Passos para o Reavivamento Pessoal | Por que o carnal tem tanta dificuldade em identificar o que lhe falta?

 


Por que o carnal tem tanta dificuldade em identificar o que lhe falta?

Como a vida de uma pessoa carnal também é preenchida com “religião”, muitas vezes ela não percebe que está faltando algo vital: uma intima e salvadora comunhão com Deus. Se não permitirmos que Cristo governe nossa vida por completo, Ele permanecerá fora batendo à porta a nos chamar. (Apoc. 3:20) E Ele diz: Se isso não mudar, vou vomitar-te da minha boca.

Existe ainda outro fator: Por causa do nosso fundamento doutrinal forte, baseado somente na Bíblia, nós temos convicções muito cerradas, mas devemos estar abertos para novas compreensões. Nós temos a certeza de que cremos na verdade e isso nos emociona. Nós temos muitos conhecimentos, proclamamos a verdade, o que torna difícil a identificação do eu carnal. Será que eu realmente tenho vivido com o Espirito Santo? Caso não, como poderei notar a diferença?

Um pastor relatou: “Acabei de receber um telefonema de uma irmã, que participa no nosso programa de oração de 40 madrugadas (Detalhes sobre isso no capitulo 5). Ela disse que isso mudou a sua vida. Ela se perguntava o tempo todo, o que estava faltando em sua vida espiritual, e agora ela sabe: O Espirito Santo. Eu gostaria que você pudesse ouvir o seu testemunho. Ela disse que notou pela primeira vez o que era ter um relacionamento com Deus ... Outros também já perceberam essa mudança em sua vida.”19 Muitas pessoas percebem que está faltando algo, mas não sabem o que é. Muitos sentem que precisam de mais alguma coisa, mas não sabem o que é ou como obtê-lo.

Eu sou grato, porque em 1 Cor. 3:1-4 podemos encontrar a palavra “ainda” três vezes; “porque ainda são carnais”. Isso nos mostra que é possível para a pessoa carnal se tornar espiritual. Ninguém tem que permanecer carnal. Estando na igreja, a pessoa tem uma boa chance de perceber e mudar esta situação. Mais tarde vamos conversar sobre como se tornar um cristão espiritual. 

Outros aspectos a serem considerados são a inveja e a discórdia, como está escrito na Nova Tradução Internacional: “Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês ...” (1 Coríntios 3:3) Segundo Paulo este comportamento revela que os membros carnais não estão vivendo através do Espirito de Deus, mas sim agindo como carnais – iguais às pessoas mundanas. Eles se comportam como o homem natural, embora em embalagens religiosas. Será que isso é um indicador de que as tensões que acontecem em nossa Igreja são causadas principalmente pelos membros carnais? (leia Judas 19). Na época de Jesus os fariseus e saduceus não estavam também em constante competição? Isso significa que já naquela época havia um forte clima de tensão entre os conservadores e os liberais ou progressistas. Um grupo era legalista e o outro levava as coisas de modo leviano. Contudo ambos estavam convencidos de que tinham a interpretação bíblica correta e atitude louváveis. Mas Jesus nos mostrou que ambos os grupos eram carnais, ou seja, que não estavam cheios do Espirito Santo. A mesma coisa pode acontecer hoje. Mesmo cristãos conservadores ou liberais podem ser carnais. 

Infelizmente, hoje em dia as pessoas muitas vezes olham através das lentes “conservadoras ou liberais / progressistas”. Os observadores, neste caso, têm a vantagem de se sair bem. Na classificação bíblica “carnais ou espirituais”, somos desafiados a fazer um inventário espiritual. Devemos fazer isso para nosso próprio bem. Considere o que Deus nos diz claramente:

“... Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” Gálatas 6:7,8

O homem carnal deseja seguir Jesus e agradá-Lo, mas ele não rendeu toda a sua vida a Jesus ou, caso tenha, de alguma forma retrocedeu (Gal. 3:3 e Ap. 2:4,5). Isso significa que a pessoa, talvez inconscientemente, queira viver ao mesmo tempo segundo a vontade de Deus e em conformidade com as suas próprias ideias. Mas isso não é possível. Pois desta maneira o próprio homem carnal, não Deus, acaba controlando sua vida. Como diz o ditado: não dá para servir a dois senhores. Pode o Senhor nesse caso enviar o Espírito Santo? Tiago 4:3 responde: “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” Cheguei à conclusão de que isso significa pedir com uma atitude carnal. Não estaria Deus apenas alimentando nosso Ego ao responder alguns de nossos pedidos? ? Desta forma o membro da igreja vive através de seus próprios esforços e habilidades. Em Apoc. 3:16 esse tipo de cristão é chamado de “morno” e em Mateus 25 como “néscios”

Por que Jesus chamou os membros carnais de mornos?

Por que muitos cristãos carecem de uma experiência pessoal com o Espirito Santo? Para responder essas questões, nós iremos primeiro analisar o que aconteceu na igreja de Laodicéia. Por que Jesus chamou os crentes da igreja de Laodicéia de mornos? Ele mesmo nos deu uma clara indicação: “Eis que estou à porta e bato.” (Apoc. 3:20) Jesus não era o centro da vida dos crentes, Ele estava do lado de fora batendo à porta e chamando. Por que Ele não entrou? Por que Ele não foi convidado. Ele não nos força. Ele respeita o nosso livre arbítrio. 

Porque os crentes deixam Jesus do lado de fora? Existem diferentes causas e razões para isso. Alguns só se movem num plano puramente intelectual e cognitivo em suas vidas espirituais, como Nicodemos o escriba, e não entendem o que realmente significa uma vida cristã: nossa total entrega a Deus através da qual Ele nos dá um novo nascimento. (Compare com João 3:1-10). Para outros, o “preço” do discipulado é muito alto, eles têm que desistir de muitas coisas, como o “jovem rico”. (Compare com Mat. 19:16-24). Seguir a Jesus requer abnegação, vontade de mudança de vida (compare com Mat. 16:24,25) e entrega completa a Deus (Romanos 12:1). Pura negligência também pode ser um dos motivos que fazem Jesus ficar esperando à porta – não tomamos tempo suficiente para estar em comunhão pessoal com Jesus.

Repito: a razão para a mornidão em Ap 3:20 é: “Eis que estou à porta e bato.” Jesus não estava no centro de suas vidas, mas sim, Ele estava fora ou à margem. Considere: “Ninguém pode servir a dois senhores.” (Mat. 6:24) Assim, a mornidão se refere à relação pessoal com Cristo, ou seja, em outras áreas o indivíduo definitivamente não precisa ser morno.
Um exemplo: Um homem pode investir muito em sua vocação profissional e ao mesmo tempo negligenciar sua esposa. Ele está empenhado em seu trabalho, mas morno em seu relacionamento conjugal. Uma pessoa pode até ser um membro comprometido na igreja, um líder diligente, pastor, presidente ... E ainda ter uma relação morna com Cristo. A pessoa está tão dedicada na realização muitas tarefas, que negligencia sua relação pessoal com Cristo. Esta é a mornidão que Jesus quer que seja removida. É trágico pensar que uma pessoa possa estar tão ocupada com a obra de Deus (na igreja e no trabalho missionário) a ponto de negligenciar o Senhor da obra. A mornidão não é definida pelo que a pessoa faz ou deixa de fazer; mas pelo fato de Jesus Cristo estar presente em seu coração através do Espírito Santo, deixando-O conduzir seus pensamentos, conversas e atos.

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

O que Jesus quer nos ensinar através da parábola das dez virgens a respeito dos membros carnais e espirituais da igreja?

  1. Todas as 10 eram virgens
  2. Todos tinham crenças bíblicas genuínas.
  3. Todas tinham lâmpadas
  4. Todas tinham a bíblia
  5. Todas foram ao encontro do noivo
  6. Todas aguardavam ansiosamente a segunda vinda
  7. Todas dormiram
  8. Todas ouviram o chamado e acordaram
  9. Todas prepararam suas lâmpadas
  10. Todas as lâmpadas se acenderam
  11. Metade das virgens notou que suas lâmpadas se apagaram

Lâmpadas acesas consomem azeite para permanecerem acesas. A energia se consome. Após pouco tempo, cinco das virgens perceberam que suas lâmpadas estavam se apagando. As lâmpadas das virgens insensatas, que queimaram por um curto período de tempo, nos mostram que elas tinham uma porção do Espírito Santo, mas não o suficiente. Havia pouquíssimo óleo. Essa foi a única diferença! 

Quando as cinco retornaram de sua busca e pediram para entrar, Jesus respondeu: “Eu não as conheço.” Elas se preocuparam tarde demais com o azeite, ou seja, o Espírito Santo. A porta estava fechada.

Acesse o livro: Passos para o Reavivamento Pessoal

Participe de nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IjafwahlvEXETtW7rTrTA9

Ouça os áudios

Postagem Anterior Próxima Postagem