Reavivados por Sua Palavra | Deuteronômio 9

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Muros que vão até o céu 


“O Senhor, seu Deus, é que vai adiante de vocês.” Deuteronômio 9:3


Com Deus podemos conquistar “nações” maiores e mais poderosas do que nós. Num exagero literário, Moisés diz que os muros das cidades vão até o céu. Não existem obstáculos para quem tem fé em Deus. Que muro você tem que transpor? Que gigante terá que enfrentar? Confie no Senhor e siga em frente! 


Israel não tinha justiça que lhe tornasse digno da terra prometida, assim como não temos justiça que nos recomende ao Céu. Nossa herança celestial nos é dada somente pela graça de Deus. 


O Senhor utilizou Israel como instrumento de juízo contra os ímpios cananeus. Ele usa instrumentos imperfeitos para realizar Sua vontade, e também pode usar a você e a mim.


Além de não esquecer as bênçãos, devemos lembrar dos erros para não repeti-los. Pecados devem ser confessados e esquecidos, mas os erros devem nos servir de lição. Assim como Moisés derreteu e esmigalhou o bezerro de ouro, devemos pedir que Deus esmigalhe o pecado em nossa vida. Assim como Moisés jogou no rio o pó do bezerro de ouro, devemos pedir que o Senhor lance nossos pecados no fundo do mar.


*Promessa:* Jesus intercede por nós e nos diz: “Não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra.” É sempre pela graça.

Comentário


Dt 9 – Jesus intercede por nós e nos diz: “Não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra.” É sempre pela graça. 


Dt 9:1 – Com Deus podemos conquistar “nações” maiores e mais poderosas do que nós. 


Dt 9:1 – Num exagero literário, Moisés diz que os muros das cidades vão até o céu. Não existem obstáculos para quem tem fé em Deus. 


Dt 9:2, 3 – Que muro você tem que transpor? Que gigante terá que enfrentar? Confie em Deus e siga em frente! 


Dt 9:4, 5 – Israel não tinha justiça que lhe tornasse digno da terra prometida, assim como não temos justiça que nos recomende ao Céu. Nossa herança celestial nos é dada somente pela graça de Deus. 


Dt 9:5 – Deus utilizou Israel como instrumento de juízo contra os ímpios cananeus. 


Dt 9:5 – Deus usa instrumentos imperfeitos para realizar Sua vontade. Ele também pode usar a você e a mim.


Dt 9:7 – Além de não esquecer as bênçãos, devemos também lembrar dos erros para não repeti-los. 


Dt 9:7 – Pecados devem ser confessados e esquecidos, mas os erros devem nos servir de lição. 


Dt 9:10 – Moisés relembra o caráter sagrado da lei, afinal, ela foi escrita em tábuas de pedra pelo dedo de Deus.


Dt 9:21 – Assim como Moisés derreteu e esmigalhou o bezerro de ouro, devemos pedir que Deus esmigalhe o pecado em nossa vida. 


Dt 9:21 – Assim como Moisés jogou no rio o pó do bezerro de ouro, devemos pedir que Deus lance nossos pecados no fundo do mar. 


Dt 9:26-29 – Moisés nos dá exemplo de oração intercessora. Oremos pelas pessoas.


Comentário Blog Associação Geral

Deus advertiu Israel de que eles iriam obter a vitória sobre seus inimigos não porque eles eram justos, mas porque os seus inimigos eram maus. No tempo do fim, o moderno Israel de Deus não levará o crédito por sua vitória contra o gigante pronto a exterminá-los (Ap 13:15), mas glorificará a Deus pela vitória. Eles cantarão o cântico de Moisés e do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações. Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiças e tornaram manifestos” (Ap 15:3-4).

Deus será vindicado! Que enorme privilégio é para nós viver neste tempo do fim, e ver uma libertação mundial, muito maior do que a libertação do Mar Vermelho. No fim dos tempos, o Israel moderno será como Cristo (1 João 3:2b) e dependeremos Dele nesta luta final. Dependamos Dele hoje, para que também dependamos Dele na crise vindoura.

Norman Gulley
Southern Adventist University


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

DEUTERONÔMIO 9 – A vacina é um meio de precaver grandes desgraças. Nesse capítulo Deus mostra Suas vacinas contra soberba, contra orgulho e contra arrogância. Também poder ser vistos como sinais de alertas!

Continuando à mensagem do capítulo anterior, Deuteronômio 9 revela que o povo de Deus deve reconhecer que os benefícios celestiais recebidos eram inteiramente fruto da maravilhosa graça divina – jamais qualquer um dos produtos resultaram/resultariam da força e da justiça do povo (Deuteronômio 9:1-6).

Moisés era apenas mediador, mas não o autor ou responsável último pelas bênçãos e dádivas divinas. Ele era um ser humano comum, como qualquer outro que teve privilégios com Deus a fim de liderar o povo – cuja inclinação era enorme para a idolatria, para murmurações e reclamações infindáveis, para a insatisfação e rejeição das dádivas divinas; revelando, assim, a conduta regida pela rebeldia, que carecia constantemente de apelos veementes (Deuteronômio 9:7-29).

É reiterado que Deus falou e também escreveu. Sim, Deus fala e escreve. Portanto, precisamos dar atenção a Ele (Deuteronômio 9:10). Deus reescreve, quando necessário; e, o faz por misericórdia, é importante ouvi-Lo (Deuteronômio 10:1-2).

Deus Se ira, Ele é intolerante máximo ao pecado. Sua santidade não aceita de forma alguma a pecaminosidade. Porém, por outro lado Deus também é paciente. Moisés intercede, conversa com Deus, e Ele cede às súplicas de um homem. A graça é nítida. A misericórdia é imensurável. A compaixão de Deus é indescritível. A Sua justiça é revelada para dar mais ênfase a Sua graça, indica Paulo em Romanos 5:20-21.

“O Senhor é o Deus que intervêm em nossa história, unindo Sua misericórdia à Sua justiça. Assim, Ele prova que é um Deus de amor, verdade e justiça, dando-nos confiança para enfrentar um futuro cheio de incertezas” diz Jirí Moskala.

Apesar de todas essas tentativas (vacinas) visando impedir que o povo não se afastasse do caminho certo, o povo falhou. Não que Deus não fosse excelente pedagogo, mas pela presença real do grande conflito.

Além de Deus, há um poder antagônico que trabalha incessantemente para desviar o povo. Satanás conseguiu levar Israel no início da jornada a adorar o bezerro de ouro; no tempo do fim, conseguirá levar o mundo a adorar à besta e a Sua imagem (Apocalipse 13).

Fiquemos alerta! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

Prestes a se deparar com “cidades grandes e amuralhadas até aos céus” (v.1) e a enfrentar um “povo grande e alto” (v.2), os filhos de Israel precisavam confiar que no tempo em que atravessassem o Jordão, o Senhor passaria adiante deles para destruir e subjugar aquelas nações. Contudo, a sua confiança deveria ser fruto de fé, e não de presunção. Pela fidelidade da aliança feita a “Abraão, Isaque e Jacó” (v.5) e pela maldade das ímpias nações, era que Israel entraria na “terra para a possuir” (v.4).

Aqueles que foram testemunhas oculares dos maiores prodígios já registrados na história deste mundo foram os que mais provocaram a ira de Deus. Não é interessante? A arrogância e o orgulho agem como entorpecentes que paralisam pouco a pouco a vida espiritual. Um coração cativo pelo orgulho corre o sério risco de fechar de vez qualquer acesso à voz de Deus, e incorrer no pecado contra o Espírito Santo. A advertência de Moisés era para que Israel não chegasse justamente ao patamar dos líderes judeus que instigariam os romanos a crucificar o próprio Cristo.

O sentimento de justiça própria deve ser rejeitado tanto quanto o pecado mais hediondo. O Senhor não prometeu a vida eterna aos que se julgam merecedores, mas aos “humildes de coração” (Mt.5:3). Ou seja, aos que reconhecem que nunca conseguiriam ser salvos não fossem os méritos de Cristo Jesus. Será a justiça de Cristo vista sobre nós que nos livrará “do corpo desta morte” (Rm.7:24). Somente com as vestes de Sua imaculada justiça não será exposta a nossa nudez: “São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap.7:14). “Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha” (Ap.16:15).

O Testemunho que o Senhor gravou em “duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus” (v.10), logo foi quebrado pela idolatria de um povo de coração obstinado. Infelizmente, não tem sido diferente hoje. A rebelião continua, e a menos que nos apresentemos diante do Senhor com a mesma disposição de Moisés, teremos de enfrentar a ira e o furor de um Deus santo que ama o pecador, mas que abomina o pecado. Moisés não só foi o maior líder de Israel, mas também o maior intercessor. Sua vida de oração era um constante favor em benefício de uma casa rebelde. Suas orações transbordavam o amor que devotava a Israel, ainda que sob a mira do ódio homicida daqueles pelos quais intercedia.

Moisés foi um tipo que apontava para o Antítipo. Hoje, Jesus ministra no Santíssimo do santuário celeste intercedendo ao Pai em nosso favor. E nós, como Seus embaixadores na Terra, precisamos fazer mais uso deste instrumento capaz de mover o coração de Deus: a oração. A oração sincera nos protege da justiça própria e nos leva ao constante reconhecimento de nossa total dependência do cuidado divino. Ela nos eleva a Deus e nos liga a Ele em uma amizade que cresce mais e mais à medida em que a praticamos. Em tempos de grande crise, oremos uns pelos outros através das palavras do compassivo líder:

Ó, Senhor Deus! Não destruas o Teu povo e a Tua herança, que resgataste com a Tua grandeza […] não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua maldade, nem para o seu pecado […] Todavia, são eles o Teu povo e a Tua herança, que tiraste com a Tua grande força e com o braço estendido” (v.26-29). Jesus nos “chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe.2:9). Por meio dEle fomos resgatados da escravidão do pecado. Oremos uns pelos outros, e clamemos pela misericórdia do Senhor na vida daqueles que ainda precisam conhecê-Lo. Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

Moisés encoraja a Israel com a promessa que Deus lhe outorgará a vitória (1-3). Afirma a razão por que Deus lhes dará a vitória (4, 5), e lembra o povo de sua própria inutilidade, comprovada por seu pecado em Horebe (6-29; 10.1-11). Bíblia Shedd.

hoje. O tempo apontado para a posse de Canaã estava próximo. Israel devia se preparar para cruzar o Jordão num futuro imediato. Antes, porém, Moisés morreria, e Israel choraria sua morte por um mês. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1077.2, 3

anaquins. Literalmente, “os de pescoço longo”. Podem ser descendentes de Enaque. … Após a conquista israelita, nenhum dos anaquins permaneceu em Judá, mas um pequeno remanescente sobreviveu na Filístia (Js 11:22; 2Sm 21;16; 1Cr 20:4). CBASD, vol. 1, p. 1077.

Os anaquins eram pessoas enormes, alguns de 2,10 a 2,7 metros de altura. Golias, um descendente desta raça, tinha mais de 2,70 m de altura (2,90m, cf 1Sm 17:4-7 NVI). Infelizmente, estes grandes homens utilizavam sua estatura como meio de intimidação em vez de para causas nobres. Sua aparência, isoladamente, causou intimidação aos espias israelitas (Números 13:28) e sua má reputação pode ter sido o fator decisivo para manter os israelitas fora da terra 40 anos antes (Nm 13, 14). Moisés utilizou todo seu poder de persuasão para convencer seu povo de que Deus poderia lidar com estes valentões. Ele usou a ilustração de Deus como um fogo devorador, perante Quem nem um gigante poderia ficar em pé. Life Application Study Bible.

Ele os exterminará (NVI). A conquista de Canaã se daria pelo poder dEle … A glória seria de Deus, não deles (ver Js 3:1-11; 11:21-23).

Por causa da minha justiça. Note a tríplice ênfase desta seção (vc 4-6) de que a vitória não foi por causa da bondade de Israel, mas foi inteiramente obra da graça de Deus. A repetição era uma das características da literatura dos hebreus e ajudava o aprendizado e a memorização. Gn 21.1[-17] é um excelente exemplo dessa característica, mal compreendida pelos críticos que insistem que a literatura do antigo Oriente Próximo devia assemelhar-se à forma de narração objetiva (“texto enxuto”), que caracteriza o moderno jornalismo ocidental. Essa opinião preconcebida tem levado à conclusão sem base de que o Pentateuco deve ser o produto de documentos editados provenientes de diferentes autores. Bíblia de Genebra.

pelas maldades destas nações. Esses pecados [as práticas pecaminosas dos cananeus] poderiam ter contaminado e envenenado a humanidade toda; tinham, portanto, de ser extirpados. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F.B.Meyer, Editora Betânia.

Quando Abraão habitava em Canaã, a medida “da iniquidade dos amorreus” ainda não havia se enchido (Gn 15.16). Por 215 anos, Abraão e seus descendentes foram testemunhas fiéis do Deus verdadeiro, para que os habitantes dessa terra tivessem oportunidade de se converterem de seus maus caminhos. Somente quando as nações de Canaã tinham enchido de modo irreversível a taça de iniquidade e seu tempo de graça tinha se acabado é que Deus os expulsou de sua terra (ver Lv 18:24-28; 1Rs 14:23, 24; 21:26). CBASD, vol. 1, p. 1077.

o Senhor … as lança de diante de ti. Originalmente Deus havia dado a terra de Canaã aos amorreus e às outras tribos que os israelitas encontraram ali (Dt 32:8; At 17:26), mas por causa do mau procedimento, eles perderam o direito de permanecer nela. Se Israel imitasse a conduta dessas nações, também seria expulso. Isso aconteceu afinal (ver Êx 34:24; Dt 4:38; 11:23; Js 23:5, 9). CBASD, vol. 1, p. 1077.

de dura cerviz (ARA; NVI: “obstinado”)[relacionado ao termo “cervical”] . Uma dura cerviz é um “pescoço” que foi endurecido (2Rs 17:14; Ne 9:16, 17, 29; Pv 29:1). … Deus roga a Seu povo que não endureça o coração (Sl 95:8). Porém, Israel fez isso com frequência (Êx 32:9; 33:3, 5; 34:9; ver com de Êx 4:21). CBASD, vol. 1, p. 1078.

A palavra hebraica oreph quer dizer “costas”, “nuca”, “pescoço” … significa rebelião e obstinação. A expressão descreve a pessoa que, ao ser chamada, não vira sua cabeça para atender à voz de quem chamou. Não atende à admoestação, nem às palavras de amor, não se arrepende e não aceita a revelação do amor de Deus. Bíblia Shedd.

9.6 – 10.10 Moisés deixa claro que Israel não tinha base nenhuma para pensar que sua própria justiça poderia servir de lastro para o triunfo. De fato, Israel só fora preservada da destruição através da renovação misericordiosa do pacto quebrado, em uma resposta de Deus à intercessão de Moisés. Bíblia Shedd.

fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi nem pão, nem bebi água. O jejum com frequência acompanhava períodos devotados à meditação sobre assuntos sagrados, pois ele tende a clarear a visão espiritual. CBASD, vol. 1, p. 1078.

14 Deixa-Me que o destrua. A separação intencional dos israelitas da vontade revelada de Deus os deixou sem desculpas diante dEle; eles não mais mereciam Sua bondade. O pecado deliberado, premeditado, pode acabar repentinamente com o tempo da graça. Deve haver um novo começo, uma reforma genuína para se evitar a hora do juízo (ver Êx 32:10). CBASD, vol. 1, p. 1078.

faça a ti nação mais forte e numerosa. Se Deus tivesse destruído a Israel, ainda assim poderia cumprir Sua promessa aos patriarcas (5), fazendo dos descendentes de Moisés uma nova nação com Ele compactuada [comprometida] (Êx 32.10). Moisés, porém, cumpriu fielmente seu ofício mediador em favor de Israel, em vez de aproveitar-se da oportunidade de ser um segundo Abraão. Bíblia Shedd.

17 as quebrei. O despedaçamento das tábuas simbolizou o rompimento do pacto. Deus renovou o pacto e mais duas tábuas foram preparadas (10.1). Bíblia Shedd.

As tábuas de pedra quebradas tipificavam a lei e a aliança rompidas (Êx 32:19). Deus cortou relações com Israel, e a aliança, ratificada um mês antes, foi anulada. Foi somente pela intercessão de Moisés que Israel foi readmitido ao favor divino, mas de forma condicional e mediante provas (Êx 32:10-14, 32-34). CBASD, vol. 1, p. 1078.

18 Do registro deste evento em Êx 32, somos levados a entender que Moisés, transformando o bezerro de ouro em pó e forçando o povo a beber água misturada com ele. Mas, evidentemente, Moisés gastou 40 dias e noites intercedendo pelo povo. Life Application Study Bible.

Prostrado estive. Em intercessão pelo povo. Nos países orientais, ainda hoje, o ato de prostrar-se é uma postura de completa submissão. CBASD, vol. 1, p. 1078.

19 mas de novo o Senhor me escutou (NVI; ARA: “ainda esta vez o SENHOR me ouviu”). A oração intercessória de Moisés nessa ocasião (v. 26-29) consta entre as grandes orações a favor da sobrevivência nacional de Israel (ver 1Sm 7.5, 8, 9; Jr 15.1). Bíblia de Estudo NVI Vida.

20 também orei por Arão. Registrado apenas aqui. É assombroso/maravilhoso [amazing, no original] que Deus não apenas perdoou Arão, mas o autorizou como o primeiro sumo sacerdote (Lv 8-9). Andrews Study Bible.

Arão. Ele considerava Moisés excessivamente severo com o povo e pensou que seria melhor ser mais conciliatório e, em parte, satisfazer os desejos deles. Mas essa transigência com o pecado era trágica. Não é de se surpreender que Deus estivesse pronto a destruí-lo; A culpa de Arão era maior do que a do povo. Não se sabe por que Deus não fez isso. O fato de que lhe foi permitido viver e se tornar sumo sacerdote testifica da misericórdia e da paciência divina. CBASD, vol. 1, p. 1078.

21 e o queimei. Como registrado em Êxodo 32:20. Uma vez que o bezerro tinha saído do fogo (v. 24), foi, portanto, entregue às chamas outra vez. CBASD, vol. 1, p. 1078.

lancei no ribeiro que descia do monte. Isto é, o riacho que fluiu da rocha em Horebe [Sinai], a qual Moisés tinha golpeado com seu cajado (Êx 17:6) e que se constituiu em suprimento de água. CBASD, vol. 1, p. 1078.

Atualmente, nenhum ribeiro desce de Jebel Musa, o pico que tem sido identificado como o monte Sinai (Êx 16.1 e nota). Bíblia de Genebra.

23 Moisés estava lembrando ao povo da descrença da nação 40 anos atrás, quando eles tiveram medo de entrar em Canaã. Os israelitas não acreditaram que Deus seria capaz de ajudá-los, a despeito de tudo que Ele já havia feito. Eles recusaram a seguir porque eles olharam somente para seus próprios recursos, em vez de olhar para Deus. A descrença é a raiz de muitos pecados e problemas. Quando você se sente perdido, pode ser que você esteja buscando ajuda e orientação em todos os lugares, menos em Deus (veja Sl 81:6-12; 95:8; 106:13-20; Hb 3.)  Life Application Study Bible.



Nossas Mídias: Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem