Reavivados por Sua Palavra | Êxodo 02


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 

Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio 


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 



Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

 Todos somos Gerson

“Sou peregrino em terra estranha.” Êxodo 2:22 


Moisés é o personagem para quem os holofotes são apontados nos próximos capítulos do livro do Êxodo. Assim como José, ele também é um tipo de Cristo em vários momentos. Na verdade, a história do Êxodo em si encerra profundas lições espirituais para o povo de Deus na atualidade. Hoje os cristãos vivem sob a escravidão deste mundo de pecado, mas Jesus nos está conduzindo para a Canaã celestial. 


Da infância de Moisés podemos extrair algumas lições: assim como haviam feito as parteiras do capítulo 1, Joquebede desobedeceu ao governo para ser fiel a Deus. Salvou a vida do filho em um cesto depositado no rio Nilo. Nossa primeira obrigação é ser fiéis aos mandamentos divinos. Quando recebeu a missão de criar o próprio filho, Joquebede sabia que tinha poucos anos para conduzi-lo a Deus, e aproveitou bem esse tempo. De certa forma, os pais cristãos também têm pouco tempo. A infância passa rápido...


Mais tarde, já adulto e fugitivo em Midiã (por ter matado um cidadão egípcio que maltratava um hebreu), Moisés se casou com uma das filhas de Jetro e colocou em seu filho o nome de Gérson – peregrino em terra estranha (v. 22). O fato é que neste mundo todos nós somos Gérson.


Promessa: “Deus olhou para os israelitas e viu a situação deles.” Deus também vê nossa situação. Logo Ele vai nos libertar. Em breve Jesus nos levará para Canaã. 


Arqueologia e história: De acordo com a cronologia bíblica, a mãe adotiva de Moisés (que lhe deu o nome cujo significado é “tirar de”) pode ter sido Hatshepsut, a filha de Tutmés 1.


Comentários

Êx 2 – Os filhos de Deus vivem sob a escravidão deste mundo de pecado, mas Jesus nos está conduzindo para Canaã. Logo estaremos lá.


Êx 2:1 – O pai de Moisés procurou uma esposa da mesma tribo. Os cristãos devem buscar um cônjuge com os mesmos valores e a mesma fé. 


Êx 2:2 – Joquebede desobedeceu ao governo para ser fiel a Deus. Nossa primeira obrigação é ser fiéis aos mandamentos divinos. 


Êx 2:9 – Impressionante ver como Deus move as circunstâncias. Por sua fidelidade, Joquebede acabou sendo paga para criar o filho!


Êx 2:10 – Joquebede sabia que tinha poucos anos para conduzir Moisés a Deus, e aproveitou bem esse tempo. De certa forma, os pais cristãos também têm pouco tempo. A infância passa rápido... 


Êx 2:12 – Moisés tenta fazer as coisas ao seu jeito e começa mal. Os líderes precisam depender de Deus. 


Êx 2:12 – Moisés achou que ninguém havia visto seu pecado. Todo mal será trazido à tona, cedo ou tarde. Solução: confissão e reparação. 


Êx 2:12 – Moisés quis esconder o pecado sob a areia; Deus quer sepultá-lo no fundo do oceano. Confesse. 


Êx 2:14 – Moisés teve medo. O pecado traz temor; o perdão, libertação.


Êx 2:15 – Com medo de faraó, Moisés fugiu para Midiã. Lá ele aprendeu e desaprendeu muita coisa. Deus o esvaziou para enchê-lo. 


Êx 2:17 – Moisés era justo, protetor e cavalheiro, qualidades em extinção em nosso tempo.


Êx 2:22 – Moisés se casou com uma das filhas de Jetro e colocou em seu filho o nome de Gérson, peregrino em terra estranha. Todos nós somos Gérson.


Êx 2:22-25 – Deus não Se esqueceu de Seu povo. Tudo tem o momento certo. 


Êx 2:25 – “Deus olhou para os israelitas e viu a situação deles.” Deus também vê nossa situação. Logo Ele vai nos libertar.



Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Ninguém nasce sabendo o caminho certo da vida, porém todos podem aprender nas páginas da Bíblia que buscar a Deus é mais sábio que lamentar sua condição. Em vez de reclamar, deveríamos aprender a clamar por intervenção sobrenatural.

Ninguém precisa frequentar a escola, participar de cursos ou ler métodos de reclamação para aprender a reclamar; mas, é preciso renunciar nossa tendência natural de reclamar para substituí-la por um clamor fervoroso ao Senhor.

Em Êxodo 1:8-17 nota-se que os descendentes dos patriarcas multiplicavam-se em número, e paralelamente multiplicavam-se aflição deles. Apesar da bênção divina, a situação dos israelitas era de alta periculosidade. Consequentemente, o povo de Deus gemia sob a dureza opressora da escravidão e assassinato infantil. Ao clamarem, Deus os ouviu. “Moisés” era a resposta de orações; porém, ele estragou tudo ao tentar libertar Israel do próprio jeito. Como nós, ele tinha muito que aprender!

Ao agir, Deus surpreende Seus servos. A irmã de Moisés não tinha noção que conseguiria salário do palácio do assassino de crianças para sua mãe educar o próprio filho. A princesa não tinha noção que seu filho adotivo seria preparado para liderar a libertação dos escravos do Egito! Moisés, jogado nas águas não para morrer, mas para sobreviver, foi tirado das águas de forma extraordinária como o filho da filha de Faraó; e, a esperança dos israelitas…

Observe que, ainda que Satanás almeje a destruição dos filhos, as mães sábias podem reverter a situação. Mães que enfrentam com determinação, fé e perseverança aos desafios que conspiram contra seus filhos, desfrutarão das bênçãos da boa educação espiritual!

Nossa tendência natural é desperdiçar o tempo que deveria ser dedicado em comunhão com Deus. Como nossa disposição de reclamar nos faz perder tempo, deveríamos aprender a clamar ao Senhor que nos socorre em qualquer situação.

Buscar intimidade com o Deus Eterno e onipotente é o melhor a fazer diante da aflição. Qualquer outra opção implica focar as coisas supérfluas. Êxodo 2:23-25 revela-nos que Deus…

• …ouve o clamor de Seu povo.

• …percebe o clamor de Seu povo.

• …age em resposta ao clamor de Seu povo.

Deus não fica indiferente com braços cruzados diante de nosso clamor em meio à aflição; do Céu, atende nossas orações (Apocalipse 8:1-5). Tenha fé!

Portanto, reavivemo-nos! 

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


      Comentários Selecionados

1-10 De modo similar ao cap. 1, a história da sobrevivência miraculosa de Moisés é uma história de mulheres que desviaram e frustraram os planos de Faraó. Apesar de nenhum de seus nomes serem citados, elas são, todavia, os caracteres principais (Andrews Study Bible).

um homem. A sorte de Israel dependia de um membro da família desse homem. … Seus pais [de Moisés], Anrão e Joquebede eram sobrinho e tia (6.20) (Bíblia de Genebra).

vendo… formoso. A sequência de ver que alguma coisa ou alguém é formoso (ou bom) é conhecido de Gên. 1:4, 10, 12, etc., onde Deus vê sua boa criação. O autor usa os mesmos termos. Apesar do Faraó ter sentenciado destruição e caos, uma nova criação está sendo preparada (Andrews Study Bible).

Moisés era uma criança saudável, que provavelmente sobreviveria. Jesus Cristo, de quem Moisés era um tipo, e fundador do novo Israel, também nasceu sob um edito de morte e foi miraculosamente poupado no Egito (Mt 2.13-23) (Bíblia de Genebra).

rio. O Nilo como instrumento de salvação é contrário às expectativas e se opõe aos desejos de Faraó (1:22). Na teologia egípcia o Nilo desempenhava um papel importante e estava conectado a diferentes divindades. Esta é uma prévia do conflito entre o Senhor, que ainda não apareceu em Êxodo, e Faraó e os deuses egípcios, que encontraremos adiante, na narrativa das pragas (Andrews Study Bible).

a filha de Faraó. Parece… que não tinha um filho propriamente seu (Bíblia Shedd).

A filha de Faraó não é nomeada, mas ela não é ignorante (v. 6). Ela pode ser Hatshepsut, a filha de Tutmoses I, se for seguida a cronologia bíblica (Andrews Study Bible).
Alguns pensam que essa princesa tornou-se a famosa Hatsepsute, a rainha de Tutmés II, e que governou o Egito após a morte de seu marido (1504 – 1483 a.C.) (Bíblia de Genebra).

compaixão. Mal podia a filha de Faraó compreender que a amarga tristeza de ficar sem filho era o meio pelo qual Deus lhe estava preparando o coração para sentir compaixão justamente na hora propícia. Assim Deus pode fazer que os mais desprezados sejam servidos e atendidos pelos grandes da terra (Is 49.23) (Bíblia Shedd).

7-9 Assim, a mãe de Moisés não somente tinha licença para criar seu filho, contra as ordens de Faraó, como receber condições financeiras que lhe possibilitaram fazê-lo de um modo eficiente. O único privilégio que não tinha era nomear a criança (v 10) (Bíblia Shedd).

8-9 Todas as mulheres desta narrativa escolheram desobedecer ordens e cruzaram barreiras de parentesco e étnicas (Andrews Study Bible).

10 já grande [cresceu, cf NKJV]. Talvez por dois ou três anos (como Samuel em 1 Sam. 1:22); Não há clara indicação de tempo (Andrews Study Bible).

Moisés. O nome vem do hebraico “tirar para fora”, e talvez seja uma tradução do nome equivalente que a princesa lhe teria dado no idioma egípcio. O futuro legislador, historiador e líder nacional, estava para receber dos inimigos de seu povo a mais elevada cultura da época, equipando-o para estas missões (Bíblia Shedd).

O nome [Mosheh] é semita, embora também fosse compatível com o nome egípcio Mose, que significa “é nascido” (p. ex., Tutmose, que quer dizer “Tute é nascido”) (Bíblia de Genebra).

11-15  Moisés se identifica com o oprimido. Após tentar sem sucesso resolver a situação de opressão em uma pequena escala, Moisés teve de fugir da ira de Faraó e acabou em um poço, em Midiã (em Gên 29:1-35, outra história semelhante é relatada) (Andrews Study Bible).

Agora, com quarenta anos de idade (At 7.23), Moisés se identifica com o povo de Deus (Hb 11.24-27). O esforço de Moisés por livrar um israelita da opressão que ele estava sofrendo mostrou-se inútil quando Moisés procurou ser um juiz em Israel (v. 14) (Bíblia de Genebra).

No entanto, ele ainda tinha muito a aprender. Ninguém pode prevalecer pela força. … Israel seria liberto de seus indizíveis sofrimentos inteiramente graças à mão estendida do seu Protetor todo-poderoso. Daí a falha da primeira tentativa de Moisés. Em lugar de olhar “de uma e de outra banda”, ele deveria ter olhado para cima (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

14 Quem te pôs. Com estas palavras os israelitas mostraram que não estavam prontos par receber as bênçãos da liberdade, rejeitando seu defensor. Assim também os judeus do tempo de Jesus estavam sempre dispostos a receberem curas e mais favores do Senhor, mas não toleravam a pregação contra os seus pecados, não obstante ser justamente o pecado que envenena a vida mais que a doença, rejeitando a terna compaixão de Jesus que queria libertá-los totalmente do pecado, através do evangelho (cf a comparação entre Moisés e Jesus Cristo em At 7.23-35, 22) (Bíblia Shedd).

15 Midiã. Os nômades midianitas descendiam de Abraão e Quetura (Gn 25.1-6; Nm 10.29-32; Jz 6) (Bíblia de Genebra).

16 tirar água. As mulheres fizeram a tarefa difícil e então foram enxotadas (Bíblia de Genebra).

17 as defendeu. Esta foi a terceira intervenção de Moisés em defesa dos fracos. Os conflitos entre os nômades por causa de direitos sobre a água eram comuns (Bíblia de Genebra).

18 Reuel. Esse nome significa “amigo de Deus”. O sogro de Moisés era conhecido por dois nomes: Reuel e Jetro (3.1; 4.18) (Bíblia de Genebra).

22 Note que foi Moisés quem deu nome ao seu filho (e não a mãe, como na maioria das histórias patriarcais), enfatizando seu desejo de manter conexão com o povo do concerto [aliança] que são ‘estrangeiros” no Egito (Andrews Study Bible).

23-25 A primeira referência à participação ativa de Deus na história de Israel em Êxodo. Contudo, Ele sempre esteve ocupado nos bastidores. Isto envolve uma mudança de perspectiva [de foco], de volta ao Egito (Andrews Study Bible).

23 clamaram [choraram/gritaram, na NKJV]. Esta é a primeira vez que Israel clama ao Senhor. Eles estão no fundo do desespero – e Deus escuta. Este padrão é repetido muitas vezes durante a era dos juízes (Jz 3:9, 15; 4:3; 6:6; etc.) (Andrews Study Bible).

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/MundoAdventista

Postagem Anterior Próxima Postagem