Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Aletheia ou cegueira deliberada?

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 1 João 2:1

Aletheia e cegueira deliberada são termos que se popularizaram depois que uma série de atos ilícitos da política brasileira foram descobertos. O primeiro significa busca da verdade; o outro, persistência em se manter os fatos obscuros para não se incorrer em culpabilidade.

A natureza humana tem se degenerado ao longo dos anos de pecado. Muitos, tendo algum poder e o coração corrompido, vão praticar as mais diversas violações contra si próprios e contra o próximo.

Embora muitos atos cometidos sejam, de fato, ilícitos e passíveis de punição, há muitos injustiçados pelas políticas públicas e econômicas que hoje clamam nas ruas, mas que fariam o mesmo caso tivessem as mesmas oportunidades.

Nas corriqueiras questões do dia a dia, quando ninguém está nos vendo, a qual reação recorremos? Aletheia (busca da verdade) ou cegueira deliberada para não nos sentir culpadas? Buscar e apossar-se de atitudes verdadeiras, corretas e justas, ainda que com prejuízo próprio? Ou fazer uso das mentiras brancas, omissões, dissimulações e outras formas iguais de engano?

É a repetição de aletheias ou cegueiras intencionais que formam hábitos. E esses hábitos formam o caráter.

As investigações de irregularidades políticas são marcadas por manobras e tentativas de se escapar das consequências. Mas há um outro desfecho do qual ninguém poderá escapar. Não haverá habeas corpus nem imunidade parlamentar.

Uma longa investigação da vida de cada indivíduo, marcada por infinita misericórdia divina, terá então a sentença decretada. Todos tiveram o melhor Advogado de defesa e poderiam ter sido absolvidos. Mas nem todos O terão aceitado.

Então as palavras de Jesus: “Muito bem, serv[a] bo[a] e fiel! […] Venha e participe da alegria do seu Senhor!” (Mt 25:21) serão declaradas àquelas que escolheram aletheia. E para as que preferiram a cegueira deliberada, a sentença será: “Afastem-se de Mim vocês, que praticam o mal!” (Mt 7:23).

Insista na busca pela misericórdia divina. Aceite a perfeita atuação do Advogado que está junto ao Pai, guiando você à aletheia e ao aperfeiçoamento de seu caráter, ainda que possa doer muito, pois o que importa é ser aprovada naquele grande dia.



Postagem Anterior Próxima Postagem