Passos para o Reavivamento Pessoal | Qual a raiz de nossos problemas?

Só pela atuação do Espírito Santo em nós, poderemos ser salvos. Não há como viver um cristianismo espiritual sem as Suas influências salvíficas.

Só O Espírito Santo pode nos levar a nos manter em Cristo.


Qual a raiz de nossos problemas?

Existe uma causa espiritual? Será que é a falta do Espirito Santo?

CAUSAS DE NOSSA DEFICIÊNCIA

A resposta da Bíblia é: “... Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, (mentalidade da carne – Rom. 8:5-7) para gastar em seus prazeres.” (Tg. 4:2,3) O Senhor Jesus nos convida insistentemente e amavelmente a suplicar pelo Espirito Santo (Luc. 11:9-13). De fato, constatamos que precisamos fazer isso constantemente. No capítulo três deste livro vamos nos aprofundar um pouco mais neste aspecto.

“Eles falam acerca de Cristo e sobre o Santo Espírito; e todavia não recebem benefício. Não entregam a alma para ser guiada e regida pelas forças divinas.” 7

Como igreja, já oramos há um bom tempo por um reavivamento, o que naturalmente tem grande valor. Ellen White diz o seguinte: “O batismo com o Espirito Santo é o que as Igrejas estão precisando hoje.” 8 “Por que não temos fome nem sede do dom do Espírito, visto que é esse o meio pelo qual haveremos de receber poder? Por que não falamos sobre Ele, não oramos por Ele e não pregamos a Seu respeito?”9

No entanto não basta apenas orar pelo reavivamento. Segundo o pastor Mark Finley, é necessário “pôr em prática os elementos que fazem parte desse mesmo reavivamento”.10 Posso te convidar para estudarmos juntos os passos necessários para o reavivamento pessoal? Isto te dará uma vida mais cheia de poder e plenitude.

Em primeiro lugar, vamos analisar o problema de forma detalhada a fim de nos proteger do perigo de pensar que uma mudança não seja importante ou necessária. Em segundo lugar gostaríamos de examinar a solução que Deus nos propõe, solução esta que nos proporcionará grandes bênçãos. E por último vamos procurar entender como podemos colocar em prática esta solução divina e experimentar suas bênçãos. 

A falta que temos do Espirito Santo certamente não significa que tudo o que fizemos ou fazemos tenha sido em vão. Existem bons programas e iniciativas e estou certo de que Deus tem, tanto quanto possível, abençoado nossos esforços humanos. No entanto só Deus sabe quão maiores seriam os resultados e quão melhor seria a nossa situação se a nossa vida fosse completamente cheia do Espirito Santo. Poderia ser assim e futuramente será assim, como Henry T. Blackaby formulou: 

“Ele [Deus] pode fazer mais em seis meses através de um povo dedicado, do que poderíamos fazer sem Ele em 60 anos.”11 

O cerne da questão está em nos permitirmos ser guiados por Deus no caminho certo, deste modo nossas atividades se tornarão mais produtivas e muito mais eficientes. Este é o resultado que acontece quando estamos cheios do Espirito Santo.

Exemplo: Alguém realiza uma pregação. Se esta pregação vai atingir ou tocar o coração de apenas um ouvinte ou de muitos, isto não depende da capacidade de oratória do pregador, mas sim do Espírito Santo. É ELE que torna a pregação eficiente. 

TRÊS GRUPOS DE PESSOAS E SEUS RESPECTIVOS RELACIONAMENTOS COM DEUS

A Bíblia destaca três grupos diferentes de pessoas no que diz respeito ao seu relacionamento pessoal com Deus. Em cada um destes grupos existem diversas variantes, dependendo do tipo de educação, caráter, idade, cultura, formação, etc. Ainda assim e apesar de todas estas diferenças, existem apenas três tipos de atitudes para com Deus:

  • Relacionamento inexistente – A Bíblia chama de homem natural
  • Relacionamento completo e real – A Bíblia chama de homem espiritual
  • Relacionamento parcial ou fingido – A Bíblia chama de homem carnal

Através dos termos “natural”, “espiritual” e “carnal”, a Palavra de Deus não está fazendo uma avaliação dos relacionamentos, está apenas descrevendo o relacionamento pessoal de alguém com Deus. 

Estes três grupos são descritos nos textos de 1 Cor. 2:14-16 e 1 Cor. 3:1-4. Por agora, vamos abordar somente de forma superficial o termo “homem natural”. Ele vive apenas o momento e não se preocupa com sua relação com Deus. Dentro da igreja encontramos pessoas dos outros dois grupos. De relance podemos perceber onde está realmente o principal problema. Para mim é importante perceber a qual destes grupos eu pertenço. Deste modo a nossa análise serve igualmente como autodiagnostico, uma vez que o nosso objetivo é examinar a nossa vida e não a vida dos outros. 

Qual é o critério para designar cada um desses grupos? Vamos verificar que a identificação de cada um dos três grupos ocorre conforme o seu relacionamento pessoal com o Espírito Santo. 

O homem natural

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.” (1 Cor. 2:14)

O homem natural, não tem qualquer tipo de relacionamento com o Espirito Santo. Vive neste mundo pensando raramente em Deus ou até mesmo sem pensar nEle.

Os homens carnais e espirituais estão na igreja 

Estes dois grupos aparecem descritos em 1 Cor. 2 e 3, em Rom. 8:1-17 e em Gal. 5 e 6. É importante notar que o critério usado para diferenciar estes dois grupos é o relacionamento com o Espirito Santo. Tudo isto porque Deus estabeleceu o Espirito Santo como o único elo de ligação entre o céu e a terra. (O Desejado de Todas as Nações, p. 322; Mat. 12:32) 

“O coração tem de estar aberto à influência do Espírito; ao contrário não pode ser obtida a bênção de Deus.”12 

O membro espiritual na igreja 

Vamos ler o texto de 1 Cor. 2:15,16: “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? (Isa. 40:13) Mas nós temos a mente de Cristo.”

O homem espiritual é um cristão autêntico. Ele é chamado de espiritual porque está cheio do Espirito Santo. Neste caso, o relacionamento com o Espirito Santo também é o critério utilizado para designar alguém como espiritual. Este indivíduo tem um bom e crescente relacionamento com o Espirito Santo, de tal modo que Jesus é o centro da sua vida, ou seja, Jesus assume o trono do seu coração. O homem espiritual entregou-se de todo o coração a Jesus e esta mesma condição é confirmada diariamente pela entrega do seu eu a Jesus, entregando tudo o que é e o que tem. Este mesmo indivíduo é identificado na mensagem a Laodicéia, como sendo “quente”, e na parábola das dez virgens como sendo “sábio”. Os textos de Romanos 8:1-17 e Gálatas 5 revelam ainda mais sobre este homem. Ele tem uma vida “mais abundante” (João 10:10) ou, tal como Paulo descreve, “para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.” (Efésios 3:19; Col. 2:9) O segredo de uma vida feliz é este: Ser um cristão espiritual com Jesus no coração através do Espírito Santo. 

Acesse o livro: Passos para o Reavivamento Pessoal

Ouça os áudios

Participe de nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IjafwahlvEXETtW7rTrTA9

Postagem Anterior Próxima Postagem