Reavivados por Sua Palavra | Números 8


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro



A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Dedicados e santificados para servir



“Os levitas se purificaram e lavaram as suas roupas.” Números 8:21


O capítulo começa falando das sete lâmpadas, símbolo da luz perfeita de Deus (Jesus/Palavra) que ilumina nosso caminho. Em seguida, passa a tratar dos levitas.

Diferentemente dos nazireus cabeludos, os levitas tinham que raspar todo o corpo. Circunstâncias mudam, mas a santidade não. Costumes e culturas também mudam, mas é a mesma a santidade exigida dos filhos de Deus, Seus representantes. As roupas dos levitas igualmente tinham que ser purificadas. Suas roupas são “puras” e santas? Você representa bem a Deus com elas? A santidade do cristão envolve toda a vida dele – as panelas, a carteira, o guarda-roupa, etc.


Os levitas foram oferecidos a Deus como uma oferta. Que tudo o que somos e temos também seja oferecido a Deus. Assim como os levitas, devemos ser “inteiramente dedicados” ao Senhor. Os levitas foram dados ao Senhor em lugar dos primogênitos de Israel, assim como Jesus foi dado em lugar dos pecadores.


Quando os “levitas” cumprem seu papel, as “pragas” da heresia e da apostasia não chegam à tenda. Os levitas aposentados deviam ajudar seus colegas mais jovens. Há lugar para todos na obra de Deus e os conselhos dos mais experientes devem ser valorizados. 


Mais uma vez é dito que eles fizeram tudo quanto o Senhor ordenou por meio de Moisés. Há segurança em obedecer à voz de Deus por meio dos profetas. 


Promessa: Deus promete tornar um mostruário do Seu amor e da Sua verdade aqueles que se dedicam ao Seu serviço. Serão sal da terra e luz do mundo.

Comentário

Nm 8:2 – Sete lâmpadas: a luz perfeita de Deus (Jesus/Palavra) ilumina nosso caminho. 


Nm 8:7 – Diferentemente dos nazireus cabeludos, os levitas tinham que raspar todo o corpo. Circunstâncias mudam, mas a santidade não.


Nm 8:7 – Costumes e culturas também mudam, mas é a mesma a santidade exigida dos filhos de Deus, Seus representantes. 


Nm 8:7 – As roupas dos levitas também tinham que ser purificadas. Suas roupas são “puras” e santas? Você representa bem a Deus com elas? 


Nm 8:7 – A santidade do cristão envolve toda a vida dele – as panelas, a carteira, o guarda-roupa, etc.


Nm 8:11 – Os levitas foram oferecidos a Deus como uma oferta. Que tudo o que somos e temos também seja oferecido a Deus. 


Nm 8:16 – Assim como os levitas, devemos ser “inteiramente dedicados” ao Senhor. 


Nm 8:16 – Os levitas foram dados ao Senhor em lugar dos primogênitos de Israel, assim como Jesus foi dado em lugar dos pecadores.


Nm 8:19 – Quando os “levitas” cumprem seu papel, as “pragas” da heresia e da apostasia não chegam à tenda.


Nm 8:22 – Mais uma vez é dito que eles fizeram tudo quanto o Senhor ordenou por meio de Moisés. Há segurança em obedecer à voz de Deus por meio dos profetas. 


Nm 8:25, 26 – Os levitas aposentados deviam ajudar seus colegas mais jovens. Há lugar para todos na obra de Deus e os conselhos dos mais experientes devem ser valorizados.


Comentário Blog Associação Geral

A organização divina de Israel, como ilustrada no livro de Números, diz muito sobre a atitude de Deus a respeito da adoração e do trabalho. Pensamos em Deus como Redentor e Senhor e, é claro, Ele é. Mas através da experiência no deserto, também O vemos como Artista, Diretor-Presidente e Diretor de Recursos Humanos.

Estes aspectos de Deus nos fazem apreciá-lO mais. Deus sabe como guiar os homens na confecção de uma lâmpada de ouro batido a partir de um projeto complexo e como preparar sacerdotes para o serviço em Seu tabernáculo. Ele sabe como proteger Seus filhos de Sua presença flamejante e como colocar as pessoas a trabalhar sem exagerar no pedido. Não há dúvida de que Deus é amor.

É fascinante que o Senhor tenha escolhido tantos levitas para o que era, essencialmente, um trabalho simples de cuidar e mover uma pequena tenda. Eles nunca iriam se ressentir do excesso de serviço. Ele estava mesmo pouco disposto a colocar uma carga pesada de trabalho sobre qualquer homem com idade acima de 50, e nessa idade eles ajudariam apenas como podiam.

Verdadeiramente, Deus quer que o Seu jugo para nós seja suave e Seu fardo, leve.

Mark Sheffield
Southern Adventist University


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

NÚMEROS 8 – Em Números 3:5-10 orienta que os levitas foram escolhidos pelo próprio Deus para ministrarem e liderarem o serviço religioso no santuário. Agora, em Números 8, os levitas assumem verdadeiramente suas funções.

Em Números 7 houve uma longa cerimônia para consagrar o altar de sacrifícios. Após 12 dias de consagração, os líderes espirituais assumiriam suas funções; e, assim como a luz do candelabro que Arão ascendeu, os ministros de Deus devem ser luzes na jornada dos fieis rumo ao Céu durante este mundo árido (Números 8:1-22).

A teologia de Números 8 mostra que, mais importante que doar ofertas para Deus é doar-se como oferta a Deus (Números 8:11, 15, 21). Sem primeiramente doar-se a Deus, qualquer outra doação ou oferta perde o sentido espiritual almejado por Deus.

Jesus é dono da prata e do ouro do mundo inteiro; Ele não está interessado em nossos recursos financeiros. Seu interesse primário é nosso coração: Tudo o que somos com tudo o que temos. É esse tipo de consagração que Deus espera de todos nós.

Somente quem assim age se torna apto para dedicar-se “ao trabalho do Senhor” (Números 8:11). Os crentes de Macedônia foram prodigamente generosos em suas ofertas para “assistência aos santos” porque “entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor” (2 Coríntios 8:1-5).

Os levitas ministrariam “na Tenda do Encontro em nome dos israelitas e farão propiciação por eles” dos 25 aos 50 anos de idade; depois disso, “poderão ajudar seus companheiros de ofício… mas eles mesmos não deverão fazer o trabalho” (Números 8:23-26). Eles ocupavam lugar dos primogênitos (Números 8:17-18), e intercediam pelos israelitas (Números 8:19).

Jesus assumiu nosso lugar na cruz para pagar o preço de nosso pecado e subiu ao Céu para ministrar no verdadeiro santuário em nosso favor, intercedendo ininterruptamente por nós (2 Coríntios 5:21; 1 Timóteo 2:5; Hebreus 8:1-2).

Somente após Moisés ter feito propiciação pelos levitas e purificá-los, que “passaram a ministrar na Tenda do Encontro sob a supervisão de Arão e seus filhos” (Números 8:22). Diferentemente, Jesus não precisou santificar-Se nem que alguém ministrasse ritual para purificá-Lo; pois, Ele não teve nenhuma mancha de pecado (Hebreus 7:26-28). É de sumo sacerdote como Ele que precisamos.

E… graças a Deus nós temos: É Jesus, nosso Salvador! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentário Rosana Barros

O candelabro ou menorah era um dos três móveis que ficavam no lugar Santo do santuário. Sua função era manter o ambiente sempre iluminado. A sua significação, porém, é bem mais ampla e abrangente. Ele representa a Cristo como a Luz do mundo e se expande como um símbolo do Espírito Santo, da Igreja e das Escrituras, conforme está escrito (Jo.8:12; Mt 25:1-13; Mt.5:14; Sl.119:105). A luz que emana de Deus através de Cristo Jesus é a fonte de todo poder na vida do cristão. Seu Espírito nos ilumina por meio de Sua Palavra e nos habilita a viver como igreja que irradia o fulgor do Sol da Justiça. E diante de um mundo que se apressa para o fim, precisamos manter acesa a chama que nos conduzirá às bodas da eternidade (Mt.25:4).

Como já estudamos, a tribo de Levi fora separada por Deus para o Seu santo ofício na tenda da congregação. Mediante tamanha responsabilidade, o Senhor instituiu uma cerimônia de purificação para os filhos de Levi, através de água e sangue. Além de se lavar e lavar as suas vestes, também deveriam oferecer sacrifícios e holocaustos perante o Senhor. A sua eleição deveria causar-lhes um forte senso de missão e de consagração. O Senhor os habilitaria a lidar com as coisas santíssimas conforme as instruções dadas aos gersonitas, aos coatitas e aos filhos de Merari. Não deveriam jamais mover um objeto sequer do santuário fora daquilo que o Senhor mesmo ordenara através de Moisés.

Por analogia, podemos dizer que nós somos os filhos de Israel e nossos pastores e obreiros, os levitas “para o serviço do Senhor” (v.11). Semelhante à ordem dada a Israel, o Senhor nos chama para erguermos as nossas mãos sobre Seus ministros; para nos unirmos a eles em cooperação e, assim, sermos todos úteis em Sua obra. Bem como cada homem a serviço do santo ministério deve buscar viver de acordo com as prescrições divinas, em plena harmonia com a Palavra de Deus e zelando pelas ovelhas de Seu rebanho. Toda igreja que entende que a seara do Senhor só funciona por meio do mutualismo, é uma igreja que cresce e que dá frutos. A ação do Espírito Santo é notoriamente vista em todos os que praticam este ideal, tornando-os uma luz singular em meio às trevas de um mundo exclusivista e materialista.

Há uma mensagem final a ser dada, um sonido certo de trombeta a ser anunciado, um tempo de purificação e consagração a ser obedecido. Aos observadores do santo sábado do Senhor, aos que temem e dão glórias “Àquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap.14:7), há uma luz disponível para fins eternos. Ainda que opositores se levantem, ainda que o nosso próprio “eu” nos seja a nossa pior prova ou não consideremos ser aptos para o serviço do Senhor, o mesmo Deus que chamou de Seu primogênito uma das menores tribos de Israel, nos chama hoje para fazermos parte das primícias que dentro em breve Ele virá buscar. Ligados a Cristo Jesus, todos nós, pastores e ovelhas, marcharemos confiantes de que o retorno do nosso Senhor “ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará” (Hq.2:3).


      Comentários Selecionados

1-4 As lâmpadas proviam luz para os sacerdotes oficiarem. A luz também era uma expressão da presença de Deus. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8:12). O candelabro de ouro [menorah] ainda é um dos principais símbolos da fé judaica. Life Study Application Bible.

iluminar a área da frente do candelabro (NVI). Juntas, as sete lâmpadas do candelabro iluminavam o santuário. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 925.

Ouro batido. Significa que o candelabro foi formado com um único pedaço de ouro, lavrado a marteladas. Traz à nossa memória o valor e pureza de Jesus Cristo, martelado  na terra pela dor, pelo sofrimento, pela angústia sofrida em prol da raça humana. Só o ouro fica mais macio e belo ao ser martelado, os metais baixos não servem para isto. Biblia Shedd.

5-26 Refere-se á purificação dos levitas e pode ser comparado ao relato da ordenação de Arão e seus filhos para o sacerdócio (Lv 8). Os levitas são ajudantes dos sacerdotes, e a linguagem que designa a sua consagração é um pouco diferente da empregada no caso dos sacerdotes.
Os sacerdotes eram santificados, os levitas purificados;
os sacerdotes eram ungidos e lavados, os levitas, aspergidos;
os sacerdotes recebiam roupas novas, os levitas lavavam as deles;
aos sacerdotes, o sangue era aplicado, ao passo que só era ritualmente movido no caso dos levitas.  Biblia de Estudo NVI Vida.

a água da expiação. Esta água se descreve em 19.1-10, cujas notas esclarecem a maneira pela qual aquela cerimônia simboliza a obra expiatória de Cristo, a Água da Vida. Biblia Shedd.

Para purificá-los da contaminação por terem tocado em cadáveres (comparar com 19:9, 13, 20-21; 31:23) no passado. Andrews Study Bible. [Esta prática, também extensivamente utilizada pelos essênios, é a ligação no AT do batismo de João, a purificar as pessoas de suas contaminações anteriores e o nascimento para uma nova vida, e estabelecida por Jesus como sinal da morte para a vida antiga – pela fé em Seu sacrifício – e de uma nova vida- pela fé em Sua ressurreição].

10 os filhos de Israel porão as mãos sobre eles. Sinal da aprovação do povo, para a separação e consagração dos levitas no lugar dos primogênitos, identificando-se assim com os filhos de Israel. Biblia Shedd.

Este era um ato simbólico. Alguns comentaristas pensam que fosse realizado pelos príncipes, para transferir aos levitas as obrigações da congregação relacionadas com os serviços do tabernáculo. Os levitas foram entregues a Deus em lugar dos primogênitos; e, como toda a família era santificada mediante o primogênito, assim também toda a congregação se beneficiava. CBASD, vol. 1, p. 925.

11 Arão apresentará os levitas como oferta movida. Ou “como oferta levantada/alçada”. Levantar era um gesto de dedicação (comparar Lv 7:30; 8:27, etc.). Obviamente, arão não podia levantar literalmente os levitas, portanto a expressão é figurativa. Andrews Study Bible.

15 por oferta movida. A palavra heb Tenunfah representa uma oferta que se abana perante o altar em sinal de dedicação voluntária: descreve bem a dedicação de uma vida, Rm 12.2. Biblia Shedd.

19 dediquei os levitas como dádivas a Arão e aos seus filhos (NVI). Os levitas foram dados ao Senhor para seu uso exclusivo (cf. v. 14). Agora o Senhor dá seus levitas aos sacerdotes para serem ajudantes destes na obra do ministério da adoração no tabernáculo (v. nota em 1.53). Biblia de Estudo NVI Vida.

19 para que não haja praga entre o povo de Israel. Os levitas, especialmente autorizados, afastariam os outros israelitas do perigo a quem estariam expostos se tivessem que desempenhar este trabalho. Andrews Study Bible.

20 como o Senhor tinha ordenado a Moisés (NVI). A obediência irrestrita de Moisés e dos israelitas aos mandamentos de Deus nas áreas do ritual e do sistema de governa formam um nítido contraste com as queixas do povo em oposição ao caráter amoroso do Senhor e com as violações da lealdade a Ele, que começaram a partir do cap. 9. Biblia de Estudo NVI Vida.

24 vinte e cinco anos. O censo para os serviços pesados era de trinta anos até cinquenta; pode-se, portanto, considerar este período adicional de serviços leves iguais àqueles reservados para a aposentadoria, v 26. Biblia Shedd.

Em 4.3, os limites do serviço são tidos entre os 30 e os 50 anos de idade. As fontes rabínicas sugerem que havia um aprendizado de cinco anos antes do serviço pleno. Biblia de Genebra.

26 poderão ajudar (NVI). Depois de um levita ter alcançado a idade da aposentadoria obrigatória aos 50 anos (cf. v. 25), ainda tinha liberdade para ajudar seus colegas mais jovens (talvez nas ocasiões de festas religiosa), mas já não devia fazer o trabalho difícil que realizara no vigor da mocidade. Biblia de Estudo NVI Vida.


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem