É ilegal citar a Bíblia?

Política finlandesa luta contra ameaça à liberdade de expressão, em julgamento por postar um versículo da Bíblia.



Um membro cristão do Parlamento da Finlândia está sendo julgado, lutando pela liberdade de expressão e religião no tribunal, porque postou uma imagem de uma passagem da Bíblia nas redes sociais que condena a homossexualidade.

Päivi Räsänen está sob investigação desde 2019 por sua postagem de versículo da Bíblia e é acusada de três acusações de discurso de ódio contra homossexuais.

Os promotores disseram que seus comentários violavam a igualdade e a dignidade dos homossexuais.

Mas Räsänen defende seu post dizendo que foi um desafio direto à Afiliação das Igrejas Evangélicas Luteranas para um evento de orgulho gay de Helsinque, não uma crítica às pessoas que vivem um estilo de vida homossexual.

"Em todas as acusações, nego qualquer irregularidade. Meus escritos e declarações sob investigação estão ligados aos ensinamentos da Bíblia sobre casamento, viver como homem e mulher, bem como os ensinamentos do apóstolo Paulo sobre atos homossexuais", explicou ela. "Os ensinamentos sobre casamento e sexualidade na Bíblia surgem do amor ao próximo, não do ódio a um grupo de pessoas."

Räsänen espera ser absolvida de todas as acusações, ela diz que a decisão do tribunal pode ter consequências terríveis para todos os crentes em seu país.

"A possível pena para o crime de agitação étnica seria de até dois anos de prisão ou multa", explicou. "Mas um problema ainda mais sério seria a censura resultante: uma ordem para remover atualizações de mídia social ou uma proibição de postagem. A sentença abriria as comportas para a proibição de publicações semelhantes e a ameaça de queima de livros modernos."

"De acordo com meu conhecimento, o tribunal deve pela primeira vez decidir se é legal ou não citar a Bíblia", continuou Räsänen.

Räsänen  disse à  CBN News que seu motivo para postar a imagem nas mídias sociais era acordar sua igreja na Finlândia.

"E ao orar, me convenci de que não é minha hora agora de pular do barco afundando como uma parábola da igreja, mas tentar acordar os adormecidos na igreja naquele barco. E é por isso que decidi escrever para a mídia social", disse Räsänen.

A política cristã também enfrenta acusações por um artigo online e uma entrevista de rádio na qual ela compartilhou suas opiniões sobre homossexualidade e casamento bíblico.

Räsänen acredita que seu caso pode eventualmente ser levado ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

"Revi cuidadosamente todos os meus escritos e declarações, que agora estão sendo examinados, e defendo esses pensamentos que derivam do cristianismo clássico", disse ela. "Sinto que é uma honra defender a liberdade de expressão e religião. Defendo o direito de confessar a fé cristã e seus ensinamentos sobre o ser humano."

Esse assunto chamou a atenção da mídia internacional, como a BBC .



Postagem Anterior Próxima Postagem