falência intelectual.

O fato mais fundamental sobre as ideias da esquerda política é que elas não funcionam. Portanto, não devemos nos surpreender ao encontrar a esquerda concentrada em instituições onde as ideias não precisam funcionar para sobreviver.

A esquerda política nunca entendeu que, se você dá ao governo poder suficiente para criar 'justiça social', você dá poder suficiente para criar o despotismo. Milhões de pessoas ao redor do mundo pagaram com suas vidas por ignorar esse simples fato.” Thomas Sowell


O Brasil atualmente possui a maior comunidade ucraniana da América Latina, residem principalmente nos estados do Sul, São Paulo e Pernambuco. Os primeiros ucranianos começaram a chegar a terras Tupiniquins por volta de 1895-96. Fugindo das inúmeras perseguições, guerras, invasões, genocídios e outras mais, que os russos impuseram ao seu povo. A Rússia, há séculos olha para a Ucrânia com olhos de conquistadora e dominadora, dois episódios recentes é a incorporação à força da Criméia e de territórios ucranianos altamente produtivos ao território russo. O que levou a um novo êxodo do povo ucraniano fugindo desta guerra para outros países, inclusive para o Brasil.

Holodomor

A Rússia historicamente seja atual ou na época dos Czares, sempre escondeu suas atrocidades e podridões históricas dos olhos curiosos da humanidade. Isso ocorre com muito mais sagacidade na União Soviética, ou no tão aclamado Comunismo Soviético (Russo), que na visão tão degenerada de muitos é algo maravilhoso que deveria ocorrer em todo o mundo e inclusive no Brasil. Seria correto, historicamente, comparar o comunismo com outras ditaduras expansionistas e genocidas como o Nazismo, Fascismo e a do Império Otomano, sem citar outras. Por quê? Entenda o assunto aqui não é direita e nem esquerda, estou apontando erros irreparáveis que estas ditaduras cometeram contra a humanidade: GENOCÍDIO. Todas, sem exceção, cometeram Genocídios. A diáspora ucraniana levou milhares ao Brasil, EUA, Canadá e outros países, por causa do Holocausto Ucraniano imposto por Joseph Stalin.

Antes de continuar é preciso uma rápida passagem histórica pelo século XX e rever/admitir que o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas ao redor do globo. E continua matando até hoje, em países comunistas, ou com nomes identitários mais atuais como socialismo e progressismo. Para ficar mais claro foi uma livre escolha entre “linhas ideológicas”,  destes governos, de praticar os genocídios, perseguição, assassinatos, ditaduras, supressão da verdade e da liberdade, etc. O comunismo prega, pratica e justifica o genocídio, além de tentar moralizá-lo. 

O Holocausto Ucraniano ou Holodomor é o período de fome imposta pelo governo Stalinista contra o povo da Ucrânia. Apesar de esta imposição russa ter afetado outras partes de seu Império, porém em menor número, o Holodomor foi atribuído à Ucrânia e a região de Kuban, Cáucaso do Norte, Rússia (região fronteiriça da Ucrânia). A Ucrânia possui uma grande parcela de seu território de Terra Negra (terra fértil). O que faz dela um grande celeiro, o qual a Rússia (depois URSS) "precisava se apossar". Em 1920, seu território passou a ser controlado pelos comunistas que, aproveitando a fertilidade do solo ucraniano (terra negra), determinaram um controle sobre as plantações e colheitas.




A partir do final de 1929 é colocada em prática a visão Stalinista de acabar com a Ucrânia e seus camponeses. Os agricultores tiveram suas terras tomadas à força pelo governo, suas plantações foram roubadas e retiradas da Ucrânia. O país, ou estado soviético dominado, passa a não ter o que comer. Milhões de pessoas morrem de fome, milhões comem grama como sopa e fazem filas para quem vai conseguir um pedaço de pão. Há registros até de canibalismo. A fome vermelha criou o horror para homens e mulheres que inclusive se animalizaram para sobreviver a um mal sem precedentes. Os ucranianos foram subjugados, abusados, presos, torturados e mortos pela vontade de um ditador.

Em 1933, Stalin estipulou uma nova meta de produção e coleta, a qual deveria ser executada por uma Ucrânia que estava agora à beira da mortandade em massa por causa da fome, que havia começado em março daquele ano. Vou poupar o leitor das descrições mais gráficas do que aconteceu a partir daqui. Mas os cadáveres estavam por todos os lados, e o forte odor da morte pairava pesadamente sobre o ar. Casos de insanidade, e até mesmo de canibalismo, estão bem documentados.” (Woods, Thomas. A fome na Ucrânia – um dos maiores crimes do estado foi esquecido. Instituto Mises Brasil.)

A Rússia, ou seus seguidores/companheiros comunistas/socialistas tem grande dificuldade de admitir os horrores praticados no Holodomor, alguns até mesmo "esquecem" que esta tragédia existiu. Alguns historiadores estimam em mais de 14 milhões de vítimas do Holocausto Ucraniano, no período de 1929 a 1937, provocados pela política nefasta de Joseph Stalin. Tal fato dizimou e estagnou o crescimento populacional da Ucrânia por mais de 30 anos. A Rússia até hoje só reconhece em partes esta atrocidade por eles praticada. Assim, como, há diversos indivíduos que o negam o Holocausto Judeu, o Holocausto Ucraniano não é diferente. A Ucrânia voltaria a ser dizimada nas mãos da poderosa URSS depois do desastre antropogênico de Chernobyl. E, mais recentemente, com as duas últimas invasões territoriais.

Algumas palavras de Joseph Stalin:

 “[A Ucrânia] é hoje em dia a principal questão, estando o partido, o Estado e mesmo os órgãos da polícia e política da república, infestados de agentes nacionalistas e de espiões polacos, correndo-se o risco de se perder a Ucrânia, uma Ucrânia que, pelo contrário, é preciso transformar numa fortaleza bolchevique sem olhar a custos.”


Uma dica de filme: Colheita Amarga (Bitter Harvest) de 2017. Duas dicas de leitura: Holodomor: o Holocausto Esquecido e a A fome vermelha: A guerra de Stalin na Ucrânia. Leia e se informe. Os filmes e livros são a necessidade de um povo de contar as histórias sobre este genocídio ao resto do mundo. 


Uma mãe faminta segura seu filho no auge do Holodomor. URSS Por volta de 1933.

O extermínio destruiu aldeias inteiras, esvaziou cidades e dizimou  famílias. Os milhões que morreram de fome foi lhes tirado tudo, tudo mesmo (essa era a ideia). Foram esmagados, mesma com luta, os que restaram foram coletivizados.

Um carrinho cheio de cadáveres é arrastado para ser queimado. Ucrânia. Por volta de 1932-1933.

Condenar o comunismo é uma questão de moralidade. Estamos na mesma obrigação indeclinável de condenação do nazismo e do fascismo. Quando alguém lhe pregar “as maravilhas do comunismo” o questione sobre o Holodomor. Lembre-se, vários (milhões para ser mais exato) de irmãos seus em Jesus Cristo morreram neste triste episódio da humanidade. Um cristão verdadeiro não pode ser comunista/socialista/progressista, não há espaço para isso. Seria dizer o mesmo que nós cristãos podemos ser ateus. Não tente  ser as duas coisas é brincar com o inimigo. A cosmovisão socialista é ateia e tenta destruir o cristianismo, se aderirmos a isso sofreremos de síndrome de Estocolmo. Seja Cristão, viva o Cristianismo, viva por Cristo!

Que Deus o abençoe!



Veja mais conteúdos no nosso site:  Mundo Adventista

Nossas Mídias: Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem