Tempo de Refletir | As marcas de Jesus

TEMPO DE REFLETIR 0040

Gálatas 6:17 – Desde agora ninguém me perturbe; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.

A lealdade de Antipáter, governador da Judéia, durante o reinado de Júlio César, foi questionada por um dos seus adversários. Acusado de conspirar contra o império, foi convocado por César para se defender das denúncias feitas. Estando na presença do imperador, Antipáter removeu a túnica, desvestiu o peito e mostrou as cicatrizes que lembravam as suas lutas em defesa do império. As marcas apresentadas foram para o imperador um argumento convincente em favor do governador da Judéia e a confiança em sua administração lhe foi confirmada.

O apóstolo Paulo, após haver participado em várias grandes batalhas defendendo o reino de Deus, declarou: “… trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”.

Um escravo era frequentemente marcado com um sinal do seu Senhor, ou identificado com alguma cicatriz específica indicando a quem ele pertencia. Provavelmente, pensando nas cicatrizes produzidas pelos açoites e apedrejamentos que sofreu, o apóstolo se referiu a elas como evidências de que ele pertencia a Jesus.

Da mesma forma como a cruz deixou suas cicatrizes no corpo de Cristo, os sofrimentos de Paulo lhe deixaram também marcas visíveis. Estas cicatrizes que lhe lembravam as agressões sofridas por causa do evangelho, ele as exibia com honra e alegria.

Ao contrário da circuncisão de que tanto os judeus se orgulhavam, as cicatrizes de Paulo, o evangelista das nações, não eram para cumprir uma tradição ou requisito da lei. Elas simbolizavam a liberdade, pois embora fosse “escravo” de Cristo, se sentia emancipado das tradições que se inspiravam na escola judaica.

Aplicando o texto de Gálatas 6:17 à nossa experiência pessoal, pergunto: Podemos nós também exibir, com santo orgulho, as marcas de Deus em nossa vida? Mostramos em nossa conduta diária os sinais que nos identificam como soldados de Jesus Cristo, onde quer que estejamos, em casa ou no trabalho, na sociedade ou na comunhão da igreja?

Pense nisso, você que me ouve agora, e lembre também que às margens cristalinas do rio da Vida, os salvos de todos os tempos um dia ostentarão com regozijo uma sublime marca. Apocalipse 22:4 diz qual é: “E verão o Seu rosto, e nas suas testas estará o Seu Nome [o nome de Deus].”

Que essa realidade comece agora na sua vida, se ainda não acontece, e perdure pela eternidade. Vamos orar?

Pai, quero ostentar, na eternidade, as marcas de Jesus em minha vida! Antes disso, porém, que isso aconteça hoje, agora, em cada escolha, decisão ou procedimento que precisar tomar. Por favor. Em nome de Jesus, amém!


-> Apresentação: Amilton Menezes



Postagem Anterior Próxima Postagem