Código de Nomes Bíblicos: De Adão a Noé


Pr. Sérgio Monteiro

Por qual razão existem as Genealogias Bíblicas?

Sempre que perguntamos a alguém qual parte da Bíblia elas não gostam de ler, a resposta é a mesma: Genealogia. Todos pensam ser sem sentido e monótona a repetição quase ao tom de ladainha das gerações e nascimentos, que se estendem por infindáveis versos.

Para alguns, a única razão de existir das Genealogias é a Misericórdia divina em auxiliar a encurtar o ano bíblico. Afinal, você lê Gênesis até o capítulo 4, pula o 5, cai ao 10, pula o 11. Pula quase inteiramente os livros de Crônicas, e Reis e começa o evangelho já no verso 21 do primeiro capítulo de Mateus. Uau! São pelo menos dois meses a menos no Ano Bíblico! Fantástico!

Mas que gostaria de lhes propôr que as Genealogias servem para outro propósito. Vamos tomar, como exemplo, a Genealogia de Gênesis 5. Ela descreve as gerações entre Adão e Noé. Vou colocar abaixo os nomes e seus significados. É importante lembrar que em alguns casos, o nome pode ter mais que um significado e, portanto, a escolha do melhor significado no contexto é direcionada já pela harmonia com os sentidos dos outros nomes.

Vamos lá:

Adão = Humanidade

Set = Ordenado

Enos = Mortal

Cainã = Angústia

Mahalal’el = O bendito D-us

Jared = Descerá

Enoque = Ensinar, ensinando

Matusalém = Sua morte trará

Lameque = Desesperados

Noé = Repouso

Coloquemos os termos de forma ordenada:

“Para a Humanidade foi ordenada uma angústia mortal, mas o Bendito D-us, descerá, ensinando que Sua morte trará aos desesperados repouso.”

Deixo abaixo o link do estudo original, para os que quiserem ver as outras mais de 80 genealogias que apontam para eventos grandiosos do plano da redenção, embora eu não concorde com todas:

(Clique aqui, vídeo em inglês)

Veja também:

Jesus na Genealogia de Gênesis


Cronologia Bíblica de Gênesis 5

Referências:


Postagem Anterior Próxima Postagem