O que aconteceu no natal?

 


O amor desceu e ficou no meio.


E todo mundo sabe o que aconteceu no Natal. Não é? Vamos fazer um teste de Natal.

Primeiro, uma pergunta fácil. Que feriado antiquíssimo é celebrado há séculos no dia 25 de dezembro e se caracteriza pelo costume de trocar presentes? Natal, certo? Errado. A resposta correta: o festival romano de Saturnália. Espere, Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro?

Aqui está nossa próxima pergunta. Quem é o jovial idoso de constituição pesada com uma longa barba branca, cuja cor favorita é o vermelho? Este homem anda em uma carruagem puxada por criaturas com nomes como Cracker e Gnasher, e ele mora no extremo norte em um palácio feito de icebergs. A lareira de cada casa é um lugar especialmente sagrado para este homem que dizem descer pela chaminé para visitar seres humanos. É o Papai Noel, certo? Desculpe. Esse é Thor, o deus germânico pagão do fogo. Então, Papai Noel vem de um antigo mito europeu?

Quem disse que isso era fácil? Aqui está um que você conhecerá. Que planta verde com bagas brancas, rosa ou vermelhas fornece um lugar sob o qual amigos ou inimigos podem trocar uma saudação pessoal (um beijo), uma tradição iniciada pelos cristãos durante a celebração do Natal? Sim! Você marcou uma resposta correta! É visco! Mas suas raízes não são cristãs. Era uma planta usada em rituais sagrados pelos antigos druidas da Grã-Bretanha.

O que aprendemos? Jesus não nasceu em 25 de dezembro, e o Papai Noel e o visco descendem de tradições pagãs. Então, o que realmente aconteceu no Natal? A Bíblia tem nossa resposta.

A verdadeira história

Escondidos no primeiro capítulo da história familiar de dois capítulos da Natividade de Lucas estão detalhes que identificam um evento cósmico sem paralelo. No início de meu ministério, ouvi uma apresentação em uma reunião campal do Professor Richard Davidson, do Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia (digitalcommons.andrews.edu/auss/vol44/iss2/1). A cronologia bíblica embutida em sua apresentação da narrativa da Natividade do Novo Testamento e do processo sacerdotal do Antigo Testamento me cativou. Pelas pistas de Lucas, podemos apontar o ato marcante mais surpreendente de Deus em todo o plano de salvação. Vamos seguir os passos de Lucas:

  1. Os deveres do templo no primeiro século duravam uma semana e começaram com o primeiro curso de sacerdotes na semana seguinte à Páscoa.
  2. A Páscoa em 4 AEC foi na terceira semana de abril ,1e durou uma semana. O primeiro curso de uma semana de sacerdotes serviu na última semana de abril.
  3. Zacarias era da ordem de Abias ( Lucas 1: 5 ), então o curso sacerdotal de Abias foi o oitavo ( 1 Crô. 24: 5 , 10 , 19 ). Contando oito semanas desde a última semana de abril (primeiro curso sacerdotal), os deveres de Zacarias eram na terceira semana de junho e duravam uma semana inteira.
  4. A gravidez de Isabel ocorreu "logo depois ... ele voltou para casa" ( Lucas 1:24 ), o que teria sido por volta da quarta semana de junho.
  5. João Batista , fruto da gravidez de Isabel, estava seis meses no ventre (versículo 26) quando o anjo Gabriel veio de Deus para explicar pessoalmente a Maria que ela seria a mãe humana do Filho de Deus. A quarta semana de dezembro marcaria o sexto mês de gravidez de Elizabeth.
  6. Semana de Natal - a explicação muito pessoal de Gabriel ( Lucas 1: 28-35 ), a notável concordância de Maria (versículo 38), a viagem “apressada” de Maria para visitar Isabel e a excitação in utero de João Batista (versículo 44) na presença do pré-natal Salvador do mundo - tudo aconteceu durante a última semana de dezembro ou na semana do Natal.

O que aconteceu no natal? O Deus Todo-Poderoso entrou no corpo de uma adolescente grávida. O Filho de Deus chamado Maravilhoso tornou-se ferível. A família da Pessoa de Deus chamada Conselheiro estava aqui, em breve para se submeter ao conselho de um pai humano. O Deus Todo-Poderoso deixou de lado Sua onipotência para se tornar um poderoso dependente. O Príncipe da Paz tornou-se um feto cujos agitados golpes nos dedos dos pés seriam acariciados até a calma como cada filho de Adão submerso no ventre de sua mãe. O que aconteceu? O Cristo menino embrionário entrou neste vale da humanidade para que nunca duvidássemos que o Criador de todos sabe chorar. Então, comemore! Troque presentes! A encarnação do Deus Todo-Poderoso ocorreu exatamente nesta época do ano! O Jesus pré-nascido veio para a família humana por escolha, então podemos ter a escolha de entrar na família dEle.

Estou impressionado com a encarnação, mas se você ainda estiver interessado no nascimento de Jesus, você pode facilmente contar um período normal de gestação de nove meses desde a concepção dele no final de dezembro até a quarta semana de setembro. Essa semana de nascimento seria consistente com a história da Natividade, quando os pastores ainda estariam nos campos antes que as chuvas de outono os levassem para dentro.

Seu nascimento refletiu sua morte

Quem pode nos culpar por idealizar o único bebê divino-humano que já nasceu? Ele deve ter tido uma mãe supermodelo! Na arte da Natividade, cada fio de palha estável está alinhado com os raios de glória dos anjos pairando? E nosso precioso Senhor como um bebê nunca babaria. Visões idílicas do nascimento de Cristo podem obscurecer a realidade de por que Ele veio. O que estava por vir não seria bonito. Muitas coisas no nascimento de Cristo podem ser vistas como uma prefiguração do que aconteceria na cruz.

Rejeitado pelos homens : sabemos que no fim de semana da crucificação Jesus foi rejeitado pelos homens. Na sala de julgamento de Pilatos, eles gritaram: “Crucifica-o! Não temos rei senão César! ” Isso não nos lembra da rejeição em Seu nascimento? A placa do estalajadeiro “Sem Vaga” era uma previsão sinistra da rejeição zombeteira em Seu julgamento.

A caverna do estábulo : O Filho de Deus nasceu em um estábulo, mas não era um celeiro de madeira pitoresco. Era um estábulo típico do Oriente Médio, uma caverna de pedra oca. A única diferença significativa entre aquela caverna e o túmulo de um homem rico provavelmente está relacionada ao tamanho da abertura e ao tamanho de seu interior, mas Jesus nasceu para morrer.

Panos : O bebê Salvador estava “envolto em panos” ( Lucas 2:12 ). As mães modernas estão começando a embrulhar e carregar seus bebês novamente. As de Maria eram tiras de linho idênticas aos panos funerários que seriam enrolados em torno de um homem rico em sua morte. Considerando isso, o nascimento de Cristo pode ser visto como um prenúncio de Sua morte.

Cercado por animais : Em Belém, nosso pequeno Salvador estava cercado por animais. Os animais do primeiro século na Palestina eram usados ​​apenas para dois propósitos: trabalho e sacrifício. Em Seu nascimento, Aquele que se sacrificaria no Calvário estava rodeado de animais regularmente sacrificados para tipificar os Seus - Seu nascimento refletindo Sua morte.

A Manjedoura : Maria colocou Jesus em uma manjedoura ou cocho de alimentação como os encontrados hoje em Megido e outras cidades de carruagem de Salomão. Os cavalos alcançaram seus focinhos em uma pedra oca. No nascimento e na morte, Cristo foi sepultado em pedra.

Josephs : Jesus foi vigiado em Seu nascimento por um Joseph. Ele foi vigiado em Sua morte por um Joseph. Nisso, Seu nascimento foi uma prévia de Sua morte.

Conta-se a história de uma obra de arte em uma catedral europeia, na qual o artista retrata Maria ao pé de uma colina, ajoelhada e com os braços estendidos. No topo da colina, o sol incide sobre o gramado. Na encosta da colina, o Menino Jesus desce correndo pelo gramado ensolarado com os braços bem abertos. O sol em Suas costas cria uma enorme sombra na frente do pequeno Cristo. A sombra é uma cruz. Essa imagem captura uma mensagem vital que o Novo Testamento ensina sobre Jesus: toda a sua vida foi vivida à sombra da cruz.

No Natal: Um Conosco

Um macacão rasgado derretido por uma fogueira distante e manchado por inúmeras trocas de óleo na calçada está pendurado em meu armário. Eu escondo a roupa suja na parte de trás do púlpito aos sábados, eu prego esta mensagem na igreja. Quando chega a hora da aplicação na vida real, tiro a calça e o paletó engordurados e os visto por cima do terno enquanto se lê em João 19: 16-18 : “Eles levaram Jesus. sair para . 'O lugar do crânio.' Lá eles o crucificaram junto com outros dois, um de cada lado, com Jesus no meio ”(NET) .2 Todos os escritores dos Evangelhos afirmam que Jesus foi crucificado no meio Mateus e Lucas dizem: “Então foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita e outro à esquerda” ( Mateus 27:38 ). Manuscritos atrasados ​​deMarcos 15:28 menciona a crucificação de Cristo entre dois ladrões como cumprimento de Isaías 53:12 , a predição de que Ele seria contado conosco.

O que aconteceu no natal? O Deus do Amor se vestiu com nossas roupas sujas, cobriu sua divindade e ficou no meio conosco. Ele desceu até onde estamos. Ele desceu completamente e enfrentou nossa dor, tristeza, labuta e tentação. Sua vida pura vivida, Cristo sofreu na cruz. Seu poderoso coração explodiu com o peso de nossa deslealdade; e por esse meio incrível o maior presente de todos foi comprado. Não poderia ter acontecido sem Sua encarnação. Foi o que aconteceu no Natal e com certeza vale a pena comemorar! O amor desceu e ficou no meio.


  1. Nascido no reinado de Herodes, o Grande ( Mt 2: 1 ; Lc 1: 5ss .), Jesus evidentemente tinha até 2 anos de idade quando Herodes tentou eliminá-lo ordenando a matança de todos os meninos de até 2 anos de idade ( Mt . 2:16 ). Emil Schürer corrigiu os cálculos sobre o nascimento de Jesus até 4 aC, três anos antes do ano [1 aC] que originalmente - e de maneira imprecisa - estabeleceu nossos cálculos aC / AD. Josefo data a morte de Herodes entre um eclipse lunar e a Páscoa anual. Essa sequência eclipse-Páscoa ocorreu em 4 aC: o eclipse em 13 de março e a Páscoa 29 dias depois. Os adventistas do sétimo dia aceitam a data de nascimento de Jesus em 4 AC. Esta cronologia sincroniza com as profecias de 70 semanas e 2300 dias de Daniel 8 e 9. Consulte https://en.wikipedia.org/wiki/Chronology_of_Jesus#Year_of_Jesus'_birth.
  2. As citações das escrituras creditadas à NET são da New English Translation Bible, copyright © 1996-2021 da Biblical Studies Press, LLC. Todos os direitos reservados.

David E. Smith é pastor aposentado, capelão e educador de saúde de Calhoun, Geórgia.

Fonte: https://www.adventistreview.org/2112-32

Postagem Anterior Próxima Postagem