Tempo de Refletir | Deus amou primeiro

TEMPO DE REFLETIR 0082 – 4 de outubro de 2021

I João 4:19 – Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.

Com muita razão dizemos que o evangelista João é o apóstolo do amor. O evangelho dele e as três cartas, além do Apocalipse, estão cheios das palavras de amor, amar e derivados. Só na primeira carta João as usa trinta e uma vezes.

Há expressões lindíssimas sobre Deus e o amor dEle nessa carta. Dos capítulos 3 e 4 destaco algumas dessas gemas do amor de Deus: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai…” (3:1). E o nosso amor por Ele, será que é grande também? Outra: “Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a Sua vida por nós…” (3:16). A pergunta é: será que cremos realmente nisto? No capítulo 4:7 ele escreve: “o amor procede de Deus”. Ou seja, uma indicativa que também devemos amar!

Ainda no capítulo 4, versos 8 e 16, duas vezes é dito que “Deus é amor”. Já no verso 9, lemos: “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em haver Deus enviado o Seu Filho Unigênito ao mundo…” Verso 10: “Nisto consiste o amor, em que Ele nos amou, e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” E, finalmente, o verso 11: “Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros”.

O amor de Deus Pai é inato, é natural nEle; é um princípio ativo, não é estático, mas sim, comunicativo e amante, provocativo como nos versos que li. Todo Ele é amor e todo o Ser dEle ama perfeita e eternamente. Ele é a fonte do amor que atua, sacrifica, redime e inspira a todos nós.

Certa vez um pai tentava contar ao seu filhinho quão grande é o amor de Deus. Ambos estavam no cume das colinas que separam a Escócia da Inglaterra. O pai, apontando para a Escócia ao norte, depois para a Inglaterra, ao sul, para o mar a leste e, finalmente, para as extensas colinas a oeste e fazendo um movimento circular bem amplo, acompanhando o horizonte, disse: “Filho querido, o amor de Deus é tão grande como tudo isso!” O filho emocionado exclamou com os olhos cintilando: “Formidável, papai! Então nós devemos estar bem no centro do amor de Deus!”

Tenha certeza de que se andamos em comunhão com o Pai, cada dia, o amor dEle será o centro de nossa vida e assim estaremos escondidos em Cristo, em Deus. Somos salvos para amar.

Pratique isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Grande Deus e nosso Pai: Obrigado por Teu amor maravilhoso! Por favor, encha o nosso coração desse Teu amor à medida que nossa comunhão e companheirismo contigo for se ampliando e se fortalecendo cada vez mais. Em nome de Jesus, amém!


-> Apresentação: Amilton Menezes



Postagem Anterior Próxima Postagem