Passos para o Reavivamento Pessoal | A Parábola das Dez Virgens

 


A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

O que Jesus quer nos ensinar através da parábola das dez virgens a respeito dos membros carnais e espirituais da igreja?

  1. Todas as 10 eram virgens
  2. Todos tinham crenças bíblicas genuínas.
  3. Todas tinham lâmpadas
  4. Todas tinham a bíblia
  5. Todas foram ao encontro do noivo
  6. Todas aguardavam ansiosamente a segunda vinda
  7. Todas dormiram
  8. Todas ouviram o chamado e acordaram
  9. Todas prepararam suas lâmpadas
  10. Todas as lâmpadas se acenderam
  11. Metade das virgens notou que suas lâmpadas se apagaram

Lâmpadas acesas consomem azeite para permanecerem acesas. A energia se consome. Após pouco tempo, cinco das virgens perceberam que suas lâmpadas estavam se apagando. As lâmpadas das virgens insensatas, que queimaram por um curto período de tempo, nos mostram que elas tinham uma porção do Espírito Santo, mas não o suficiente. Havia pouquíssimo óleo. Essa foi a única diferença! 

Quando as cinco retornaram de sua busca e pediram para entrar, Jesus respondeu: “Eu não as conheço.” Elas se preocuparam tarde demais com o azeite, ou seja, o Espírito Santo. A porta estava fechada.

Através desta parábola de Jesus podemos ver claramente que nossa relação pessoal com Ele depende do Espírito Santo. Quem não está cheio do Espírito Santo, não será reconhecido por Jesus. Romanos 8:8,9 diz: “Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. ... Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Ou seja, de fato um relacionamento pessoal e real com Jesus só é possível através do Espírito Santo. 1 João 3:24 diz: “Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.” Isto significa que a certeza que tenho da minha plenitude no Espírito Santo ao mesmo tempo me dá a garantia de que eu estou em Cristo e Ele está em mim.

Esta é exatamente a experiência que uma irmã teve quando participou dos 40 dias de oração. Através da presença do Espírito Santo em sua vida, ela experimentou uma relação com Deus completamente diferente e outros notaram a mudança que tomou lugar em sua vida. 

Uma irmã do sul da Alemanha escreveu o seguinte depois de ter estudado este livro: “Este livro junto com as instruções do livro 40 Days: Prayers and Devotions to Prepare for the Second Coming, escrito por Dennis Smith (40 Dias – Orações e Devoções para se preparar para a Segunda Vinda, disponível em inglês e espanhol), tornou-se uma grande e esperada bênção em minha vida. Assim como eu, muitos outros membros da nossa igreja têm confirmado que algo estava faltando em nossa experiência de fé e agora temos o privilégio de experimentar Jesus transformar nossas vidas. Ele ainda está trabalhando em nós e passo a passo está atraindo-nos para mais perto dEle.”20

Um irmão escreveu o seguinte: “O livro Passos para o Reavivamento Pessoal me tocou profundamente. Fui especialmente impactado pelo capítulo sobre as dez virgens e pelo seguinte trecho ‘... se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo’ Romanos 8:9. De repente eu não tinha certeza se eu tinha o Espírito Santo e se Ele estava trabalhando em mim. Eu estava sentindo dolorosamente a falta dos frutos correspondentes à presença dEle em minha vida. Hoje eu terminei de ler o livro, uma infinita e profunda tristeza tomou conta de mim. Então eu li a oração da página 75 e senti um profundo desejo de receber o Espírito Santo e que Deus, o Pai, opere Suas transformações em meu coração conforme a Sua vontade. Obrigado por esse livro e pelas palavras que me comoveram profundamente.” A.P. 

A maior tragédia para o cristão carnal é que ele não receberá a vida eterna se sua condição espiritual não mudar. “... se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.” (Romanos 8:9) Concluindo: A diferença entre o membro espiritual e o membro carnal tem a ver com o Espírito Santo. O cristão espiritual está cheio do Espírito Santo. O cristão carnal não é ou não está suficientemente preenchido pelo Espírito Santo. 

Se você perceber que é um cristão carnal, não fique frustrado. Deus está lhe oferecendo um remédio: o Espírito Santo. Em alguns círculos o Espírito Santo é superestimado; por outro lado, em outros círculos Ele é negligenciado. Que o Senhor nos ajude a alcançar o equilíbrio Bíblico.

COMPARAÇÃO: A IGREJA PRIMITIVA E A IGREJA DO FIM DOS TEMPOS

Quando comparamos a igreja primitiva com a igreja atual, temos a impressão de que a igreja primitiva deve ter sido predominantemente composta por pessoas espirituais. O livro de Atos nos mostra que esta era a razão para o seu desenvolvimento rápido e positivo. Eles não tinham nenhum outro auxílio, mas estavam cheios do Espírito Santo. Atualmente nós temos excelentes recursos em abundância, mas não permitimos que o Espírito Santo trabalhe. 

A. W. Tozer disse: “Se o Espírito Santo fosse retirado de nossa igreja hoje, 95% das coisas que nós fazemos continuaríamos a fazer e ninguém notaria a diferença. Se o Espírito Santo tivesse se retirado da igreja primitiva, 95% das coisas que estavam sendo feitas iriam cessar e todos notariam a diferença.”

Será que aprendemos a viver sem o Espírito Santo? Será que as igrejas hoje consistem principalmente de cristãos carnais?

Será que como consequência, muitas vezes nós somos impotentes e geralmente não obtemos vitórias? Verificamos que em algumas regiões há um crescimento muito pequeno das igrejas. A razão para estes problemas graves poderia estar na atitude carnal? Cada vez mais vamos chegar à conclusão de que nosso problema central está na falta do Espírito Santo. Isto também vale para nossa igreja em geral. No entanto podemos mudar isso na área pessoal muito rapidamente com a ajuda de Deus. 

As seguintes colocações são especialmente dedicadas para os ministros da igreja, mas naturalmente se aplicam para todos. 

Johannes Mager diz: “Paulo faz diferença entre cristãos espirituais e carnais através da plenitude ou falta de plenitude do Espírito Santo na vida do indivíduo:batizados pelo Espírito Santo, mas sem a plenitude do Espírito Santo.”

Para o ministro, isto significa que: Eu posso ter uma formação teológica sólida, ser bem versado nas línguas originais da Bíblia e praticar habilmente a exegese; posso ter recebido as grandes verdades bíblicas intelectualmente, entendê-las e ser bem versado na teologia dogmática de diferentes séculos; eu posso ter uma boa compreensão da homilética e pregar sermões relevantes e realistas – entretanto, apesar de todos os meus conhecimentos e talentos, posso não estar cheio do Espírito Santo. Livros, educação, bom equipamento técnico e até mesmo ocarisma se tornam um substituto para a ausência do Espírito. 

Pregar, orar em público, organizar as atividades da igreja, preparar programas evangelísticos, dar aconselhamento pastoral – tudo isto pode ser aprendido e também colocado em prática sem o Espírito Santo. Ellen G. White descreveu essa possibilidade perigosa da seguinte forma: “A razão porque há tão pouco do Espírito de Deus, é que os pastores aprendem a trabalhar sem Ele.” (Testemunhos Para a Igreja, Volume 1, p. 383.1) 

Johannes Mager foi pastor, evangelista e professor de teologia sistemática por muitos anos. Trabalhou como secretário do Departamento Ministerial da Divisão Euro-Africana (agora chamada Divisão Inter-Europeia) em Berna, Suíça, até sua aposentadoria. Agora vive em Fridensau, Alemanha. 

Para resumir: Ser carnal significa viver por meio de nossas capacidades e habilidades humanas sem ser preenchidos com o Espírito Santo ou com apenas uma porção insuficiente dEle.

O PRINCIPAL PROBLEMA NO CRISTIANISMO CARNAL

As grandes leis éticas da Bíblia – amar seu inimigo, perdoar a todos por tudo, vencer o pecado, etc. – só podem ser alcançadas através do poder do Espírito Santo, não através do esforço humano. Isso nos mostra que o principal problema no cristianismo carnal é que a vida passa a estar baseada apenas em esforços humanos. Não podemos realizar a vontade de Deus apenas por nossas forças. Vamos ler alguns versículos da Bíblia sobre este tópico: 

Isaías 64:6: “Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo.”

Jeremias 13:23: “Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal.”

Ezequiel 36:26-27: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis."

Romanos 8:7: “A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo” ou “A mente regida pela carne é inimizade contra Deus; pois não está sujeita à lei de Deus, nem pode fazê-lo.”

Ellen White disse muito claramente e com precisão:

“Aquele que está tentando alcançar o Céu por suas próprias obras, guardando a lei, tenta uma impossibilidade. O homem não pode ser salvo sem obediência, mas suas obras não devem vir de si mesmo; Cristo deve operar nele o querer e o realizar, segundo a Sua boa vontade.” 

Acredito que essas referências demonstram que não somos capazes de fazer a vontade de Deus sem o Espírito Santo. Nossa principal preocupação deve ser a de escolhermos sempre a vontade de Deus e assim Deus nos dará a força para a realizarmos. Esta é a compreensão exata da doutrina da justificação pela fé, que é extremamente importante e libertadora. (No entanto, não podemos discuti-la em detalhes aqui).


Acesse o livro: Passos para o Reavivamento Pessoal

Participe de nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IjafwahlvEXETtW7rTrTA9

Ouça os áudios

Passos para o Reavivamento Pessoal | Introdução

Passos para o Reavivamento Pessoal | Multiplicando os Resultados

Passos para o Reavivamento Pessoal | O Presente mais Precioso de Jesus

Passos para o Reavivamento Pessoal | O Espírito Santo é a fonte de uma vida plena

Passos para o Reavivamento Pessoal | Uma criança violenta de 13 anos e o Espírito Santo

Passos para o Reavivamento Pessoal | Qual a raiz de nossos problemas?

Passos para o Reavivamento Pessoal | O membro carnal na igreja 

Passos para o Reavivamento Pessoal | Por que o carnal tem tanta dificuldade em identificar o que lhe falta?

Postagem Anterior Próxima Postagem