Cristão pode sofrer com Ansiedade e/ou Depressão?

 


Há quem pense que professar uma fé religiosa é um antídoto contra os males que atravessam a experiência dos humanos comuns. Aí, ouvimos que depressão é falta de Deus e ansiedade é falta de fé. Ai, quanta coisa já ouvi no meio religioso! Fico feliz por já ter tido a oportunidade de desmistificar muitas delas em cada vez que fui convidada a falar sobre saúde mental!

Sim, cristão pode sofrer com depressão e ansiedade e, para o post não ficar longo e cansativo, vou resumir em alguns tópicos:

1 - cristãos são humanos e estão sujeitos às mesmas dificuldades, sofrimentos, desgraças, dores, etc… que outros humanos estão;

2 - ser cristão não impede ninguém de ter vulnerabilidades genéticas e ambientais que favoreçam o desenvolvimento de transtornos mentais;

3 - a religiosidade, de acordo com a forma como é praticada, pode também ser fonte de sofrimento e adoecimento mental;

4 - as crenças desempenham um grande papel na saúde mental de qualquer humano e há crenças religiosas que contribuem muito para a saúde dos crentes assim como há crenças religiosas que podem fazer um tremendo mal e tornar a experiência de vida das pessoas uma verdadeira desgraça, podendo ser elas mesmas (as crenças religiosas) a raiz de problemas de ordem mental.

Este não é um post contra o Cristianismo. De maneira alguma! Eu mesma sou cristã e 'não me envergonho do evangelho'. Este é um post que tem por finalidade combater um pensamento equivocado sobre a relação entre saúde mental e fé religiosa e, se possível, levar alívio ao coração de quem já se sentiu o pior pecador do mundo por estar deprimido ou ansioso.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CVjUgkGroAx/

Postagem Anterior Próxima Postagem