Reavivados por Sua Palavra | 1 Samuel 7

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

  Ebenézer


“Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12


Servir a Deus envolve (1) dar-Lhe o coração e (2) abandonar aquilo que O desagrada, como a idolatria. Que outros baalins e postes sagrados (v. 3) precisam ser eliminados de nosso culto? Para prestar culto somente ao Senhor é preciso se libertar de elementos pagãos. Para servir a Deus de todo o coração é preciso abandonar outros “deuses”. O que você precisa abandonar?


Verso 6: o jejum (de alimento, da mídia, etc.) desintoxica o coração e a mente, nos ajuda a enxergar nosso pecado e buscar perdão.


Verso 8: “Não pares de clamar por nós.” Os israelitas reconheciam o poder da oração intercessória. Que tal orar agora por alguém, como Samuel orou pelos israelitas?


Verso 9: “O Senhor lhe respondeu.” Quando oramos de todo o coração, o Senhor responde – de um jeito ou de outro e no tempo Dele.


Verso 12: Ebenézer (literalmente, ’eben ha‘ezer, “a pedra da ajuda”): até aqui o Senhor nos ajudou. E certamente continuará nos ajudando em outros “aquis”. Amém!


Versos 13 a 15: importância de um líder fiel: os inimigos foram derrotados e o povo serviu ao Senhor. O exemplo “arrasta”.


Verso 17: no lugar em que morava, Samuel construiu um altar. Há um “altar” em sua casa?


Promessa: “Até aqui o Senhor nos ajudou”, e vai continuar ajudando, se formos fiéis e nos desviarmos do pecado.

Comentário

1S


Comentário Blog Associação Geral

Na Bíblia, pedras serviram como testemunhas tangíveis do que o Senhor fez. A esposa de Ló foi transformada em um pilar de sal como uma advertência para aqueles cujos corações não estavam totalmente dedicados a Deus e optaram por olhar para trás, para o mundanismo. Jacó colocou algumas pedras como testemunhas de seus encontros com Deus. Um pilar, Mizpá, serviu como testemunha da aliança entre Jacó e Labão de que não fariam mal um ao outro. Em 1 Samuel 7:5, Samuel reúne todo o Israel neste mesmo local, Mizpá, e lembra-lhes que Deus intervirá em seu favor. Israel derrotou os filisteus naquele dia e Samuel erigiu outra pedra-testemunha. “Ele a chamou Ebenezer, dizendo: ‘Até aqui o Senhor nos ajudou’ ”. 1 Samuel 7:12.

E quanto a você? Você é uma testemunha tangível? A sua vida dá evidências de como o Senhor o tem ajudado? 1 Pedro 2:5 promete: “Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo”. Permita que a sua vida brilhe a favor de Jesus enquanto você tem essa oportunidade. Caso contrário, se ficar calado, “as pedras clamarão”. Lucas 19:40.

Karen Lifshay
Corista
Igreja Adventista do Sétimo Dia de Hermiston
Oregon, USA


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Deus prefere usar incapacitados para operar Seus extraordinários milagres, porque, exatamente por suas limitações, dependem totalmente de Seu poder sobrenatural.

Quem era Samuel? O texto sagrado não o mencionou mais desde quando o deixou como menino proferindo palavras proféticas ao velho/experiente Eli (capítulo 3). Aproximadamente após 20 anos, ele reaparece; talvez, jovem entre muitos experientes (vs. 1-3).

O povo lamentava a sorte. Tudo continuava igual, ruim. Embora a Arca da Aliança estava de volta, não havia paz, nem vigor espiritual. Por quê? Devido à carência de total consagração, apego aos ídolos e falta de arrependimento verdadeiro (v. 4).

Então, Samuel promoveu um projeto espiritual. Intercedendo pelo povo e convocando-o para reunião, liderou um reavivamento aos que viviam em lamento (v. 5-7).

• Além de retirar ídolos para servir ao Senhor com integridade, é necessário consagrar-se mediante jejum e reconhecimento sincero dos pecados, confessando-os a Deus.
• Não basta abandonar práticas espúrias na adoração, é necessário consagração pura.
• Deus abomina sincretismos religiosos, rejeita adoração com tradição pagã.

O reavivamento espiritual impactou aos filisteus; contudo, em vez de converterem-se, organizaram-se para atacar os consagrados, intimidando aos israelitas; entretanto, Samuel os desafiou a continuar clamando a Deus por livramento.

• Reavivamento desperta oposição. Mas também, reavivamento produz livramento (vs. 8-9).

Deus respondeu a oração da congregação e a intercessão de Samuel. Os filisteus foram derrotados. As cidades israelitas foram recuperadas. E, paz voltou a reinar em Israel enquanto Samuel foi juiz (vs. 10-17).

• Pessoas do povo de Deus podem estar tão despreparadas para servir a Deus tanto quanto os filisteus; até alguém levantar-se e promover reavivamento e reforma espirituais.

• Sempre que houver necessidade de levar o povo para mais perto de Seu ideal de adoração, Deus levantará um profeta. Seu amor e graça não diminuíram no tempo do fim; por conseguinte, após longo período de trevas espirituais da Idade Media, Deus levantou Ellen G. White visando conduzir Seu povo para mais perto de Si, de Sua Palavra, e de Seu ideal de adoração.

• A vitória à igreja vem somente após a união dos filhos de Deus quando alinhar o coração pervertido ao amoroso coração divino, mediante perseverante oração, jejum e serviço.

• Oração é a maior fortaleza do cristão!

Ao orarmos, diremos: “Até aqui nos ajudou o Senhor!” – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

Há uma sequência a ser observada no relato de hoje. Notem que, primeiro, o povo dirigiu lamentações a Deus, orou, chorou, e, por se voltar a Ele de todo o coração, deu ouvidos a voz de Deus por meio do profeta, livrando-se de tudo o que lhe trazia maldição, arrependendo-se de seus maus caminhos e confessando os seus pecados. Essa, meus irmãos, é a fórmula para se obter o perdão e a salvação. A busca de Deus para salvar o pecador pode ser um processo lento, gradativo, rápido ou até instantâneo. Vamos analisar alguns exemplos bíblicos para entendermos cada situação:

  1. Processo lento: Manassés. Um dos piores reis de Judá, Manassés era tão sanguinário que não via problema algum em sacrificar seus filhos a deuses pagãos, e, segundo a tradição, mandou serrar o profeta Isaías ao meio. Era tão cruel, que as Escrituras dizem que ele fez o povo tornar-se pior do que as nações que Deus havia destruído (2Cr.33:9). Detalhe, ele começou a reinar aos 12 anos de idade e reinou 55 anos. Foi tempo o suficiente para inúmeros apelos divinos. Só quando foi afligido e preso como um animal, orou, se humilhou e se arrependeu diante de Deus. Uma oração e Deus o cobriu de perdão;
  2. Processo gradativo: Que melhor exemplo do que o do apóstolo Pedro? Pedro era impulsivo e autossuficiente. Queria estar sempre perto de Cristo, sempre se adiantava em falar, sempre se adiantava em agir. Era uma pedra bruta. Mas o Senhor o foi lapidando com paciência e amor. As suas epístolas provam a mudança ocorrida na vida daquele homem. E a sombra de Jesus projetada em sua vida fazia com que até a sua sombra manifestasse a glória de Deus (At.5:15);
  3. Processo rápido: Se teve um processo que foi rápido, foi o de Zaqueu. De cobrador de impostos fraudulento a cristão honesto. Bastou um olhar do Salvador, bastou o tempo de uma refeição, para que o homem corrupto fosse transformado em homem de bem (Lc.19:1-10);
  4. Processo instantâneo: Creio que não há na Bíblia um processo entre conversão, arrependimento e salvação mais rápido do que o foi com o ladrão na cruz. Aquele homem não teve tempo e nem oportunidade de descer da cruz, ser batizado e recomeçar a sua vida transformada. Ele só teve a chance de abrir o coração, se arrepender e clamar por ajuda. Só que ele estava diante do Senhor do Universo, da Água da vida e do Doador da vida aos que nEle crêem. Aquele homem clamou à Pessoa certa e morreu com a fiel promessa da ressurreição para a vida.

Que tipo de processo você viveu ou tem vivido? Meus amados, existem três fases na vida cristã. A primeira acontece como vimos nos exemplos anteriores. Deus tem maneiras diferentes de alcançar Seus filhos, porque Ele nos fez cada um com seu jeitinho especial. O que o Senhor realizou na vida daqueles personagens foi o processo de conversão. Após essa fase, inicia-se então a fase da santificação. E essa dura enquanto há vida. Deus não quer apenas uma entrega emocional e passageira. O encontro real com Cristo promove constante crescimento espiritual (2Co.3:18).

Não bastava os filhos de Israel pedirem a ajuda de Deus, eles precisavam fazer aquilo de todo o coração para que então pudessem iniciar a outra fase do processo: a santificação, o andar com Deus. Eles ainda se apoiavam na figura de Samuel, e não no Senhor. Seus pecados os haviam afastado tanto dEle, que não se sentiam seguros em buscar por si mesmos o socorro divino. Vendo em Samuel um homem de Deus, sabiam que o Senhor aceitaria a oração de Seu fiel servo. A resposta favorável do Senhor à oração de Seu profeta deveria ser para Israel uma prova inequívoca de que não os havia rejeitado. De que por mais longe que tivessem ido, Deus estava disposto a perdoá-los e transformá-los na poderosa e feliz nação cujo Deus é o Senhor (Sl.33:12).

Mas e quanto à terceira fase? Ah, esta é especial e definitiva: a glorificação. Porém, dependemos do êxito nas duas anteriores para podermos alcançá-la. Precisamos erguer em nosso coração, dia após dia, um monumento chamado Ebenézer. Reconhecer que dependemos totalmente de Deus em todas as circunstâncias, é o que nos coloca no centro de Sua vontade e o que nos guiará para Casa. Quando Jesus voltar, Ele não espera nos encontrar perfeitos, e sim perfeitamente dependentes do Espírito Santo. Se formos obedientes à Sua Palavra, não temos o que temer: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (2Cr.20:20). Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

1 a arca do Senhor não foi levada a Silo, que os filisteus já haviam destruído junto com o tabernáculo (ver 4.10). Bíblia Shedd.

Abinadabe … Eleazar, seu filho. Fica claro, pelo contexto da passagem, que Abinadabe, cujo nome quer dizer “mau pai é nobre”, pertencia a uma família sacerdotal. O nome de seu filho [Eleazar] significa “Deus tem ajudado”, um sentido adequado para a história do capítulo. Bíblia de Estudo Andrews.

20 vinte anos. A arca permaneceu tanto tempo em um só lugar por causa do medo do povo, depois das várias mortes relatadas no capítulo anterior. Bíblia de Estudo Andrews.

3-9 Aprendemos aqui os passos sucessivos que devem ser tomados para experimentarmos um reavivamento, seja para a Igreja ou para o indivíduo. (1) Unidade. Todo o Israel se congregou ali. As divisões e os ciúmes dos anos precedentes foram postos de lado. (2) Confissão. Os israelitas derramaram o coração perante Deus. (3) O abandono dos falsos deuses. Eles “tiraram dentre si os Baalins e Astarotes, e serviram só ao Senhor” (7.4). (4) Oração intercessora. A única condição para avivamento é o retorno à oração. “Não cesses de clamar ao SENHOR nosso Deus por nós.” (5) Total rendição, como ficou demonstrado no holocausto de Samuel. Rende-te a Deus e os filisteus serão desbaratados, e tu erguerás teu Ebenézer. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.

3 preparai o vosso coração. Na Bíblia, o coração é considerado o centro dos pensamentos de uma pessoa. Bíblia de Estudo Andrews.

Era o Dia da Expiação (Lv 23.27), quando se praticava um completo jejum, com a confissão de pecados (6). Bíblia Shedd.

Samuel aparece na narrativa pela primeira vez desde a batalha de Afeca, desempenhando o papel de um reformador na tentativa de fazer um povo idólatra e egoísta se voltar para Deus. … Samuel sabia que se o povo abandonasse a idolatria e se recusasse a servir aos deuses filisteus, isso seria interpretado como o equivalente a uma rebelião contra a supremacia filisteia e, é claro, significaria guerra. Contudo, Samuel tinha confiança nas promessas de Deus e prosseguiu inspirando esperança num povo desolado. … Um dos maiores incentivos para o cristão é a certeza de que Deus nunca é surpreendido, quaisquer que sejam as circunstâncias. CBASD, vol. 2, p. 512.

Samuel exortou os israelitas a jogar fora os deuses estranhos [estrangeiros]. Ídolos hoje são mais sutis do que deuses de madeira e pedra, mas são tão perigosos quanto eles. Seja o que for que ocupe o primeiro lugar em sua vida ou controle você é seu deus. Dinheiro, sucesso, bens materiais, orgulho ou qualquer outra coisa pode ser um ídolo se tomar o lugar de Deus em nossas vidas. O Senhor somente é digno de nosso serviço e adoração e não devemos deixar que nada se rivalize com Ele. Se temos “deuses estranhos”, precisamos pedir que Deus nos ajude a destroná-los, fazendo o verdadeiro Deus a nossa prioridade. Life Application Study Bible Kingsway.

4 baalins, plural de Baal, deus supremo dos cananeus. Astarotes, plural de ‘Ashtoreth, deusa da fertilidade e do amor profano. Bíblia Shedd.

A adoração a Astarote é muitas vezes combinada com a adoração a Baal (cf. v. 4; 12.10; Jz 2.13; 3.7; 10.6), de acordo com a praxe comum nos cultos de fertilidade: a associação entre si de deidades masculinas e femininas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 tiraram a água e a derramaram. Com a água derramada no chão e uma completa abstenção de alimentos, era um jejum absoluto. Ana usou o mesmo termo “derramar” na sua oração, em 1.15. Um coração derramado é um coração humilhado e arrependido (Lm 2.19; Sl 22.14; 61.8). Bíblia Shedd.

pecamos contra o SENHOR. É a mais alta e a mais profunda expressão da alma (Lc 15.18; Is 6.5). Foi o maior dia de avivamento espiritual nacional até então. Bíblia Shedd.

7 subiram os príncipes dos filisteus. Eles [os filisteus] atacaram com tamanha rapidez que os israelitas, reunidos de várias partes do país com intenções pacíficas, se viram obrigados a enfrentar-lhes sem estar preparados para a guerra. A única saída seria por meio da oração. CBASD, vol. 2, p. 513.

12 Ebenézer. “Pedra do Socorro” erigida em honra a Deus pela vitória conseguida sobre os filisteus, justamente no mesmo lugar onde foram derrotados há 20 anos (4.1; 5.1). Bíblia Shedd.

13 a mão do SENHOR. …graças à renovação do relacionamento com Deus, os israelitas puderam tirar vantagem do ponto de vista pagão tradicional e consumar a mais completa vitória sobre os inimigos. Assim foi naquela época e assim é hoje. O ser humano chega a um ponto em que reconhece que sua vida é completamente insatisfatória. Encontra-se amarrado a seus ídolos, quaisquer que sejam. Percebe a inutilidade dos hábitos passados, dos motivos que abrigou e dos desejos que satisfez. É atraído à comunhão que vê outros desfrutarem com Deus, assim como Israel viu em Samuel durante 20 anos. Renuncia, então, à vida passada e confessa sua incapacidade para se transformar pelos próprios esforços. Então, se entrega ao Espírito Santo e, dentro de si mesmo, descobre autocontrole, aceitação da ajuda espiritual que Deus lhe dá, com toda sabedoria, para capacitá-lo a alcançar uma vida superior até então desconhecida. Os erros do passado se transformam, portanto, em degraus. CBASD, vol. 2, p. 514

nunca mais vieram ao território de Israel. Os filisteus foram derrotados de modo convincente e não tentaram nenhum contra-ataque (compare 2Sm 2.28 com 3.1; também 2Rs 6.23 com 6.24), mas isso não exclui agressões filisteias subsequentes (9.16; 10.5; 13.3; 14.52). Bíblia de Genebra.

15 julgou Samuel todos os dias de sua vida a Israel. Indica que Samuel continuou a ser juiz, mesmo durante o reinado de Saul. Calcula-se que tenha atingido 89 anos. Bíblia Shedd.

17 Ramá. Samuel nasceu e foi criado nesta cidade antes de partir para Siló. Bíblia de Estudo Andrews.


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem