Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Três atitudes

Naamã foi contar ao seu senhor o que a menina israelita dissera. 2 Reis 5:4

Naamã era chefe do exército e homem respeitado do rei sírio. Este havia derrotado os exércitos de Israel, causando a morte de Acabe. Depois disso, numa de suas invasões a Israel, levaram cativa uma menina que acabou se tornando ajudante da mulher de Naamã.

Essa menina, mesmo longe de casa, testemunhava de Deus, sendo fiel no trabalho e conquistando a confiança de sua senhora. Quando soube da doença de Naamã, sentiu grande tristeza e sugeriu que ele se encontrasse com o profeta Eliseu.

Confiando na menina, Naamã buscou a permissão do rei para ir a Israel. Além da permissão, Ben-Hadade escreveu uma carta de recomendação ao rei de Israel para que Naamã fosse curado. Ao ler a carta, o rei de Israel apavorou-se, rasgou suas vestes e viu nela uma ameaça.

Quando soube disso, o profeta Eliseu enviou uma mensagem ao rei questionando seu medo e pedindo que encaminhasse Naamã até ele.

Não foi sem hesitar que Naamã lavou-se sete vezes no rio Jordão e assim foi curado da lepra. Em seguida, ele quis recompensar o profeta Eliseu com ricos presentes, mas o homem de Deus os recusou.

No entanto, Geazi, servo de Eliseu, que por anos tivera oportunidade de desenvolver o espírito de abnegação de seu mestre, deixou-se levar pela cobiça. Mentindo, disse que Eliseu pedira prata e vestes para dois rapazes recém-chegados.

Recebendo de bom grado o que pedira, Geazi escondeu tudo e disse a Eliseu que não havia saído dali. Instantaneamente o servo foi punido pela cobiça e pelas mentiras: tornou-se leproso.

Na narrativa, podemos perceber a diferente atitude de três pessoas:

1. A menina cativa conhecia o Deus verdadeiro e, mesmo em terra estranha, testemunhou Dele, como serva dedicada, íntegra e afetuosa, sugerindo a seu amo ir ter com o profeta para ser curado.

2. O rei, líder do povo de Deus, em vez de colocar sua confiança no Deus todo-poderoso, não viu na carta uma oportunidade para testemunhar, mas uma ameaça.

3. Geazi viu no milagre uma oportunidade para obter ganho. Após a demonstração do poder divino que tornara o coração de Naamã acessível a adorá- Lo, tornou-se pedra de tropeço.

Qual é a sua atitude diante das dificuldades? Que você veja nelas sempre oportunidades para testemunhar!



Postagem Anterior Próxima Postagem