A opinião de Ellen White sobre outros cristãos

 


Que tipo de inimigo é a Babilônia?

T

O Grande Conflito é um dos livros mais conhecidos e poderosos de Ellen White. Entre outras coisas, ele oferece algumas críticas incisivas do ensino católico e do comportamento histórico, bem como a tendência das denominações protestantes de abandonar sua fidelidade anterior às Escrituras. Lembrando também que a jovem Ellen Harmon e sua família foram expulsas da Igreja Metodista por causa de sua crença na breve vinda de Jesus, alguns podem concluir que ela tinha uma visão obscura dos cristãos cujas crenças e práticas diferiam das dela.

Mas isso seria errado.

Ellen White sobre os crentes católicos

Os adventistas do sétimo dia acreditam que Ellen White foi uma mensageira do Senhor, exercendo o dom bíblico de profecia. Portanto, levamos seus escritos a sério. O que podemos encontrar neles sobre como ver e nos relacionar com pessoas de outras religiões? Ao olharmos para algumas de suas declarações, podemos até achar seu conteúdo - e seu tom - surpreendente.

Há muitos católicos que vivem de acordo com a luz que possuem, muito melhor do que muitos que afirmam crer na verdade presente [isto é, os adventistas do sétimo dia], e Deus certamente os testará e provará como Ele testou e provou nós. Pelo que Deus me mostrou, um grande número será salvo entre os católicos. Pouco tem sido feito por eles, exceto para fazê-los aparecer sob a pior luz.1

Essas palavras foram parte de uma palestra de Ellen White aos crentes em Basel, Suíça, em 1887, quando a fé católica era forte em várias partes da Europa. Mas sua mensagem não era apenas para a Europa. Mais de 20 anos depois, ela publicou uma declaração notável semelhante para a igreja em geral nos Testemunhos. Referindo-se à mensagem de “gritar em voz alta” de Isaías 58:1, ela escreveu:

Esta mensagem deve ser dada; mas, embora deva ser concedido, devemos ter o cuidado de não empurrar, aglomerar e condenar aqueles que não têm a luz que nós possuímos. Não devemos sair do nosso caminho para fazer duras críticas aos católicos. Entre os católicos há muitos que são cristãos mais conscienciosos e que caminham em toda a luz que brilha sobre eles, e Deus trabalhará em seu favor. Aqueles que tiveram grandes privilégios e oportunidades, e que falharam em melhorar suas faculdades físicas, mentais e morais, mas que viveram para agradar a si mesmos e se recusaram a assumir sua responsabilidade, estão em maior perigo e em maior condenação diante de Deus do que aqueles que estão errados em pontos doutrinários, mas procuram viver para fazer o bem aos outros. Não censure os outros; não os condene.2

Ensinando com o Espírito certo

Isso fazia parte de um artigo intitulado “Palavras de advertência”, no qual ela advertia que “os ataques de Satanás contra os defensores da verdade se tornarão mais amargos e determinados até o fim do tempo”. Diante dessa escalada de conflito, ela escreveu: “Que curso devem os defensores da verdade seguir? Eles têm a imutável e eterna Palavra de Deus, e devem revelar o fato de que têm a verdade como ela é em Jesus. Suas palavras não devem ser ásperas e afiadas. Em sua apresentação da verdade, devem manifestar o amor, a mansidão e a brandura de Cristo. Deixe a verdade fazer o corte; a Palavra de Deus é como uma espada afiada de dois gumes e corta seu caminho até o coração. Aqueles que sabem que têm a verdade não devem, pelo uso de expressões ásperas e severas, dar a Satanás uma chance de interpretar mal seu espírito.3

Que espírito trazemos para nossos encontros com pessoas que não são de nossa fé? Temos uma mensagem - uma mensagem crucial - para transmitir ao mundo e não devemos transigir nisso. Mas com que espírito o damos e em que ordem? Ellen White estava atenta a questões como essas e fez apelos fervorosos para que refletíssemos o espírito e a sabedoria de Jesus em nossos contatos com outras pessoas. Certamente, isso deve começar com o reconhecimento de onde os verdadeiros seguidores de Jesus podem ser encontrados. Em O Grande Conflito, Ellen White fez esta declaração notável:

Apesar da escuridão espiritual e da alienação de Deus que existem nas igrejas que constituem a Babilônia, o grande corpo dos verdadeiros seguidores de Cristo ainda pode ser encontrado em sua comunhão.Seja falando de católicos ou protestantes, Ellen White foi capaz de distinguir entre os verdadeiros crentes e os falsos sistemas aos quais eles poderiam ter se unido.

Ouça o apelo de Ellen White para que reconheçamos os verdadeiros crentes entre aqueles que não são de nossa fé: “O Senhor tem Seus representantes em todas as igrejas. Essas pessoas não tiveram as verdades provadoras especiais para estes últimos dias, apresentadas a elas em circunstâncias que trouxessem convicção ao coração e à mente; portanto, ao rejeitar a luz, eles não cortaram sua ligação com Deus. Muitos há que caminharam fielmente na luz que brilhou em seu caminho. Eles têm fome de saber mais sobre os caminhos e obras de Deus. Em todo o mundo, homens e mulheres olham melancolicamente para o céu. Orações, lágrimas e indagações sobem das almas que anseiam por luz, graça e Espírito Santo. Muitos estão à beira do reino, esperando apenas para serem reunidos.5

Que visão positiva de pessoas de outras religiões! Como, então, devemos abordá-los? Ellen White escreveu que devemos “chamar a atenção do povo para as verdades da Palavra de Deus. Existem muitos deles que são caros a todos os cristãos. Aqui está um terreno comum, sobre o qual podemos encontrar pessoas de outras denominações; e ao nos familiarizarmos com eles, devemos nos deter principalmente em tópicos pelos quais todos sentem interesse, e que não levarão direta e incisivamente aos assuntos de desacordo.6 Isso não quer dizer que nunca devemos chegar a “assuntos de desacordo”, mas em geral não devemos começar por aí.

Todo o tempo, “ao levar a mensagem, não faças investidas pessoais a outras igrejas. Fale a verdade em tons e palavras de amor. Deixe Cristo ser exaltado. Mantenha a afirmativa da verdade. Deixe a verdade contar a história da inconsistência do erro.7

Trabalhando com outros ministros cristãos

Ellen White tinha uma responsabilidade especial pelos ministros de outras denominações. Temos uma obra a fazer pelos ministros de outras igrejas. Deus quer que eles sejam salvos. Eles, como nós, só podem ter a imortalidade por meio da fé e da obediência. Devemos trabalhar por eles fervorosamente para que possam obtê-lo. Deus deseja que eles participem de Sua obra especial para este tempo. Ele deseja que eles estejam entre os que estão dando alimento para Sua casa no tempo devido. Por que eles não deveriam se envolver neste trabalho ?.8

Nossos ministros devem tornar sua obra especial trabalhar para ministros. Não devem entrar em conflito com eles, mas, com a Bíblia nas mãos, exortá-los a estudar a Palavra. Se isso for feito, há muitos ministros pregando o erro que pregarão a verdade para este tempo”.9

Pode não ser apenas os ministros que são chamados para tentar alcançar outros ministros: “O trabalho mais sábio e firme deve ser dado aos ministros que não são de nossa fé. Muitos há que não sabem nada além de serem enganados por ministros de outras igrejas. Que obreiros fiéis, tementes a Deus e fervorosos, suas vidas escondidas com Cristo em Deus, orem e trabalhem por ministros honestos que foram educados para interpretar mal a Palavra da Vida”.10 Quem são esses “obreiros fiéis, tementes a Deus e zelosos”? Esses termos não se limitam necessariamente ao ministério profissional. Não poderiam os devotos não-clérigos também participar desse trabalho?

Vendo com os olhos de Jesus

Em qualquer caso, somos chamados a trabalhar ao lado de nosso Salvador para alcançar as pessoas ao nosso redor. Precisamos ver os outros com os olhos de Jesus. Observe o que Ellen White chama alguns daqueles que não são de nossa fé: “Deus tem joias em todas as igrejas, e não cabe a nós fazer denúncias generalizadas do mundo religioso professado, mas com humildade e amor, presente a toda a verdade como está em Jesus. Que os homens vejam piedade e devoção, que vejam a semelhança de caráter com Cristo, e serão atraídos para a verdade. Aquele que ama a Deus supremamente e ao próximo como a si mesmo, será uma luz no mundo. Aqueles que têm conhecimento da verdade devem comunicar a mesma. Eles devem exaltar Jesus, o Redentor do mundo; eles devem anunciar a palavra da vida.11

Esses conceitos se aplicam apenas a cristãos de outras religiões, ou há até mesmo um abraço mais amplo neles? Entre os habitantes da terra, espalhados por todas as terras, há aqueles que não dobraram os joelhos a Baal. Como as estrelas do céu, que aparecem apenas à noite, esses fiéis brilharão quando as trevas cobrirem a terra e densa escuridão as pessoas.”12 Ela menciona locais de interesse missionário no início dos anos 1900, como África, China, Índia, as ilhas do mar, bem como as áreas de influência católica, dizendo que nesses lugares “Deus reserva um firmamento de escolhidos que ainda brilharão entre as trevas, revelando claramente a um mundo apóstata o poder transformador da obediência a Sua lei.13

Jesus disse: “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também devo trazê-los, e eles ouvirão a Minha voz; e haverá um rebanho e um pastor ”(João 10:16). Procuremos as ovelhas de Jesus, onde quer que estejam, nada fazendo por palavra ou espírito para afastá-las, para que Jesus possa trazê-las para o Seu redil com alegria!


  1. Ellen G. White, Sermons and Talks (Silver Spring, Md .: Ellen G. White Estate, 1994), vol. 2, pp. 40, 41.
  2. Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja (Mountain View, Califórnia: Pacific Press Pub. Assn., 1948) , vol. 9, pág. 243.
  3. Ibidem , p. 239.
  4. Ellen G. White, The Great Controversy (Mountain View, Califórnia: Pacific Press Pub. Assn., 1911), p. 390
  5. EG White, Testimonies, vol. 6, pp. 70, 71.
  6. Ellen G. White, Evangelismo (Washington, DC: Review and Herald Pub. Assn., 1946), p. 144
  7. Ellen G. White, em Review and Herald, 7 de outubro de 1902.
  8. EG White, Testimonies , vol. 6, pp. 77, 78.
  9. EG White, Evangelismo, pág. 562.
  10. Ibid .
  11. Ellen G. White, em Review and Herald, 17 de janeiro de 1893.
  12. Ellen G. White, Prophets and Kings (Mountain View, Califórnia: Pacific Press Pub. Assn., 1917), p. 188
  13. Ibid. , p. 189

William Fagal é um ex-diretor associado (agora aposentado) do Ellen G. White Estate.

Fonte: https://www.adventistreview.org/2111-24

Postagem Anterior Próxima Postagem