Reavivados por Sua Palavra | Deuteronômio 11

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro



A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

 Amor e fidelidade 


“Amem o Senhor, o Deus de vocês, e sempre guardem os Seus preceitos, os Seus juízos e os Seus mandamentos. [...] Ensinem essas palavras aos seus filhos, falando delas quando estiverem sentados em casa, andando pelo caminho, quando se deitarem e se levantarem.” Deuteronômio 11:1, 19


“Amem o Senhor [...] e obedeçam sempre.” É impossível obedecer sem amar e amar sem obedecer. Três verbos importantes são usados nos versos 1 e 2: amar, obedecer e lembrar. Devemos amar a Deus, obedecer-Lhe e lembrar do que Ele tem feito por nós.


“Tenham cuidado para não serem enganados e levados a desviar-se” (v. 16). Como? Conhecendo a Palavra de Deus. Devemos nos lembrar sempre dos ensinos da Bíblia e aproveitar toda oportunidade de ensiná-los aos nossos filhos (v. 18-21). Nossas conversações devem envolver a Palavra de Deus (v. 19). 


“Se vocês obedecerem [...] ninguém conseguirá resisti-los” (v. 22, 25). A vitória depende da fidelidade a Deus. As bênçãos são condicionais e dependem de nossas escolhas. Decida andar com Deus e ser-Lhe fiel. Devemos obedecer sempre, inclusive quando tudo estiver bem em nossa vida (v. 31, 32). 


Promessa: As bênçãos de Deus vêm sobre aqueles que O amam e guardam os Seus mandamentos. Sejamos fiéis. 


Arqueologia e história: Deuteronômio é notavelmente semelhante, em forma e conteúdo, aos tratados hititas e 2º milênio a.C. e, por essa razão, seria mais razoável datá-lo de épocas mais antigas. Esses tratados também nos ajudam a compreender o contexto literário de Deuteronômio.

Comentário


Dt 11 – As bênçãos de Deus vêm sobre aqueles que O amam e guardam os Seus mandamentos.


Dt 11:1 – “Amem o Senhor [...] e obedeçam sempre.” É impossível obedecer sem amar e amar sem obedecer. 


Dt 11:1, 2 – Três verbos importantes: amar, obedecer e lembrar. Devemos amar a Deus, obedecer-Lhe e lembrar do que Ele tem feito por nós.


Dt 11:8, 9 – “Segredo” para ter forças e viver muito: obediência à lei de Deus. 


Dt 11:13, 15 – “Se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos [...] terão o que comer e ficarão satisfeitos.”


Dt 11:16 – “Tenham cuidado para não serem enganados e levados a desviar-se.” Como? Conhecendo a Palavra de Deus. 


Dt 11:18-21 – Devemos nos lembrar sempre da Palavra de Deus e aproveitar toda oportunidade de ensiná-la aos nossos filhos. 


Dt 11:19 – Nossas conversações devem sempre envolver a Palavra de Deus. 


Dt 11:22, 25 – “Se vocês obedecerem [...] ninguém conseguirá resisti-los.” A vitória depende da fidelidade a Deus. 


Dt 11:26-28 – As bênçãos são condicionais e dependem de nossas escolhas. Escolha andar com Deus e ser-Lhe fiel. 


Dt 11:31, 32 – Devemos obedecer sempre, inclusive quando tudo estiver bem em nossa vida.


Comentário Blog Associação Geral

Há um elemento de proteção em obedecer a Deus. Basta olhar ao longo deste capítulo e vemos recompensas como: força, “vida longa”, boas condições climáticas, sucesso, a bênção de Deus, e assim por diante.

Mas uma ênfase exagerada sobre as “recompensas da obediência”, muitas vezes gera obediência por razões erradas. Na verdade, esse era o problema de Israel quando Jesus viveu entre eles. Desde o tempo do cativeiro babilônico, os judeus começaram a obedecer a Deus com o claro propósito de obter as recompensas prometidas por Ele. A obediência tornou-se mecânica e motivada pelo ganho. A obediência não era uma resposta espiritual, íntima, ao Deus misericordioso que eles adoravam.

No cerne do capítulo temos a promessa: “darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas…” (v.14) É claro que isso está se referindo às chuvas reais. Na Palestina, as primeiras chuvas eram necessárias para amolecer o solo para arar e semear. As últimas chuvas permitiam a maturação final das culturas.

Hoje, o Espírito Santo deseja nos dar chuva espiritual e operar em nós o querer e o efetuar da boa vontade de Deus (Fp 2:13). Deixaremos isso acontecer?

John Ash
Missionário aposentado da União Missão Chinesa


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Não podemos gostar da superficialidade espiritual nem da hipocrisia religiosa. Devemos trocar qualquer coisa pela comunhão real e íntima com Deus. Isso é questão de decisão.

Conheça mais sobre DECISÃO…

1. Todo pai que teve grandes privilégios concedidos por Deus deve decidir revelar verdadeiro e grande amor a Deus guardando todos os Seus preceitos e obedecendo a todos os Seus requerimentos. Deus disciplina aos pais para que eles ensinem corretamente aos filhos (vs. 1-7).

2. Obediência a Deus não deve ser uma prática cega, um salto no escuro, uma vida sem lógica. Deus mesmo apresenta razões para a obediência, as quais são todas positivas: benefícios pessoais, familiares, materiais, espirituais, sociais, emocionais, etc. Sim, tudo isso resulta da verdadeira obediência motivada pelo amor fluindo do coração (vs. 8-25). Escolha ser obediente!

3. Desobediência ou obediência não tem nada a ver com predestinação. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, época ou situação, pode escolher uma das opções sabendo que obediência resulta em bênçãos e, desobediência resulta em maldição. Você, agora mesmo, pode decidir por bênçãos ou por maldições em tua vida, família, trabalho, finanças, sociedade, etc. (vs. 26-32).

Reflita mais sobre DECISÃO…

• O rebelde/incrédulo/ateu não quer saber de Deus. Todavia, nem todo o que obedece ama; mas, todo o que ama a Deus, certamente obedece a Seus mandamentos. Infelizmente, muitos “obedientes” sem amor atrapalham a expressão da verdadeira religião.

• Obediência que não seja de coração não agrada a Deus. Fazer as coisas a Deus por obrigação, sem verdadeiro amor no coração, não passa de um(a) artista imitando alguém que serve a Deus.

• Escolher amar a Deus é uma decisão pessoal. Quem decide amar a Deus como se deve amá-Lo vive uma vida incomparável. A diferença é gritante, quanto são contrastantes as bênçãos e as maldições.

• Sem Deus vive-se sem esperança, sem opção; vive-se na escravidão, sem liberdade. Deus é Quem nos oferece a possibilidade e nos dá capacidade de escolher; depois, respeita essa capacidade deixando-nos escolher e colher os resultados de cada opção (v. 26-28).

Deus não impõe nada a ninguém: “Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos…”.

Atenção: A quais mandamentos? “… de amar o Senhor vosso Deus, e de O servir de todo coração e de toda vossa alma…” (v. 13).

Qual tua decisão? – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

O constante apelo do Senhor ao Seu povo tem sido o mesmo ao longo da história da humanidade:
Vocês precisam Me amar!
Um amor que gera obediência, confiança no poder de Deus e satisfação em servi-Lo. Já naquele tempo, cada recado dado a Israel resultara em uma mensagem aos verdadeiros adoradores até a última geração: “Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis” (v.8).

Como peregrinos a caminho do Lar, temos uma escolha individual e diária a fazer: “Se o Senhor é Deus, segui-O; se é Baal, segui-O” (1Rs.18:21). Disse Jesus: “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mt.6:24). “Considerai hoje” (v.2) tudo o que o Senhor nos deixou escrito como a Sua carta de amor à humanidade. Uma vida de integridade e de retidão diante de Deus não é feita apenas de experiências do passado e nem pode ser alcançada no ato do batismo, mas mediante a constante entrega do “eu” aos cuidados do Espírito Santo a fim de que, por Seu fruto, possamos ouvir e praticar as palavras de Cristo Jesus.

Inúmeros são os benefícios da obediência, e destrutiva a maldição da rebeldia. Ninguém que conhece a Deus e prossegue em conhecê-Lo será abandonado à sua própria sorte. Sem dúvida, colherá as bênçãos provenientes das promessas divinas aqui e no porvir. O Senhor tem prazer em cuidar dos Seus filhinhos. Como um Pai amoroso e bom Pastor, Ele nos toma em Seus braços e nos cochicha aos ouvidos: “Certamente, venho sem demora!” (Ap.22:20).

Deus aguarda apenas que, como Elias dos últimos dias, a Sua igreja desperte para dar testemunho a todas as nações e com insistente fé, como um só homem, esteja unida em oração a fim de que desça sobre nós a última chuva; que, com santa ousadia, derribemos os altares da idolatria e reedifiquemos o altar do Senhor em nosso coração e em nossa casa; que o nosso coração e alma sejam regidos pelo “Assim diz o Senhor”; que nossos filhos sejam “ensinados do Senhor” (Is.54:13), tornando-se homens e mulheres de fé inabalável.

“Eis que, hoje”, o Senhor coloca diante de nós “a bênção e a maldição” (v.26). De que lado estaremos nos momentos finais deste grande conflito? Apegue-se ao Senhor, vosso Deus, “amando o Senhor, vosso Deus” (v.22) em todo o tempo! “Guardai, pois, todos os mandamentos… para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis” (v.8). Não esmoreçamos agora que falta tão pouco tempo para recebermos o maior e melhor abraço de nossa vida!

“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, Aquele que vem virá e não tardará” (Hb.10:35-37).

Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

preceitos. Heb mishmar, lit “aquilo que se deve guardar”, portanto, a soma total daquilo que Deus ordenou ao povo observar. Bíblia Shedd.

a Datã e Abirão. Moises distinguiu Datã e Abirão de Corá. Por semelhante modo, o Sl 106.7 não incluiu Corá com aqueles que foram sepultados vivos. … Uma leitura mais cuidadosa do registro em Nm 16.16-35 mostrará que Corá estava no tabernáculo, entre os 150 homens que portavam incensários. Datã e Abirão, que não eram levitas, estavam defronte de suas tendas, juntamente com seus familiares, quando a terra os engoliu e a família de Corá estava com eles. Mas o próprio Corá pereceu com os 150 por causa do fogo que saiu do Senhor. Bíblia de Genebra.

10 não é como a terra do Egito, donde saístes. O Egito dependia de irrigação para ser frutífero, mas Canaã dependia da bênção direta de Deus, cf 8.7. Bíblia Shedd.

O Egito era regado pelo constante fluxo do rio Nilo, de onde os fazendeiros retiravam água para seus campos, através de canais de irrigação e outros meios. Por contraste, a terra de Israel depende da chuva, a qual Deus provê. Isto significa que Deus pode suster a chuva se Seu povo precisava ser disciplinado (vs. 16-17). Andrews Study Bible.

13 de todo o vosso coração. O mandamento de amar a Deus “de todo o coração” (Dt 6.5) é repetido em Deuteronômio pelo menos seis vezes. Bíblia de Genebra.

com o pé, a regáveis. O pé era usado para abrir e fechar pequenos canais em lugares onde a água era necessária. Bíblia Shedd.

14 chuva de outono e de primavera. A estação chuvosa na Palestina começa em outubro e termina em abril. Bíblia de Estudo NVI Vida.

18 frontal. A palavra assim traduzida provém de uma raiz cujo significado é “atar”, “rodear”. O substantivo é encontrado apenas nesta passagem, em Êxodo 13:6 e em Deuteronômio 6:8. Os judeus tomaram o conselho ao pé da letra, atando filactérios à fronte, pensando que desta forma ganhariam mérito com Deus (ver com. de Êx 13:9). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1086.

21 como os dias do céu acima da terra. Quer dizer para sempre. Bíblia Shedd.

24 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé. A mesma expressão e as mesmas fronteiras da terra de Canaã são reiteradas em Js 1.3-5. Bíblia de Genebra.

26 a bênção e a maldição. Essa introdução à cerimônia de bênçãos e maldição que devia ser celebrada em Ebal e Gerizim é reiterada em Dt 30.19, no fim do discurso de Moisés. Sob inspiração divina, Moisés enfatizou a obrigação do povo de Israel de amar a Deus e de obedecer aos Seus mandamentos. Bíblia de Genebra.

É surpreendente que Deus tenha colocado aos israelitas uma escolha entre bênçãos e maldições. É mais surpreendente ainda que a maioria deles, através da desobediência, escolheu as maldições. Nós temos a mesma escolha fundamental hoje. Podemos viver para nós mesmos ou viver em serviço a Deus. Escolher nosso próprio caminho é viajar em uma estrada sem saída, mas escolher os caminhos de Deus significa receber a vida eterna (Jo 5:24). Life Application Study Bible.

29 Gerizim … Ebal. A quem viaja das planícies de Moabe (34.1), é fácil avistar ao longe aquelas duas montanhas, para além do vale do Jordão, onde, ao entardecer, o sol se esconde (30). Ali estão a atestar a necessidade de uma escolha entre o bem e o mal. Bíblia Shedd.

Do lado sul do vale fértil onde fica Siquém [fica Gerizim]. O monte Ebal está ao norte do mesmo vale. O monte Gerizim é fértil e o Ebal, não. Alguns comentaristas consideram que essa distinção dá motivo, ao menos em parte, a que um seja o monte da “bênção” e o outro, o da “maldição”. CBASD, vol. 1, p. 1087.

Os detalhes desta cerimônia são vistos nos caps. 27-28; a própria cerimônia foi realizada por Josué conforme a direção de Moisés (Js 8.30-35).

30 As frases “além do Jordão, na direção do por de sol” (v. 30) indicam uma localização de Canaã (isto é, a oeste do rio Jordão). Bíblia de Genebra.

Alguém que esteja do lado oriental do Jordão, do outro lado de Jericó, pode ver o pôr do sol próximo aos montes Gerizim e Ebal,  a uns 60 km de distância. CBASD, p. 1087.



Nossas Mídias: Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem