Passos para o Reavivamento Pessoal | O membro carnal na igreja

O membro carnal na igreja 

Um indivíduo pode ser membro da igreja por um curto ou longo período, no entanto ser carnal. Se por acaso você chegar à conclusão de que é atualmente um cristão carnal, não fique aborrecido por isso, mas alegre-se pelo fato de que você tem a possibilidade de mudar imediatamente a sua situação. Estou plenamente convencido de que a maior parte dos cristãos carnais desconhece a sua condição e têm o desejo de ter uma vida de fé mais abundante. Na maior parte dos casos, eles nem têm culpa da sua ignorância. Considere o fato de que você vai sentir uma grande alegria quando começar a viver uma vida com Jesus, através da presença do Espirito Santo no seu coração. Jesus diz em João 15:11, “… para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” Além de obter uma esperança bem fundamentada para a vida eterna, você poderá, passo a passo, experimentar vida abundante através desta transformação (Leia o que Jesus diz em João 10:10 – vamos aprofundar este ponto mais tarde).

Oração: Pai nosso que está nos céus, ajuda-me a refletir nesta pergunta: Sou um cristão carnal? Se realmente sou um cristão carnal, ajuda-me imediatamente a reconhecer isso. Opera o Teu querer em mim e ajuda-me a estar disposto a aceitar tudo o que desejas. Guia-me para uma vida cristã plena de alegria e também à vida eterna que Tu prometeste. Renova o meu coração. Obrigado por atenderes a minha oração. Amém.

Vamos ler, em 1 Coríntios 3:1-4, o que o apóstolo Paulo disse aos membros carnais: “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois quando alguém diz: ‘Eu sou de Paulo’, e outro: ‘Eu sou de Apolo’, não estão sendo mundanos?” 

Podemos ver claramente neste texto, que o relacionamento pessoal com o Espirito Santo é o critério para a designação neste grupo! O apóstolo Paulo menciona três vezes, nestes versículos, que eles são carnais, referindo-se aos membros da igreja de Corinto. O que significa ser carnal? Significa que esta pessoa vive pelo poder da carne, ou seja, da sua própria força e habilidade. Também significa que esta pessoa não está cheia do Espirito Santo ou não está cheia o suficiente.

Muitos pensam que este grupo é constituído apenas de pessoas que vivem em pecado aberto. Mas existem variações de pecado dentro deste grupo. Gostaria de voltar a ressaltar que dentro de cada um destes grupos, existem muitas diferenças.

Paulo se dirige às pessoas carnais como “queridos irmãos”. Isto prova que ele estava tratando com membros da igreja. Paulo não podia falar “como a espirituais.” Isto significa que eles não estavam cheios do Espirito Santo ou então não estavam cheios o suficiente. Ele precisava conversar com eles “como a criancinhas em Cristo”. Isso mostra que eles não cresceram na fé como deveriam. Podemos ter grande conhecimento da Bíblia e mesmo assim não ter crescido espiritualmente. O crescimento espiritual depende de nossa entrega total a Jesus e da vida contínua no Espirito Santo. Para Paulo era muito importante que os cristãos carnais da igreja de Corinto se tornassem cristãos espirituais.

Muitos Cristãos carnais estão insatisfeitos com sua vida espiritual. Estão decepcionados, e sofrem com o sentimento de que “tudo é sem sentido” ou consideram que tudo exige muito esforço. Outros cristãos carnais se acostumam ou aceitam esta situação e ficam satisfeitos. Talvez eles digam: “Nós somos pecadores! E não podemos mudar mais nada.” Outros cristãos carnais podem até ser muito entusiasmados. Eles se alegram por ter conhecido as verdades da Bíblia. Cristãos carnais podem ser bem ativos e até ocuparem posições de liderança na Igreja. Eles podem até fazer grandes coisas para Deus. 

“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” Mateus 7:22,23

Qual é o problema? Jesus diz que Ele não os conhece. Eles não tinham uma comunhão verdadeira com Cristo, somente na aparência. Ou não aconteceu uma entrega de vida, ou esta entrega não foi mantida. Jesus não viveu através do Espirito Santo no coração deles, logo eles não tinham uma relação pessoal com Cristo. “Assim pode haver uma aparente conexão com Cristo.”13 Como saber se Cristo está em nós? Li algumas palavras de grande seriedade a respeito. Antes de citá-las, quero dizer que através da vida no Espirito Santo podemos ser libertos daquilo que vamos ler agora: 

“Um espírito contrário ao de Cristo, está a negá-Lo, independentemente de qualquer profissão de fé que se possa fazer. Os homens podem negar a Cristo pela maledicência, por conversas destituídas de bom senso, por palavras inverídicas ou descorteses. Podem negá-Lo esquivando-se às responsabilidades da vida, pela busca dos prazeres pecaminosos. Podem negá-Lo conformando-se. com o mundo, por uma conduta indelicada, pelo amor às próprias opiniões, pela justificação própria, por nutrir dúvidas, por ansiedades desnecessárias, e por deixar-se estar em pensamentos sombrios. Por todas essas coisas declaram não ter consigo a Cristo.” 14 

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.“ (Romanos 12:1)

Isso pode ser rapidamente mudado pela Graça de Deus. No Capitulo 5 vamos voltar a este assunto.

Porque é tão importante se entregar a deus completamente?

A palavra de Deus diz: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” Rom. 12:1

“Deus deseja libertar-nos (do nosso próprio Eu, da escravidão do pecado). Mas como isto requer uma completa transformação, uma renovação de toda a nossa natureza, é necessário rendermo-nos inteiramente a Ele.”15 Nosso ego é ofendido facilmente, ciumento, irritado e ressentido etc. Deus quer nos libertar dessas atitudes.

“Convida-nos a entregar-nos a Ele, a fim de que possa efetuar em nós a Sua vontade. A nós compete escolher se queremos ser libertados da escravidão do pecado, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.” 16

“Deus responde ao nosso compromisso inicial nos concedendo um novo nascimento (Jo. 3:1-21). Depois disso é importante permanecer entregue através de constante renovação (Jo. 15:1-17). Falaremos mais sobre isso na terceira sessão.

Morris Venden fala sobre como render nossas vidas a Deus:

“Não existe tal coisa como entrega parcial ... Não é possível fazer uma entrega parcial, do mesmo jeito que não é possível ser um pouco grávida. Ou você é ou você não é. Não há meio termo.” 17

Ellen White disse o seguinte sobre a entrega diária: “Unicamente os que se tornarem coobreiros de Cristo, só os que disserem: Senhor, tudo quanto possuo e sou, te pertence, serão reconhecidos como filhos e filhas de Deus.” 18

Assim, uma pessoa pode estar na Igreja e ainda estar perdida. Como é trágico! A parábola sobre as dez virgens e a mensagem para a Igreja de Laodicéia também ilustram isso.

Acesse o livro: Passos para o Reavivamento Pessoal

Participe de nosso grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/IjafwahlvEXETtW7rTrTA9

Ouça os áudios


Postagem Anterior Próxima Postagem