Reavivados por Sua Palavra | Gênesis 11

Em Gênesis capítulo 11 lemos que a humanidade tentou construir uma torre em Babel e tornar-se semelhante a Deus. Por causa disso, foi espalhada pelo mundo em diferentes línguas. Também lemos a genealogia desde Sem até Abrão. Abrão era casado com Sarai, e não tinham filhos.

Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira


Reavivados por Sua Palavra - Oficial | Pr.Adolfo Suarez

Reavivados por Sua Palavra - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


Pr. Weverton Castro


Pr. Valdeci Júnior


Pr. Michelson Borges



A torre do orgulho e da descrença | Reflexão: Pr. Michelson Borges

“Venham, vamos confundir a língua que eles falam, para que um não entenda o que o outro está dizendo.” Gênesis 11:7

Pecado, desobediência e descrença sempre levam à confusão. Os construtores da Torre de Babel estavam tão cegados pela idolatria e pelo orgulho, que desprezaram a promessa de Deus de não mais destruir o mundo com um dilúvio. Construíram a torre para exaltar a glória humana e escapar de uma futura inundação que nunca viria. O desprezo à palavra de Deus está na raiz de todos os males, como já vimos no relato da queda de Adão e Eva. Hoje não é diferente. Quantas “torres” de conhecimento inútil têm sido construídas pela humanidade. Torres que pretendem elevar as pessoas ao céu, mas que acabam trazendo insatisfação e ruína.

“Venham, vamos confundir a língua que eles falam, para que um não entenda o que o outro está dizendo” (v. 7). O Deus triúno mais uma vez atua em conjunto pelo bem da humanidade. O plano do Senhor era de que as pessoas se espalhassem pelo planeta levando o conhecimento da verdade que liberta e salva. Mas elas quiseram ficar aglomeradas e perpetuando a perversão, o secularismo e a rebelião. Aqueles que conheciam bem o juízo de Deus em forma de dilúvio tiveram que ser novamente punidos e impedidos.   

Na segunda metade do capítulo, a genealogia de Sem é destacada por ser dela que nasceu Abraão, o pai do povo escolhido a quem Deus queria usar para salvar o mundo em confusão. Sempre existe esperança para aqueles que decidem abandonar as frágeis torres humanas para abraçar as sólidas promessas divinas. 

Promessa: “O Senhor desceu para ver a cidade e a torre” (v. 5). O Criador Se interessa pelos assuntos humanos, tanto para trazer bênçãos e salvação, quanto para punir o pecado e as injustiças. 

Arqueologia: Na região onde foi construída a Torre de Babel, foram descobertos zigurates (grandes templos em forma de torre) que confirmam o hábito que eles desenvolveram de construir torres. Só na Mesopotâmia foram encontradas ruínas de 31 torres.

Comentários: Pr. Michelson Borges

Gn 11:4 – “Nosso nome será famoso e não seremos espalhados.” Raiz de todos os males: orgulho e desobediência a Deus. 

Gn 11:4 – Os pós-diluvianos descreram da promessa de Deus de que não mais destruiria a Terra com um dilúvio e tentaram se proteger com os próprios recursos. Um tipo de salvação inútil pelas obras.

Gn 11:4 – Na região da Torre de Babel foram descobertos zigurates (grandes templos em forma de torre) que confirmam o hábito que eles desenvolveram de construir torres.

Gn 11:5 – “O Senhor desceu para ver a cidade e a torre.” Deus Se interessa pelos assuntos humanos. 

Gn 11:7 – “Venham, desçamos e confundamos a língua que falam.” Plural. A Trindade executa Seus planos. 

Gn 11:9 – Babel lembra de confusão. Quando as pessoas trocam a verdadeira adoração ao verdadeiro Deus a confusão religiosa é o resultado. 

Gn 11:10-26 – A genealogia de Sem é destacada por ser dela que nasceu Abraão, o pai do povo escolhido a quem Deus queria usar para salvar o mundo em confusão.

Gn 11:30 – Sarai, esposa de Abrão, era estéril, o que tornará o milagre da concepção de Isaque ainda mais maravilhoso.

Gn 11:31, 32 – Assim como Tera e Abraão, nós também somos peregrinos neste mundo, rumo à Canaã Celestial.


Postagem Anterior Próxima Postagem