Tempo de Refletir | O primeiro mártir

TEMPO DE REFLETIR 0039

Atos 7:60 – Senhor, não lhes imputes este pecado. Com estas palavras adormeceu.

Estevão, um judeu helenista (porque falava o grego) convertido ao cristianismo, revelou um tal caráter que sua vida se tornou uma verdadeira coroa de vitória, brilhante e preciosa, na fronte de Cristo. Homem bem-educado e versado nas Escrituras dos profetas, foi escolhido pelos apóstolos como o chefe dos sete diáconos da primeira igreja cristã em Jerusalém.

Suas atividades espirituais e zelo por Cristo o tornaram o mais notável entre os sete. Foi um “homem excepcionalmente cheio de fé e do Espírito Santo” (At 6:5). Fiel, responsável e missionário ele bem pode ser considerado o modelo de todos os diáconos na Igreja e um exemplo do que o Senhor espera de cada um deles hoje.

Acredita-se que Estevão já seguia a Jesus antes da crucifixão, pois há indícios de que ele e Filipe, outro diácono que também andava com Deus sob a orientação do Espírito Santo, fizeram parte dos Setenta que o Mestre enviou para pregar as Boas Novas; Samaria talvez tenha sido o campo de ação deles porque os judeus helenistas eram mais bem aceitos pelos samaritanos do que os judeus palestinos (Lc 10:1-11; At 8:5).

Mas o ponto alto do caráter de Estevão teve lugar quando foi levado diante do Conselho de judeus para se defender. Tal era sua intimidade com Deus, “cheio de graça e poder”, que quando começou a falar a todos no Sinédrio, entre atônitos e admirados, e “fitando os olhos em Estevão, viram o seu rosto se tornar radiante como o rosto de um anjo” (At 6:15). Com certeza se lembraram do rosto de Moisés quando desceu do Sinai.

No longo sermão que Estevão pregou, ele revelou três atitudes que sempre marcaram sua vida de coragem cristã, cheia de fé e do Espírito Santo:

Primeira: Seu poderoso testemunho da verdade de que Jesus era o Messias esperado. Isto irou tanto os judeus e o povo, que começaram a planejar a morte dele (At 7:54).

Segunda: A firme confiança na Palavra de Deus, ao relatar como verdade o que estava escrito sobre o povo hebreu. Quando Estevão declarou que o povo de Israel desobedecera a Deus e que eles ali também resistiam ao Espírito Santo, ficaram aborrecidos e, cegos pela ira e fanatismo religioso, preferiram silenciá-lo pela morte.

E terceira atitude: a inabalável lealdade a Jesus e a Igreja dEle. Isto desorientou tanto os judeus que partiram para o imediato apedrejamento (At 7:58). Enquanto isso ele orava: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” E morreu como o primeiro mártir do cristianismo e nosso exemplo!

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Pai, ajuda-me a ser um vitorioso, como foi Estêvão. Peço que Teu Espírito ocupe completamente o meu coração e a minha vida. O coração e a vida desse que me ouve. Por favor. Em nome de Jesus, amém!


-> Apresentação: Amilton Menezes




Postagem Anterior Próxima Postagem