Um Laboratório no Jardim


A propriedade da escola primária ressoa com os sons das crianças. Trezentas e quarenta crianças podem fazer um barulho bastante alegre. Gina se senta com um sorriso enquanto a comoção diária gira pelos corredores e ao redor do terreno. O trabalho de Gina é ajudar a garantir que as crianças sejam o mais ativas e engajadas possível. Como nutricionista da escola, ela garante isso por meio do programa de alimentação escolar.  

Há três anos, o projeto EMBRACE abordou a escola de Gina com a ideia de apoiar seu programa de alimentação. Durante quatro anos, o projeto EMBRACE trabalhou para salvar as vidas de mães e crianças de mortes evitáveis ​​em Ruanda, Camboja, Mianmar e nas Filipinas. Uma das ameaças às crianças nesses países é a desnutrição. Para reduzir as taxas de desnutrição, a escola de Gina nas Filipinas fez parceria com a EMBRACE para estabelecer uma horta escolar.  

Filipinas ADRA EMBRACE Project Jardinagem

Esta horta escolar não é apenas um  pequeno  experimento conduzido temporariamente por uma ou duas turmas. É  grande e exuberante, florescendo com colheitas caseiras  .  É farto o suficiente para alimentar 340 alunos da escola, bem como alguns membros da comunidade. Também é sustentável, como  sementes de  metade das plantas são  p reservado para futuras plantações.  

Os cuidadores são alunos da 4ª à 6ª série, e o jardim funciona como um laboratório de ciências e habilidades para a vida.  

Gina explica,  “o jardim dá-lhes a oportunidade de fazer um trabalho prático, de identificar as ferramentas e plantas, de mergulhar no jardim. Eles não estão apenas aprendendo com os livros; eles também estão aprendendo por experiência ”.  

Os alunos aprendem a plantar e a colher, a plantar mudas e a conservar sementes. Eles levarão esse conhecimento e experiência com eles por toda a vida e até mesmo os ensinarão a seus filhos.  

As hortaliças indígenas da horta foram abandonadas há muito tempo em favor de alimentos processados ​​e embalados.  “Nenhum dos professores ou alunos conhecia as verduras que eram introduzidas na horta”, conta Gina. Porém, depois de observar e aprender sobre o ciclo de crescimento de cada planta, os alunos e seus professores podem identificá-las rapidamente e seu valor nutricional. Com um sorriso radiante, Gina diz,  “o jardim deixou a todos muito felizes. Eles aprenderam a conhecer frutas e vegetais indígenas. Há uma música que todos podem cantar sobre vegetais. Ninguém sabia o que eram aqueles vegetais. Mas agora, com este jardim, eles podem ver o que são esses vegetais. ”  

O jardim não é só para a escola. É um local de aprendizagem para todos na comunidade. Os membros da comunidade podem vir e observar todas as facetas da jardinagem, desde o plantio até a colheita. Eles também podem receber sementes para que possam começar suas hortas caseiras.  

Embora o projeto EMBRACE tenha terminado, a horta escolar e a economia de sementes permanecem. O conhecimento e as habilidades fornecidos por meio do projeto continuam a fazer uma diferença positiva na vida dos professores, alunos e membros da comunidade. 

“Tem sido uma grande ajuda para a comunidade e a escola”, diz Gina com gratidão. Vários membros da comunidade expressam sua gratidão, e os sorrisos das crianças falam por si. Agradecemos seu apoio a este trabalho verdadeiramente transformador. 

Fonte: https://www.adra.ca/the-garden-lab/

Postagem Anterior Próxima Postagem