Reavivados por Sua Palavra | Êxodo 01

 


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges

RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio 


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

Vida difícil e parteiras desobedientes


“As parteiras [...] temeram a Deus e não fizeram o que o rei do Egito lhes havia ordenado.” Êxodo 46:20


Com a morte do faraó amigo de José e a entronização de um novo rei, as coisas começaram a mudar para os hebreus, e para pior. Como o povo de Deus era fértil e se multiplicava rapidamente no Egito, isso passou a incomodar o monarca. Ele temia que essa multidão crescente um dia pudesse se voltar contra seu reino. Então deu uma ordem às parteiras Sifrá e Puá: dali em diante, sempre que nascesse um menino hebreu, elas deveriam matá-lo. Só que as duas mulheres de fé se submeteram à autoridade de Deus e não à do homem. Conforme escreveu Pedro: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens” (At 5:29). As parteiras fizeram isso. Ironicamente, o nome do poderoso faraó não é mencionado, mas o das mulheres é. Deus vê de modo diferente a importância das pessoas. E o Senhor abençoou as duas por terem feito o que é certo (v. 20). 


Promessa: A vida dos israelitas começou a ficar difícil. Assim é a nossa existência neste mundo volúvel. Paz real somente em Canaã. Mas Deus promete nos acompanhar na caminhada. 


Arqueologia e história: O verso 16 menciona, no original hebraico, as “duas pedras”. O egiptólogo Wilhelm Spielberg descobriu que no Egito eram usados certos banquinhos de parto que consistiam de duas pedras ou uma pedra em forma de ferradura. O uso dessa expressão confirma a autoria de Moisés, pois ele conhecia bem a cultura egípcia.


Comentários

Êx 1 – A vida dos israelitas começou a ficar difícil. Assim é a nossa vida neste mundo volúvel. Paz real somente em Canaã. 


Êx 1 – Com a presença dos filhos de Israel no Egito, durante 430 anos, aquele povo pagão e politeísta pôde ter um vislumbre da religião verdadeira. 


Êx 1:7 – Os israelitas prosperaram e aumentaram em número, conforme Deus havia predito. 


Êx 1:8 – O novo rei “nada sabia sobre José”. É arriscado confiar nos homens. Confie sempre em Deus; Ele nunca muda. 


Êx 1:12 – Devemos obedecer à autoridade de Deus acima da dos homens. Foi o que as parteiras fizeram. 


Êx 1:14 – A vida dos israelitas se tornou amarga, mas Deus via tudo. O lar deles não era lá. Neste mundo, não existe paz permanente. 


Êx 1:15 – Ironicamente, o nome do poderoso faraó não é mencionado, mas o das parteiras é: Sifrá e Puá. Deus vê de modo diferente a importância das pessoas.


Êx 1:17 – “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens” (At 5:29). As parteiras fizeram isso. 


Êx 1:20 – Deus abençoou as parteiras por terem feito o que é certo.




Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

A história da redenção começa em Gênesis 3:15 e termina em Apocalipse 19:14-15. Entre estes textos, notamos Deus operando o complexo plano de salvar pecadores da condenação em que se encontram.

O livro de Gênesis mostrou nosso valor na criação perfeita, e também o terror do pecado assombrando nossa existência. Gênesis começou relatando a vida e terminou com morte. Êxodo começa com escravidão e termina com libertação. Nestes livros, ficamos cientes que Deus atua em nossa sociedade corrompida.

Após mais de quatro séculos no Império Egípcio, chegava o momento de Deus cumprir a profecia de Gênesis 15:13-16 proferida a Abraão:

“Saiba que seus descendentes vão viver como estrangeiros numa terra que não é deles. Eles serão escravizados e oprimidos durante quatrocentos anos. Depois disso, PUNIREI OS SENHORES DELES, e aquela geração sairá de lá carregada de bens… Seus descendentes não voltarão para cá antes da quarta geração, PORQUE O PECADO ENTRE OS AMORREUS AINDA NÃO EXCEDEU O SEU LIMITE”.

Após observar esta profecia de suma importância na compreensão do livro de Êxodo, reflita:

• Por que Faraó ordenou matar bebês masculinos?
• Tem lógica essa ordem, considerando a importância dos homens nas construções egípcias?

Assim como para a escravidão, as justificativas para matanças de bebês meninos eram infundadas. Até poder-se-ia alegar o perigo de rebelião, mas tudo não passava de medo imaginário inventado por Faraó.

Contudo, nada impedirá Deus de cumprir Suas promessas, ainda que para isso tenha de usar parteiras que enganam e mentem.

Há um grande conflito. Desde Gênesis 3:15 a guerra entre o bem e o mal tornou-se evidente no planeta. Quando Jesus nasceu como bebê à semelhança de Moisés, foi necessário um livramento da morte; e, por ironia, Jesus refugiou-se no Egito (Mateus 2:13-18). Esse grande conflito prosseguiu em toda história da igreja, com ênfase em 1260 anos de opressão culminando em 1798. Contudo, no tempo do fim, “o dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante de sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus” (Apocalipse 12:17).

Devemos estar cientes de que, nesta guerra cósmica, nada impedirá Deus de cumprir o que nos prometeu! Leia Apocalipse 12:1-16 e Romanos 16:20; e, então reavivemo-nos! Logo seremos libertos!

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


      Comentários Selecionados

Os hebreus não chamam este livro “Êxodo.” Chamaram-no pelas suas primeiras palavras ou pensamentos no livro [Shemot ou We’eleh shemoth= “E estes são os nomes”]. (É assim que deram o nome de seus livros. Eles chamam Gênesis “no princípio” [B’reshit = “no princípio”]). Andy Nash, em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/1/

O título “Êxodo” se baseia na tradução Septuaginta grega, que emprega o termo exodus, “saída” (19:1), e que foi mais tarde adotada pela Vulgata Latina (tradução da Bíblia para o latim, no início do século V, por Gerônimo). O título em hebraico demonstra a conexão [do livro do Êxodo] com Gênesis tendo em vista que começa com a conjunção “e”, sugerindo, portanto, a continuação de uma história anterior. …  e repete as exatas palavras de Gên. 46:8 (Andrews Study Bible).

1-22 O capítulo mostra a prosperidade que Deus sempre quer dar ao seu povo, e a desgraça que o mundo está sempre prestes a infligir (Bíblia Shedd).

1-4 Os livros de Êxodo e Gênesis estão ligados entre si por esta introdução (Gn 46.8-27). A promessa de Deus a Abraão foi cumprida pela frutificação de Israel (Gn 12.2) (Bíblia de Genebra).

7 Sete verbos descrevem a aparentemente sobrenatural multiplicação do povo de Israel: isto parece ser um eco consciente e alusão à criação, usando verbos de Gên. 1:20-22, 28 (Andrews Study Bible).
A terra era, provavelmente, a terra de Gósen, no Noroeste do Egito, no Wadi Tumilat, no delta, um vale que tinha entre 50 e 60 km de extensão (cf Gn 47.4) (Bíblia de Genebra).
Os reis da terra conspiram visando a frustrar o plano divino. Mas isso seria o mesmo que deter a mará montante. Os dias em que a igreja sofreu perseguição e oposição foram sempre os dias de crescimento (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

novo rei. Aqui saltamos quatro séculos de história, desde a entrada de José no Egito. Trata-se de novas dinastias com outras maneiras de pensar e agir (Bíblia Shedd).
Esse novo rei do Egito pode ter sido Amosis I (1570-1546 a.C.) da XVIII dinastia, que expulsou os hicsos, os governantes semitas do Egito, de 1700 a 1550 a.C. (Bíblia de Genebra).
não conhecera. Não se refere a conhecimento intelectual ou  possível deslize de memória mas, ao invés, um conhecimento relacional e compromisso. O nome do rei não é mencionado, em contraste com as relativamente menos importantes parteiras (v. 15). Na Escritura, pessoas de nome não mencionado parecem não ter futuro. De acordo com 12:40, Israel passou 430 anos no Egito (Andrews Study Bible).

9 Refere-se, pela primeira vez, aos filhos de Israel como um povo. Ao invés de uma família ou tribo, eles são agora um povo e destaca o cumprimento da promessa divina (Gên. 15:5) (Andrews Study Bible).

11 feitores de obras. O termo hebraico geralmente indica trabalho não voluntário a um poder superior. Pitom e Ramessés. Possivelmente Tell-el-Rataba (aprox 96 km NE do Cairo) e Tell-el-Dab’a (32 km n de Pitom) (Andrews Study Bible).

As pinturas nas paredes das pirâmides dão testemunho dos sofrimentos infligidos a escravos com feições hebreias por feitores armados de chicotes (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

12 quanto mais. A graça de Deus com seu povo sempre supera as tentativas de destruição feitas contra seus escolhidos (Bíblia Shedd).

14 amargar. A experiência de Israel é lembrada nas ervas amargas da refeição pascal (12:8) (Andrews Study Bible).

15 parteiras. Duas parteiras para servirem tão numerosa população parece muito pouco; elas podem ter sido líderes das parteiras (Bíblia de Genebra).
É admirável notar os inesperados instrumentos que Deus usa para derrotar as intenções de seus inimigos. Logo essas duas mulheres, que pareciam as menos prováveis  (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

16 O assassínio secreto: as parteiras podiam atribuir a morte do filhinho a um acidente de nascimento (Bíblia Shedd).

17 temeram. Outra tradução poderia ser “ter respeito”. Isto envolve escolhas morais (9:30; 14:31; 18:21; 20:20). As parteiras colocaram aas ordens divinas acima das ordens humanas (Atos 5:29) (Andrews Study Bible).

20 Nada afeta tão profundamente o bem-estar de uma nação como o tratamento dispensado às crianças (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

21 lhes constituiu família. Deus honrou o compromisso das parteiras e deu descendentes a elas (Ver também Rute 4:12; 2 Sam. 7:11; 1 Rs. 2:24)(Andrews Study Bible).

22 O assassínio público: a fidelidade das parteiras em conservar a vida dos filhinhos forçou Faraó a revelar publicamente sua iniquidade. Assim é que uma atitude corajosa pode desmascarar as obras do maligno (Bíblia Shedd).

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/MundoAdventista

Instagram: https://www.instagram.com/mundoadventistabr/?hl=en

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FpC7hCvdYHsGm6WfKHvrSS

Grupo no Telegram: https://t.me/mundoadventistabr

Postagem Anterior Próxima Postagem