Caverna Romana | Um Canto Criativo da Arte

 Por Maryellen Hacko

O artista Phil McKay e sua peça intitulada Caring for the Family.

De exposições de arte a guias de estudo da Bíblia, o artista plástico Phil McKay viu seu trabalho ser usado em uma ampla variedade de contextos para compartilhar as boas novas de Jesus. 

“Acho que descreveria meu estilo como uma abordagem moderna das imagens tradicionais da Bíblia”, diz ele. “Quero que minha obra de arte seja uma representação visual poderosa e dramática da Bíblia e do que ela transmite ao leitor.” 

Membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Port Macquarie, Phil é um artista em tempo integral que cria suas obras-primas em seu estúdio caseiro na ensolarada costa leste da Austrália.  

“Felizmente, tenho conseguido fazer carreira com meu trabalho artístico. Eu chamo [meu estúdio] de minha 'caverna romana', pois sou um ávido colecionador de antiguidades romanas, e meu estúdio funciona também como um museu ”, explica. 

Embora Phil tenha pintado o evangelho por cerca de 12 anos, seu estilo e assunto evoluíram com o tempo.  

“Desde que me lembro, sempre criei arte de uma forma ou de outra, então buscar as belas-artes como carreira era inevitável”, diz ele. “Ao longo da minha carreira, experimentei muitos ofícios. Algumas delas incluem escrita de sinalização, impressão em tela, aerografia automotiva, fabricação de réplicas de artefatos e espadas romanas com qualidade de museu. ” 

Inspirando-se nos grandes mestres da Renascença e com uma vasta coleção de antiguidades romanas, Phil diz que, por um período de tempo, pintou muitas imagens com temas escuros. 

“Por razões óbvias, nunca me agradou”, confessa. “Era muito lucrativo e eu era muito bom nisso, fazendo um nome na indústria de carros/motos customizados. Deus nos abençoa com dons, mas eu estava glorificando o diabo ao invés do Senhor. ” 

Decidindo deixar aquele mundo para trás, Phil orou pedindo orientação e pediu que Deus permitisse que ele usasse seus talentos para pregar o evangelho. “No dia seguinte, eu comecei a pintar imagens para um estudo bíblico”, explica Phil, e ele tem pintado o evangelho desde então. 

“A maioria das minhas imagens é usada de alguma forma para visualizar o evangelho e seus ensinamentos”, continua ele. “Seja com apresentações em PowerPoint, guias de estudo da Bíblia, sermões, mídias digitais e sociais. Pesquisar o contexto de cada imagem e chegar a uma composição definitivamente me aproximou de Deus. 

Daniel e Apocalipse

“Aprendo algo novo e especial cada vez que pinto uma nova imagem. Eu sou uma pessoa visual, então ver um texto ou história da Bíblia visualmente faz com que ele ganhe vida para mim, e espero que faça o mesmo para quem está vendo minhas obras de arte". 

Quando Phil não está pintando, ele gosta de seguir sua paixão romana - fabricar espadas ou pesquisar, expandir e catalogar sua coleção de antiguidades romanas.  

“Estou planejando colocar minha coleção romana em escolas e faculdades/universidades aqui na Austrália para fins educacionais. Quero compartilhar e educar as pessoas interessadas”, afirma. 

Quanto à sua prática profissional, Phil diz que está atualmente trabalhando em dois rolos de gravuras para a Signs Publishing - um sobre discipulado e outro sobre a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. 

“[É] um projeto maravilhoso de se estar envolvido”, diz ele. “Eles estarão disponíveis em formato tradicional e digital e serão um recurso estimulante e benéfico para pregar o evangelho a qualquer pastor ou obreiro bíblico.” 

Para ver a impressionante coleção de trabalhos de Phil, visite <philmckay.com>.

Postagem Anterior Próxima Postagem